Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Onde um estudante de direito pode estagiar

Onde um estudante de direito pode estagiar

Olá, leitor!

Se você está pensando em fazer o vestibular para o curso de Direito ou já esta cursando a faculdade, confira as dicas que preparamos para aproveitar esse período e alavancar sua carreira logo no início.

Algumas dúvidas comuns dos estudantes de Direito são: qual o período de início do estágio, quais atividades podem ser exercidas por estagiários de direito e principalmente, onde um estudante de direito pode estagiar.

Para esclarecer todas estas dúvidas leia as dicas para conferir os melhores estágios para estudantes de direito. Acompanhe!

O que um estagiário de direito precisa saber

Onde um estudante de direito pode estagiar

Fonte: Reprodução

O ideal é que o estudante de direito invista desde o início da faculdade em sua carreira e procure uma vaga de estágio para fazer nos primeiros semestres do curso.

É um erro sair do mundo acadêmico sem ter o contato com a prática jurídica que só será adquirida por meio de experiências com os estágios.

A dúvida principal dos estudantes é a partir de qual período podem estagiar. Não existe um período mínimo para que um aluno do curso de graduação de direito possa começar a estagiar.

Nos escritórios de advocacia há processos seletivos específicos, onde cada um elabora um conjunto de regras para contratar estagiários de Direito, a seleção normalmente é baseada em análise do currículo e entrevistas.

Normalmente os escritórios preferem contratar os estudantes que já estejam estudando o terceiro período da faculdade de Direito, fase do curso onde os alunos começam a se aprofundar nas áreas jurídicas como Civil 1, Penal 1 e Constitucional 1, por exemplo.

Por isso os estudantes podem atuar em mais atividades e compreender melhor as funções dos advogados.

No entanto, para estagiar nos órgãos públicos é necessário que o estagiário seja aprovado no edital ou na seleção de candidatos.

Normalmente há requisito mínimo do período do curso, porém muitos editais para processos de seleção para estagiários de direito exigem o comprovante de matrícula no 5º período do curso.

Confira alguns exemplos de atividades que podem ser exercidas por estagiários de direito tanto em escritórios de advocacia quanto em órgãos públicos:

  • Atividades da área tributária, trabalhista, societária, fusões e aquisições;
  • Atividades relacionadas a renovações contratuais, termos de prorrogação de contrato etc;
  • Atividades relacionadas a análise jurídica de relatórios;
  • Atividades relacionadas a recursos humanos, como análise de contratação de funcionários, processos de renovação, processos rescisórios, processos trabalhistas etc;
  • Muitas atividades rotineiras relacionadas com protocolar documentos, distribuir documentos e relatórios, conhecimento dos autos, despachar, recolher custas, interpretar a publicação em órgãos públicos, etc.

Locais para estágio de um estudante de Direito

Escritórios de Advocacia

Estas são as vagas mais procuradas pelos estagiários de Direito. As atividades dos estagiários nos escritórios são mais focadas nos conteúdos jurídicos que estão relacionados com as disciplinas cursadas na faculdade.

São atividades que possibilitam a troca de experiência com advogados experientes e também especialistas jurídicos especializados em todas as áreas do Direito, como por exemplo, Direito Tributário para o Civil.

As vagas nos escritórios de advocacia são ótimas oportunidades para quem tem o objetivo de seguir carreira como advogado e pretende montar seu próprio escritório no futuro.

Além da experiência, é possível ser promovido para outros cargos como funcionário efetivo e após a formatura e aprovação na OAB, crescer no próprio escritório, o que faz com que as oportunidades de ser promovido e conseguir chegar até a sociedade seja uma possibilidade real.

Empresas para estagiar em Direito

Muitas empresas têm áreas e departamentos jurídicos que oferecem vagas para estagiários de direito.

Há menos vagas disponíveis, porém o estagiário pode adquirir experiências não só nas questões jurídicas, mas também habilidades administrativas e gerenciais.

As atividades dos estagiários nos departamentos jurídicos de empresas nacionais e multinacionais, apresenta a rotina de trabalho interligada com vários outros departamentos, oferecendo suporte legal para área de recursos humanos na contratação, registro e demissão de pessoal, para a área de compras e suprimentos, prestando suporte na avaliação de contratos com fornecedores, para áreas de tecnologias, para área de registros e marcas de produtos e serviços e para área de relações públicas etc.

Prepare-se para as entrevistas de estágio com as dicas que compartilhamos aqui no Canal do Ensino:

Estágios de Direito em órgãos públicos

Os estudantes de Direito podem estagiar em órgãos públicos de forma remunerada e também como voluntários. No caso das vagas para estágio remunerado é necessário ser aprovado em processos seletivos e concursos públicos.

Há oportunidades no Poder Judiciário, Defensoria Pública ou Promotoria.

Os concursos que oferecem mais vagas para estudantes de Direito são os promovidos pela Defensoria Pública pelo volume de trabalho disponível.

Estágios em Delegacias da Polícia Civil, Policia Militar e Corpo de Bombeiros

Segundo notas divulgadas pela Câmara Legislativa o projeto de Lei PL 716/15 foi aprovado pela Comissão de Educação da Câmara e oficializa o estágio dos estudantes de direito nos quartéis da Policia Militar, no Corpo de Bombeiro e nas Delegacias da Polícia Civil.

Após esta etapa de aprovação o Projeto de Lei 716/15 ainda precisa passar pelo plenário da Câmara para se tornar uma lei, o que acontecerá em breve e tem previsão para ser aprovado ainda este ano.

Isso irá aumentar as oportunidades para que os alunos dos cursos de graduação de Direito atuem nesses órgãos.

Durante sua rotina de estudos na faculdade e o período de estágio do curso de Direito, aproveite todas as oportunidades para aprender, desenvolva proatividade e habilidades sociais, além de adquirir conhecimentos, é importante aproveitar a jornada de estágio para fortalecer habilidades administrativas, gerenciais e principalmente inteligência emocional.

O estágio em Direito será um dos primeiros passos para uma carreira promissora, pois você poderá definir melhor sua vocação e escolher uma área para se especializar.

Principalmente poderá vislumbrar oportunidades em concursos públicos, oportunidades em escritórios de advocacia e em várias áreas em diferentes empresas. Utilize esse período para aproveitar cada uma dessas oportunidades!

Até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo