Você está aqui:Home » Dicas » Arte e Cultura » Orquestra de Câmara da USP oferece espetáculos e outros recursos on-line gratuitos

Orquestra de Câmara da USP oferece espetáculos e outros recursos on-line gratuitos

Olá, leitor(a)! 

A música, como outras expressões artísticas, é uma linguagem que tenta nos fazer entender tudo aquilo que não é possível compartilhar em palavras. Por isso mesmo, muitas vezes, não encontramos motivos que expliquem a emoção de escutar canções ou quaisquer outras produções que contem com a magia das notas musicais.  

Nesse sentido, as composições clássicas buscam há muito tempo criar relações e proporcionar incríveis experiências para as pessoas. Comprometida com o mesmo ideal, e para ampliar o acesso à música de qualidade, a Orquestra de Câmara (OCAM) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP) disponibiliza vários espetáculos e recursos on-line gratuitos. 

Concertos e recursos on-line gratuitos da OCAM 

Com uma atuação bastante ativa nas redes sociais, a OCAM tem oferecido diversas possibilidades para que o público tenha contato com seus trabalhos. No Facebook e no Instagram, por exemplo, a Orquestra não só divulga eventos que vão acontecer como compartilha pequenos trechos dos conteúdos produzidos para provocar o interesse dos(as) usuários(as). Destacamos alguns espetáculos e recursos on-line gratuitos para você conhecer: 

Orquestra de Câmara da USP oferece espetáculos e outros recursos on-line gratuitos

Fonte: Reprodução

Sementes 

Na categoria Videoclipes, disponível no site oficial da OCAM, encontram-se vários projetos audiovisuais que mesclam música e outras áreas do conhecimento. Este é um deles e tem como objetivo sensibilizar espectadores(as) para refletirem sobre questões ecológicas. O filme foi musicado por Gil Jardim, maestro e professor, e traz lindas imagens da Floresta Nacional do Tapajós, no Pará. Para assistir à produção, com duração de 7 minutos e 30 segundos, clique aqui.  

Pai Grande 

Esse vídeoconcerto, disponível na mesma seção de Sementes, presta homenagem a uma das mais divinas vozes do Brasil, que pertence ao cantor e compositor Milton Nascimento. No filme, acompanhamos a apresentação de produções do artista que abordam temas como esperança, luta e resistência. O espetáculo conta com a participação da OCAM, OSUSP (Orquestra Sinfônica da USP) e CORALUSP. Para assistir ao concerto, com duração de 11 minutos e 39 segundos, clique aqui. 

Temos por quem lutar 

Nossa última seleção da categoria Videoclipes apresenta, por meio da música e da linguagem poética, razões pelas quais devemos nos manter firmes e resistentes no mundo. O filme foi criado para colocar em evidência a luta contra a Covid-19 e, além de mostrar cenários de várias regiões, exibe citações de renomados artistas e intelectuais, como Caetano Veloso e Ailton Krenak. Para assistir à obra, com duração de 5 minutos e 18 segundos, clique aqui. 

Cantares 

No canal Orquestra de Câmara da ECA/USP, disponível no YouTube, estão reunidos diversos conteúdos em vídeo da OCAM. Cantares é um deles e conta com a participação de Mônica Salmaso, cantora brasileira admirada pela suavidade da voz. O projeto musical foi o primeiro realizado na retomada das atividades presencias da OCAM, após o isolamento social em decorrência da pandemia de Covid-19, e tem como regentes André Bachur e Gil Jardim. Para assistir ao vídeo, com duração de 34 minutos e 12 segundos, clique aqui. 

Leo Brouwer – Concerto Elegiaco 

Ainda no canal, é possível ter acesso ao Concerto Elegiaco, do violonista e regente cubano Leo Brouwer. O espetáculo recebeu, além dos integrantes da OCAM, o prestigiado violonista peruano Jorge Caballero — único profissional do violão a ser premiado na Competição Internacional Walter W. Naumburg, um dos mais famosos concursos de música do mundo. Para assistir à apresentação, com duração de 23 minutos e 42 segundos, clique aqui.  

Beatriz – Gianluca Littera, Gil Jardim & OCAM 

O último conteúdo do canal que sugerimos foi gravado no Auditório Ibirapuera, arquitetado por Oscar Niemeyer. Com o acompanhamento da gaita, tocada pelo musicista italiano Gianluca Literra, ouvimos a interpretação orquestrada da canção Beatriz, composta por Edu Lobo e Chico Buarque. Para assistir ao vídeo, com duração de 5 minutos e 59 segundos, clique aqui.  

5 a Seco e OCAM: Outra Noite No Ibirapuera 

Para quem não conhece, 5 a Seco é uma jovem banda brasileira representante da Nova MPB e que mescla sons do indie rock e do jazz. A partir de uma parceria com a OCAM, o grupo realizou um espetáculo que acabou virando este álbum musical, disponível no perfil Orquestra de Câmara da Eca/usp, no Spotify. Para ouvir a seleção, com duração de 18 minutos e 7 segundos, clique aqui. 

Orquestra de Câmara da USP 

Criada pelo regente Olivier Toni, em 1995, a Orquestra de Câmara da ECA-USP tem como propósito difundir expressões musicais de excelência, da música barroca clássica à popular brasileira. Além disso, é uma das unidades artísticas de maior reconhecimento da USP e referência para orquestras profissionalizantes do Brasil.  

Composta por estudantes de graduação e cursos de extensão, a OCAM realiza suas produções buscando sempre estreitar a relação entre sociedade e universidade. Atualmente, é dirigida pelo maestro Gil Jardim, que também é professor do Departamento de Música da Escola de Comunicação e Artes da USP. Para conhecer mais sobre as atividades da Orquestra, clique aqui 

#Partiu aproveitar o fim de semana curtindo uma boa música, não é mesmo? Lembre-se de compartilhar nosso artigo nas suas redes de amizade para que mais pessoas possam desfrutar das produções da OCAM!  

No Canal do Ensino, leia também: 

Bom entretenimento e até logo!  

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo