Você está aqui:Home » Dicas » Professores » Onde o professor de educação física pode atuar?

Onde o professor de educação física pode atuar?

Olá, leitores!

Muitos jovens que gostam das aulas de educação física na escola, decidem fazer um curso de Educação Física na faculdade, achando que a profissão se resume a ensinar algum esporte, mas a história é bem diferente.

Um professor de educação física tem como função básica promover a saúde, assim sendo, se você tem como objetivo ser esse profissional, você precisa ter aptidão para a área da saúde, pois entre as matérias básicas do curso estão anatomia humana e fisiologia humana.

É o professor de Educação Física quem atua de maneira decisiva na socialização de seus alunos. Ele ensina como encarar as derrotas, bem como a importância do trabalho em equipe e o gosto pela atividade física, incorporando a prática à rotina dos estudantes como algo divertido e natural.

O professor de Educação Física pode atuar em diversas áreas, que vão desde preparação física de estudantes (crianças, jovens e adultos), ensinar diferentes técnicas desportivas, orientação e treinamento de atletas nas competições esportivas, até a atuação na recuperação e reabilitação dos desportistas.

O Bacharel em Educação Física pode atuar como preparador físico, treinador, gestor ou professor de academias, clubes, empresas, clínicas de reabilitação. Esse profissional também pode trabalhar com dança e atividades rítmicas.

Já a licenciatura habilita a ser professor da rede pública e particular, na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Matérias estudadas no curso de Educação Física

elementos-de-educacao-fisica

A grade curricular do curso de Educação Física é criada de acordo com  cada instituição de ensino, mas, geralmente, o curso tem duração de quatro anos e possui disciplinas teóricas e atividades práticas.

O nome das matérias do curso de Educação Física podem ser diferenciadas entre uma universidade para a outra, entretanto o conteúdo delas é basicamente o mesmo.

Quem opta pela licenciatura em Educação Física, que forma professores, terá no conteúdo estudado matérias ligadas à Educação, como Didática e Pedagogia.

Veja algumas das principais disciplinas básicas da faculdade de Educação Física:

1. Anatomia;

2. Desenvolvimento Motor;

3. Cinesiologia;

4. Medidas e Avaliação em Educação Física;

5. Metodologia da Ginástica;

6. Metodologia da Musculação;

7. Metodologia das Lutas;

8. Treinamento Esportivo;

9. Práticas Corporais em Academias;

10. Metodologias Recreativas.

Mercado de trabalho para o professor de Educação Física

O mercado de trabalho para as pessoas que querem seguir a carreira  de professor de educação física é bem amplo. O educador físico pode atuar como professor do ensino fundamental e médio, coordenar atividades físicas em academias, clubes, empresas, etc.

Por ter esse mercado tão diferenciado, os salários também não seguem um padrão como em outras profissões, contudo, é importante salientar que os profissionais que estão localizados em grandes cidades, ou mesmo que atuam em um nicho de mercado mais específico, como o personal trainer, tem, em média, uma remuneração maior.

Para os educadores físicos com perfil empreendedor, há sempre possibilidade de criar o próprio negócio seja ele voltado diretamente a prestação de serviços ligados a educação física, ou relacionado a comercialização de alimentos e suplementos alimentares.

Uma dica muito importante que temos que dar a todos os leitores do Canal do Ensino, é que há muitas pessoas que se passam por educadores físicos que, por não conhecerem algumas coisas técnicas no corpo humano, elas podem passar informações erradas, assim, é importante sempre procurar um profissional de Educação Física realmente capacitado, com diploma e CREF.

Até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo