Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Onde um estudante de letras pode estagiar?

Onde um estudante de letras pode estagiar?

Olá, leitor!

O curso de letras reúne aqueles apaixonados pela língua portuguesa e suas literaturas. No entanto, quando a questão é estágio, podem surgir muitas dúvidas. Afinal, em que tipo de lugar um estudante de letras pode estagiar?

O estágio é uma parte importantíssima na formação. É por meio dele que o estudante aprenderá habilidades essenciais para sua vida profissional, aplicará os conteúdos estudados na formação e terá uma percepção mais abrangente sobre sua futura carreira.

Muitos graduandos, ainda, escolhem fazer também o estágio não obrigatório, buscando um currículo ainda mais completo e diferenciado.

Quer conhecer melhor as vantagens do estágio e entender porque você deveria fazer um? Leia esse outro artigo aqui no Canal do Ensino e saiba mais!

Sem dúvida, a experiência do seu primeiro estágio será única. No entanto, é muito normal que surjam inúmeras dúvidas, em especial em uma área abrangente como a de letras. Onde um estudante de letras pode estagiar? O que esperar dessa experiência? Quais são os caminhos a se seguir para conquistar o primeiro estágio?

A seguir, você encontra todas as informações que precisa sobre onde fazer estágio, e como proceder para conseguir o seu! Continue lendo e confira!

Quando o estudante de letras pode estagiar?

onde_um_estudante_de_letras_pode_estagiar_

Para cada instituição, as regras são diferentes. No entanto, no geral, os estudantes de letras podem começar os estágios supervisionados ou não obrigatórios a partir do terceiro semestre do curso.

Vale lembrar: grande parte das instituições não permitem o início dos estágios quando o aluno ainda possui dependências de semestres anteriores ao estipulado.

Quanto mais cedo você puder começar a estagiar, melhor. Como sabemos, o mercado está cada vez mais competitivo, e por isso é importante oferecer diferenciais no currículo, mesmo quando você acabou de sair da universidade.

O que é preciso para cumprir estágios?

É comum encontrar estudantes que ficam ansiosos quanto às qualificações necessárias para começar um estágio. Apesar do que se ouve, não se preocupe com a falta de experiência, por enquanto.

Os lugares que oferecem oportunidades de estágio sabem que estão contratando estudantes que provavelmente ainda não deram início na vida profissional.

Por isso, destaque no seu currículo outras qualidades. É importante falar sobre suas características de personalidade e habilidades adquiridas na faculdade que podem ajudar no estágio. Além disso, não deixe de falar sobre conquistas acadêmicas e atividades extracurriculares.

Outro ponto importante é ficar atento à documentação exigida, tanto pelo local que oferece o estágio, quanto pela faculdade. Na maioria dos casos, é obrigatório providenciar o termo de estágio, cartas por parte da instituição e o seguro de estágio.

A grande maioria das faculdades oferece o seguro gratuitamente para seus alunos, portanto, informe-se.

Onde um estudante de letras pode estagiar?

Existem muitos locais que oferecem oportunidades para um estudante de letras. Em sua maioria, tratam-se de instituições de ensino. Confira algumas áreas de atuação que normalmente possuem essa abertura para estudantes:

  • Escolas de idiomas;
  • Escolas infantis;
  • Monitoria em escolas particulares;
  • Monitoria em escolas públicas, mediante parcerias com as universidades;
  • Produtoras de conteúdo;
  • Tradutoras e revisoras;
  • Editoras e outras agências de publicação.

A seguir, você encontra uma lista de alguns recursos que podem ser utilizados pelo estudante de letras para conquistar o primeiro estágio. Confira!

Centro de Integração Empresa-Escola

Trata-se de uma instituição filantrópica que não cobra taxa de cadastramento. O site conta com mais de 7 mil vagas para estudantes de nível médio, técnico e superior.

Núcleo Brasileiro de Estágio

O cadastro no site é gratuito e o site conta com vagas para estágio remunerado para estudantes.

Agência Brasileira de Estágio

Atuante em todo o Brasil, o site oferece vagas de estágio mediante cadastro, que pode ser feito de maneira gratuita.

Outros lugares onde você pode encontrar oportunidades

Estudantes de todos os cursos devem estar sempre atentos aos murais, sites e outras formas de comunicação em suas universidades. Para os alunos de letras que pretendem estagiar desde cedo, isso é especialmente verdadeiro.

As universidades frequentemente realizam parcerias com instituições públicas e privadas para oferecer oportunidades mais consistentes aos seus alunos. Por isso, não deixe de se informar com frequência.

Outra fonte valiosa de informação são os seus professores. Certamente, eles estarão dispostos a indicar oportunidades e programas de estágios interessantes para seus alunos. Portanto, basta manifestar interesse para os professores com quem você possui maior afinidade!

Não deixe de conferir também esses outros sites:

Eles são uma ótima fonte para encontrar oportunidades, em especial, estágios remunerados ou que ofereçam bolsa-auxílio.

No caso de estágios supervisionados, provavelmente sua universidade ou supervisores poderão indicar o melhor caminho para seguir.

O que esperar do estágio?

O primeiro estágio é um passo importantíssimo, tanto na sua educação, quanto para sua carreira. Por isso, é normal ficar um pouco ansioso e com dúvidas.

Mas não se preocupe, pois no caso do estágio supervisionado, é interessante lembrar que você contará com o apoio de um professor durante todo o processo.

Mesmo nos não obrigatórios, normalmente a empresa disponibilizará um responsável, que poderá te orientar e te explicar mais sobre a rotina de trabalho.

É preciso ter sempre em mente: o propósito do estágio é aprender. Então, não precisa ficar ansioso: ninguém espera que você saiba tudo logo de cara.

O que a maioria das empresas procuram é por alguém dinâmico e disposto a aprender. Se você quer mesmo se preparar, comece desenvolvendo habilidades que vão te ajudar durante toda sua carreira:

  • Capacidade de adaptação;
  • Aprendizado rápido;
  • Proatividade;
  • Boa comunicação e assertividade;
  • Boa escrita e capacidade de expressão;
  • Capacidade de discurso público;
  • Habilidades em trabalhar em equipes;
  • Empatia e paciência.

O mais importante é ter vontade de aprender. O estágio é uma ótima oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos na universidade, no dia a dia. Além disso, trata-se de uma forma certeira de entender melhor como será sua rotina e o que esperar da área que pretende seguir.

Duração do estágio

Outro ponto importante para reforçar, é que os contratos de estágio, normalmente, possuem duração limitada.

Para os supervisionados, normalmente o período de duração corresponde com o semestre letivo.

Já nos não obrigatórios, o contrato pode se estender por até dois anos. Depois desse período, de acordo com a Lei de Estágio nº 11.788, publicada em 26 de setembro de 2008, o profissional pode ser efetivado ou não. Se a pretensão do aluno for a de continuar estagiando, ele deverá encontrar uma nova instituição.

Dica extra: como montar um ótimo currículo

Para se destacar e conquistar o seu primeiro estágio, você precisa caprichar na montagem do currículo. Para não errar, confira essas dicas! Se quiser aprender sobre o currículo de maneira mais detalhada, dê uma olhada também nesse outro artigo aqui no Canal do Ensino.

Um bom currículo, no geral:

  • É curto e objetivo. Como regra, assuma que mais de duas páginas e o documento não será lido na íntegra. Para alguém sem histórico profissional, uma página é suficiente;
  • Informe dados pessoais básicos: nome, idade, endereço, telefone, e-mail e formação são imprescindíveis. Também é importante informar onde estuda, em qual turno (manhã, tarde ou noite) e em que ano está, tudo isso é importante;
  • Valorize sua formação. Não deixe de falar sobre cursos, seminários e Workshops – mas só os que têm relação com a área de letras;
  • Mostre suas habilidades com idiomas. Não deixe de falar sobre todas as línguas que fala e qual o seu nível em cada uma delas;
  • Indique que você se atualiza. Não deixe de falar sobre seus conhecimentos em informática, por exemplo;
  • Guarde as qualidades pessoais para a entrevista. Evite falar de características como simpatia, amabilidade e dinamismo. Esses são tratos que devem ser observados pelo entrevistador, não evidenciados verbalmente;
  • É bonito e bem formatado. Um currículo que é bonito, simples e bem legível, certamente se destaca de uma grande pilha de documentos.

Conclusão

Conquistar o seu primeiro estágio é um passo importantíssimo! Mas onde um estudante de letras pode estagiar? Nesse artigo, você descobriu que existem muitas oportunidades no ramo, tanto para estágios supervisionados quanto para os não obrigatórios.

Por isso, não deixe de sempre verificar esses meios de encontrar oportunidades:

  • Mural e site da faculdade;
  • Informações e indicações de professores;
  • Programas de parceria da Prefeitura ou Governo do Estado com as universidades;
  • Sites que oferecem vagas de empregos no geral;
  • Sites especializados em oportunidades de estágios;
  • Instituições especializadas na organização de oportunidades de estágios.

Para ficar sempre por dentro das últimas novidades e encontrar inúmeras dicas sobre seu primeiro estágio, não deixe de acompanhar a sessão do Canal do Ensino voltada aos estudantes! Frequentemente publicamos oportunidades interessantes!

Quer aprender mais sobre como conseguir um estágio? Dê uma olhada nesses outros artigos do Canal do Ensino:

E você, já sabe onde quer estagiar? Conte nos comentários em que área de letras você pretende trabalhar, e não deixe de compartilhar esse conteúdo com os seus colegas de curso!

Até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2018 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo