Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Empregos » Onde fazer educação executiva e eliminar os concorrentes

Onde fazer educação executiva e eliminar os concorrentes

Olá, leitor!

Quer saber onde fazer educação executiva para se destacar no mercado de trabalho? Hoje as grandes empresas buscam mais do que um superespecialista em determinada área do negócio. O colaborador do futuro é aquele que possui uma visão global da empresa, valoriza o autoconhecimento, possui experiência internacional e, acima de tudo, ajuda a empresa crescer.

Ter uma formação de qualidade é primordial para alcançar ótimas oportunidades e sair na frente da concorrência. De acordo com pesquisas recentes, cresce a procura por cursos de curta duração em educação executiva no Brasil.

A falta de profissionais qualificados no mercado e busca de grandes empresas por profissionais que se adequam às exigências dos cargos de maior prestígio são responsáveis pela grande procura de cursos dessa natureza.

Mas onde fazer educação executiva? Será que há escolas especializadas para trazer um bom resultado para seu futuro? É isso que você verá nesse artigo, confira!

Por que investir em educação executiva?

onde_fazer_educacao_executiva-01

É fato que esse mercado terrivelmente concorrido exige atualizações rápidas e as tendências no mercado não param de crescer. Exatamente por isso é que a importância de estar sempre atento às demandas precisa ser prioridade para quem quer alcançar o primeiro lugar no mercado de trabalho.

Novas tecnologias são implementadas diariamente na gestão empresarial. Além disso, para driblar a concorrência, as empresas estão a todo momento modificando seus processos internos e criando estratégias inovadoras, o que demanda grande conhecimento por parte do colaborador.

E um grande desafio que as empresas encontram é ter um profissional executivo que saiba planejar e gerenciar ações que lide com esse mercado imprevisível, o que está cada vez mais evidente.

Dessa forma, surge então a necessidade de cursos que preparam, aperfeiçoam e formam futuros líderes de empresas. Os cursos de educação executiva focam no desenvolvimento de habilidades, as quais envolvem talento inovador, visão estratégica, domínio das novas tecnologias e capacidade para gerir pessoas.

Hoje é cada vez mais importante que os executivos estudem e sejam formados por meio de conteúdos, práticas e teorias reais que acontecem no decorrer da evolução de uma empresa. Com isso, os profissionais saem da escola preparados para qualquer desafio que venha surgir em sua carreira.

Para elevar a qualidade da liderança empresarial, muitos gestores de grandes empresas estão investindo em educação executiva continuada para que os profissionais colaborem com transformações e resultados consistentes para o negócio.

Mas, será que a empresa que investe em educação executiva tem retorno? Na verdade, investir nessa modalidade de educação só há sentido se o profissional tem oportunidades de colocar tudo o que aprendeu em prática.

Portanto, investir em conhecimento de qualidade sempre vale a pena, tanto para o empregador quanto para o empregado, desde que a empresa estabeleça um planejamento de metas e objetivos estratégicos que têm relação com o aprendizado do profissional.

Benefícios da educação executiva para empresa e profissional

É bom ressaltar que essa modalidade de curso é indicada principalmente para quem quer dar um salto na carreira e ter a chance de ingressar em um cargo de prestígio. Porém, é indicado também para executivos e profissionais de cargos de gestão que precisam refinar seus conhecimentos na área e ajudar na evolução da empresa.

É uma modalidade de pós-graduação e que também entra na categoria de cursos de extensão, ou seja, é relativamente um tipo de curso mais curto em comparação com a graduação.

Quem opta por esse tipo de curso normalmente busca uma preparação diferente para o mercado de trabalho ou até mesmo crescer na empresa em que atua. Independente da duração do curso, oferece ao aluno uma experiência imersiva que habilita o profissional com aprimoramento de capacidades, além de proporcionar networking. Veja outros benefícios de fazer um curso de educação executiva:

Fortalece o perfil de liderança

Como pudemos ver anteriormente essa é uma das características mais buscadas pelas empresas. No ensino executivo, os profissionais aprendem a sair do trivial e tomar as rédeas do negócio, sendo capazes de planejar, liderar ações e a gerenciar pessoas, a fim de colaborar com o crescimento da empresa.

Conhecimento multidisciplinar

Outra característica muito procurada por grandes empresas do Brasil é ter um profissional que seja capaz de lidar com vários assuntos de vários departamentos e não estar focado apenas em uma área da empresa.

Geralmente os cursos de educação executiva abordam temas que giram em torno de:

  • Contabilidade;
  • Finanças;
  • Planejamento estratégico;
  • Pensamento analítico;
  • Gerenciamento de projetos;
  • Negociações;
  • Processos industriais;
  • Inovação;
  • Modernidades tecnológicas;
  • Relações internacionais;
  • Gestão de pessoas.

Elimina pontos fracos e evidencia pontos fortes

Os pontos fracos são responsáveis por falhas na gestão e isso pode impactar negativamente nos resultados da empresa. Os cursos de educação executiva são essenciais para eliminar os pontos fracos e ressaltar as características essenciais para uma boa gestão de empresas.

Agora que você já sabe a importância de buscar aperfeiçoamento e conhece ainda quais são os benefícios, confira onde fazer educação executiva!

Onde fazer educação executiva?

Somente uma escola que possui uma metodologia atualizada e inovadora, que esteja antenada com as necessidades corporativas no mercado, pode formar um profissional que esteja à altura do que as empresas procuram.

Uma boa Instituição de Ensino consegue transmitir conhecimentos e competências relevantes capazes de transformar a gestão de uma empresa. Dessa forma, consegue ainda agregar valor à formação do aluno, tornando-o capaz de refletir sobre o mercado, criar estratégias, ser flexível, desenvolver o senso crítico e solucionar problemas.

Separamos algumas das melhores Instituições que oferecem cursos de educação executiva. Comece agora mesmo a mudar os rumos de sua carreira profissional!

1 – IEL – Instituto Euvaldo Lodi

O IEL é uma Instituição que se dedica a preparar empresas brasileiras para um ambiente de alta competitividade. Nesse cenário, oferece soluções de gestão empresarial e educação executiva. Possui 92 unidades espalhadas por todo o Brasil.

Para 2018 há cursos de educação executiva que abordam temas de liderança, relações institucionais, capacitação e gestão de mudanças.

2 – IBMEC

O IBMEC acredita que uma formação de qualidade está na Instituição que oferece uma metodologia de ensino de excelência e um corpo docente com larga experiência de mercado.

Sendo assim, foi desenvolvido o In Company, que oferece soluções corporativas de capacitação e desenvolvimento para grandes empresas.

Há ainda cursos de educação executiva que são voltados para determinadas áreas empresariais. Estes são focados em módulos específicos e mais práticos, até mesmo incluindo módulos internacionais.

3 – IPOG – Instituto de Pós-Graduação e Graduação

O IPOG é uma Instituição de Ensino Superior que visa oferecer cursos de excelência e sempre atenta às demandas do mercado. Possui como diferencial competitivo vários programas inéditos de especialização e educação executiva focados na formação de um profissional de alta performance. (Este site deixou de exibir o conteúdo. Atualizado em 05/12/2019)

4 – FESPSP – Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

A FESPSP é uma organização privada sem fins lucrativos que tem como objetivo a formação de técnicos e profissionais centrados no crescimento de empresas. Foi fundada em 1993 por um grupo de Instituições: Faculdade de Direito, a Escola Politécnica, a Faculdade de Medicina, a Escola de Comércio “Álvares Penteado” e a Escola de Belas Artes, além de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil, do Instituto de Engenharia, da Federação das Indústrias, dentre outros.

Dentre os cursos oferecidos pela FESPSP, destacam-se:

  • Autoconhecimento e gestão do tempo;
  • Matemática financeira;
  • Líder coach;
  • Empreendedorismo;
  • Administração para gestores

5 – HSM

A HSM é uma plataforma de conhecimento que acompanha a evolução da gestão empresarial e cria soluções em cursos de educação executiva. Foi criada em 1987 e possui como missão transformar o país, desenvolvendo líderes de organizações.

6 – FGV – Fundação Getulio Vargas

A FGV é uma das Instituições de Ensino mais conceituadas do Brasil. Além disso, oferece cursos especializados na área de gestão empresarial. Disponibiliza modalidades de curso MBA, pós-graduação, cursos de curta duração, cursos online e programas internacionais.

Os cursos de educação executiva abordam temas que giram em torno de áreas como:

  • Gestão comercial;
  • Gestão estratégica e econômica;
  • Gestão empresarial;
  • Gerenciamento de projetos;
  • Business process;
  • Gestão e liderança de equipes;
  • Comércio exterior e negócios internacionais;
  • Gerenciamento operacional de projetos.

Por meio desse artigo, você pôde descobrir onde fazer educação executiva e perceber como a educação executiva é vantajosa tanto para as empresas quanto para o profissional. Essa modalidade de curso transforma líderes trazendo alta performance para equipes e para a empresa como um todo. Um excelente preparatório para lidar com a velocidade e concorrência desse mercado em grande evolução.

Até breve!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo