Você está aqui:Home » Dicas » Professores » Onde encontrar atividades de alfabetização para utilizar em sala de aula

Onde encontrar atividades de alfabetização para utilizar em sala de aula

Olá, leitores!

O professor precisa sempre levar para seus alunos, em sala de aula, atividades de alfabetização que sejam inovadoras, estimulem o raciocínio da criança e, principalmente, que prendam a atenção desses jovens alunos. Dessa maneira, o processo de alfabetização e letramento da criança será mais eficiente e agradável.

Nos dias de hoje, o professor precisa ter criatividade para desenvolver atividades de alfabetização para que possam ser ao mesmo tempo interessantes e atraentes para a criança e lúdica para que elas possam aprender e compreender todos os tipos de atividades que serão dadas em sala de aula.

Um dos principais fatores que dificultam a preparação das atividades de alfabetização pelos professores, é que cada vez mais os alunos estão “conectados”, ou seja, eles estão cada vez mais interessados em assuntos relacionados ao universo virtual, portanto, aquelas atividades que eram dadas há 5 ou 10 anos atrás, hoje em dia não são tão atrativas quanto as atividades ligadas a internet.

Diante disso, muitos professores, principalmente aqueles que tem mais experiência e vivência no processo de alfabetização, sentem uma certa dificuldade em preparar aulas mais inovadoras, criativas e interessantes. Isso leva a uma intensa falta de atenção do aluno, prejudicando essa fase tão importante de sua vida.

Pensando nessa dificuldade que os professores têm para preparar atividades para alfabetização que sejam criativas e atraentes, do ponto de vista educativo, separamos alguns sites bem interessantes. Neles, você vai encontrar atividades para alfabetização para crianças nas mais diversas idades.

Além disso, pensamos em todas as séries ligadas aos anos de alfabetização, por essa razão, preparamos algumas atividades mais simples para aquelas crianças que estão começando a ser alfabetizadas, e atividades mais elaboradas, para os alunos mais avançados, que já conhecem letras e números, mas que tem um longo caminho pela frente para que sua alfabetização seja completa.

Atividades de alfabetização

menino-estudando-letras

Imagem Reprodução

Diversas são as linhas da Pedagogia que defendem a ideia de que o professor possuí o papel de mediador no processo de alfabetização, pois ele é responsável por criar situações reais, seja na escrita ou na leitura, com o intuito de direcionar o aluno para o entendimento e aquisição do conhecimento.

É a partir desses novos conhecimentos adquiridos que a criança, é alfabetizada, e a partir desse ponto que surgem as preocupações dos professores, que é: Como desenvolver uma rotina em sala de aula, no qual o aluno possa ser inserido na cultura da escrita e da leitura, sem que a sua complexidade provoque uma retração da criança com relação a esse novo universo?

Para responder essa questão, de forma simples, para que as atividades para alfabetização sejam aplicadas de forma diferenciada, com o uso da tecnologia e do mundo virtual e, acima de tudo, que o aluno aprenda a ler e escrever de forma efetiva e lúdica, selecionamos alguns sites que possuem atividades para imprimir, ou se a escola tiver infraestrutura, para o professor ministrar parte de suas aulas no ambiente virtual.

Com esses sites que separamos você vai encontrar muita atividade legal. Pode ter certeza que neles você encontrará ótimas ideias de atividades para alfabetização, e seus alunos vão estar mais preparados para as próximas fases do ensino básico e superior. O processo de alfabetização não é fácil, por isso é importante ter vários meios de introduzir o ensinamento. Confira os sites:

Pedagogia ao pé da letra – Nesse site você vai encontrar atividades para alfabetização em vários estilos. As crianças vão escrever, desenhar, colorir, recortar e tudo isso vai ser bom para o seu processo de aprendizado. Assim que escolher a atividade é só clicar, uma nova página será aberta. Depois é só salvar em seu computador e pronto.

Pinterest – Outro lugar muito bom para encontrar atividades para alfabetização é no Pinterest. Esse é um aplicativo que também pode ser acessado pelo computador, nele você encontra um pouco de tudo, desde dicas de maquiagem e frases até atividades para as crianças. O legal é que os usuários compartilham entre si os exercícios. Dessa forma, você pode seguir as pessoas que mais se identifica e que tem as atividades que você mais precisa.

Blog Prof. Adriana, alfabetizando com amor – Muitos professores se dedicam bastante na construção de atividades de alfabetização. Existem diversos blogs feitos por professores com conteúdo muito bom. O legal dos blogs é que você não vai apenas encontrar a atividade, você também terá dicas, troca de experiências, entre outras coisas.

Atividade para professores – Nesse site você vai encontrar atividades de alfabetização, planos de aula e muito mais. É bem interessante e pode te ajudar. O ideal é que você conheça o site e navegue por ele para saber o que ele pode proporcionar.

Alfabetização criativa  Aqui você vai encontrar atividades de português e também de matemática. É bem legal e o conteúdo é bem farto. Além disso, o site conta com jogos, entrevistas e até vídeos. Vale a pena conferir e conhecer algumas atividades.

Blog professor Zezinho  Precisa de atividades de alfabetização para seus alunos? Esse site é ideal, você vai encontrar muita coisa aqui. São dezenas de atividades de alfabetização para utilizar em sala de aula.

Sol eti – Você está cansado de imprimir sempre as mesmas atividades? Então esse é o site que você precisa visitar, nele você vai encontrar cerca de 3200 atividades para alfabetização.

Aprendizagem e alfabetização – Nesse site você não encontra só as atividades para seus alunos, aqui você também vai ter um conteúdo muito bom para ajudar a introduzir na alfabetização nas crianças.

Alfabetizando – Iara Medeiros – Esse site é muito interessante e didático, nele os alunos podem realizar diversas atividades para alfabetização on-line, ou seja, sem a necessidade de ficar imprimindo dezenas de folhas, portanto além de alfabetizar a criança, você ainda estará ensinado-a a ter consciência e respeito ao meio ambiente.

Jogos educativos – H Virtua – Nesse site você vai encontrar atividades para alfabetização on-line que vão ajudar seus alunos a desenvolverem o raciocínio, permitindo dessa maneira que, o processo de alfabetização seja muito mais rápido e eficiente.

Alfabetização on line Aqui você encontra diversos tipos de atividades para alfabetização, sem deixar sua aula monótona, e mais interessante e dinâmica. No site Alfabetização on-line, você encontra desde atividades para trabalhar a coordenação motora do aluno, até atividades de português e matemática.

Jogos da escola – Esse site é muito divertido e possui inúmeras atividades para alfabetização on-line, como por exemplo, a força do coletivo, em que eles dão a palavra e o aluno tem que descobrir qual é o coletivo através da inserção de palavras no espaço determinado.

Como alfabetizar uma criança?

O trabalho do professor no processo de alfabetização de uma criança não é nada fácil. Com certeza, essa é uma das profissões mais complexas  que existem, mas também é a mais prazerosa, pois é nesse momento que as crianças vão ter seu primeiro contato com a escrita e com a leitura, o primeiro contato com a escola e tudo será muito novo. É um desafio trabalhar a alfabetização, por isso é importante pensar como ela será realizada.

Muitos especialistas em educação e alfabetização defendem diferentes ideias de como deve ser realizado o processo de alfabetização. Vamos mostrar aqui um modelo básico que vai ajudar bastante, começando pelo nível Pré-silábico. Nessa primeira fase é importante desenvolver a escrita com desenhos e garatujas. O próximo passo é ensinar:

  • Relação entre o nome e o tamanho do objeto;
  • Quantidade mínima de letras para que esteja escrito alguma coisa;
  • Mínimo de caracteres para que uma série de letras sirva para ler;
  • Fazer atividades com nomes próprios e outras listas;
  • Relação grafema-fonema (letra-som) com alfabetos cantados, bingo de letras e outros.

É importante fazer a criança manusear as letras do alfabeto em diferentes contextos e materiais como em etiquetas, textos, crachás, jogos, rótulos e outros. Depois dessa fase, o aluno começa o próximo nível que é o silábico. Nesse nível você vai trabalhar certas áreas:

  • Ajude seus alunos a presenciar atos de leitura e escrita;
  • Incentive a ler e produzir escritas silábicas;
  • Ofereça atividades que reforcem a compreensão da relação grafema-fonema (letra-som) para que entenda a constituição de sílaba.
  • Continue explorando todo alfabeto em jogos, cartões conflito, letras móveis, forcas, bingos, preguicinhas, dominós, listas, ditados de letras, entre outros.
  • Faça também leituras de histórias e demais narrativas.

Existe ainda o nível Silábico-alfabético, o nível alfabético e os diversos níveis de alfabetização como o um, dois, três e outros. Trabalhar a alfabetização é um grande processo. Você vai precisar passar por vários níveis até que seus alunos compreendam a escrita e já consigam ler corretamente. Um professor de alfabetização precisa de muita paciência e deve entender que cada aluno lida com a aprendizagem de uma forma diferente. Enquanto alguns têm mais facilidade e aprendem rápido, outros demoram mais. Por isso é necessário acompanhar o nível de cada um e saber a hora de mudar.

Dessa forma ninguém fica para trás e todos os alunos vão conseguir aprender a ler e escrever.

Além disso, durante o processo de aprendizagem, quando os alunos estiverem desenvolvendo suas atividades para alfabetização, é importante que o professor evite fazer comparação entre seus alunos, dizendo que um é melhor do que o outro. Isso desestimula aquele aluno que tem mais dificuldade em aprender, e por mais absurdo que pareça, essa atitude poderá prejudicar o futuro dessa criança.

Quando a criança tiver uma ideia ou descobrir algo diferente, sempre a parabenize, pois o que para nós possa parecer algo bobo, banal, para a criança é algo novo, pois ela está conhecendo um novo mundo, e tudo é maravilhoso.

Dicas atividades e brincadeiras de alfabetização

Durante o crescimento, a criança precisa receber diferentes estímulos e informações para que o seu processo de alfabetização seja completo e de qualidade, por essa razão, usar as atividades para alfabetização vai ajudar bastante, mas apenas o seu uso não será o suficiente.

Pensando em te ajudar nesse processo, separamos algumas atividades complementares que vão ajudar bastante na alfabetização de seus alunos. Veja as dicas e coloque em prática, pode ter certeza aprendizado das crianças será muito mais rápido e eficiente.

Como professor você deve estimular a alfabetização e também pedir aos pais que ajudem. A ajuda dos pais é muito importante nessa fase, a criança deve aprender na escola e praticar em casa. As dicas que separamos são bem simples e vão ajudar bastante, veja:

Contação de histórias – É ideal para a alfabetização de crianças entre 2 e 5 anos. Assim que contar a história convide as crianças para dramatizar os personagens da história, deixe que elas criem novas falas, repitam diálogos e use a criatividade para mudar o final.

A letra é?  – É uma brincadeira bem legal para ser feita com crianças de 2 a 5 anos. Com elas sentadas em círculo, a professora pega de um saco surpresa, objetos conhecidos dos pequenos. Deixe na frente deles letras emborrachadas ou de madeira, peça para que eles apontem a primeira letra que compõe o nome do objeto mostrado.

Quando falo isso, você se lembra de? – É uma brincadeira bem legal, pode ser feita com crianças de qualquer faixa etária. O professor começa falando, uma palavra, por exemplo, caderno, uma criança é escolhida para falar algo que tem relação com caderno, por exemplo, escola. O professor retoma: Escola lembra? Parquinho. O objetivo é buscar o desenvolvimento do raciocínio lógico e significação das palavras.

Bingo dos nomes – Os alunos recebem uma placa com seu nome, separado por letras. Durante o bingo o professor retira do saco as letras do alfabeto. Na medida em que as letras saem, os alunos vão marcando as letras. Quem acabar primeiro faz o bingo. Para deixar mais demorado é interessante colocar o sobrenome também.

Como é que se escreve? – Leia um livro para as crianças, em seguida peça que eles montem nomes dos personagens buscando as letras em jornais e revistas. Depois eles devem procurar no livro que você leu a palavra que usaram na colagem.

Dominó dos nomes dos colegas – Essa atividade é bem interessante, deve ser feita com com caixas de leite e forrados com papel camurça, o dominó apresenta nomes e fotos dos colegas. As crianças vão jogar, aprender o nome dos colegas e as letras que compõe seus nomes.

O nome é? – A atividade é ideal para crianças de 3 a 5 anos. Nessa atividade as crianças juntamente com o professor saem nomeando partes significativas da escola. Cole plaquinhas com os seus respectivos nomes para sua identificação. Depois os alunos devem reescrever os nomes que reconheceram.

Atividades para crianças com dificuldade de leitura

Você que é professor sabe que, as crianças, apesar de terem a mesma faixa etária, são completamente diferentes umas das outras, e isso inclui o processo de aprendizagem. Existem muitas crianças que apresentam muita dificuldade durante a alfabetização, sendo que para esse perfil de aluno, é preciso que haja uma atenção especial e atividades para alfabetização diferenciadas, como veremos em seguida:

Cartazes de sílabas

Em cartolinas, cole as sílabas com cores diferentes, em seguida peça para o aluno começar a unir as sílabas e formar pequenas palavras. Esse exercício é bastante eficiente , sendo visível a evolução do aluno, a partir do momento em que ele começa a formas as palavras sem grandes dificuldades. O uso das cores diferentes é uma forma de ajudar o aluno a associar as sílabas que estão sendo estudadas.

Bilhete para a professora

A proposta dessa atividade é incentivas que a criança comece a produzir pequenas frases. Cada dia a professora escolhe um bilhetinho que deverá ser lido na sala. Além de trabalhar a alfabetização e letramento da criança, ela ainda vai treinar a leitura em voz alta e a falar em público. Esse último poderá ajudar a criança a reduzir a timidez que é muito comum nessa idade, e que pode prejudicar quando ela estiver mais velha.

Por outro lado, é importante observar se a criança se sente intimidada, pois, algumas são excessivamente tímidas. Caso em sua turma de alunos tenha alguém com esse perfil, não exija que ele se exponha, isso porque, a criança pode ficar traumatizada e ter mais dificuldade durante a alfabetização.

Atividades para alfabetização de adultos

Muitos adultos, infelizmente, não tiveram a oportunidade de serem alfabetizado durante a sua infância, prejudicando-o em diversos aspectos, principalmente o profissional, Entretanto, nunca é tarde para começar, e por isso foi criado pelo governo o EJA – Educação para Jovens e Adultos.

Por outro lado, por mais que esses adultos estejam começando a ser alfabetizados agora, as atividades para alfabetização devem ser diferenciadas, atendendo especificamente a esse público, uma vez que eles possuem sua capacidade de raciocínio e entendimento diferente de uma criança em fase de alfabetização.

Para termos uma ideia da quantidade de brasileiros que precisam ser alfabetizados, uma pesquisa realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2014, mostrou que o país possui mais de 13 milhões de pessoas analfabetas, ou seja, que não sabem escrever nem seu próprio nome. Esse número equivale a população da cidade de São Paulo na época em que a pesquisa foi realizada.

Por isso, a alfabetização de adultos é considerado um grande desafio para os educadores em geral, mas isso não quer dizer que é impossível dar atividades para alfabetização de adultos. Pensando nisso, separamos alguns exemplos de atividades para alfabetização que pode ser usada em sala de aula de alunos do EJA.

Leitura

Além das atividades em que o professor faz a leitura de livros para seus alunos, como acontece na alfabetização infantil, durante a alfabetização de adultos é interessante que o professor ofereça o livro para que os alunos também leiam, por mais dificuldade que determinados alunos possam ter no início, é realizando esse tipo de atividade que a evolução desse aluno poderá ser observada e analisada.

Ditado de texto

Para estimular o aluno de alfabetização de adultos a organizar suas ideias e passá-las para o papel, a atividade proposta é a seguinte: O aluno dita o texto e o professor o escreve na lousa. Muitos alunos, por timidez, não vão querer participar desse tipo de atividade, coisa que deve ser respeitada, mas estimulada aos poucos para que ele consiga ser completamente alfabetizado.

Essa atividade também pode ser invertida, ou seja, o professor dita o texto e o aluno escreve na lousa e no caderno, em seguida é feita a correção em grupo, assim cada um consegue identificar os seus erros e corrigi-los.

No site Atividades para EJA, você encontra diversas atividades on line que podem ser dadas em sala de aula – quando a escola tiver estrutura. Assim, além de alfabetizar os alunos, você ainda vai inserir essas pessoas ao mundo da informática (coisa que para esse perfil de aluno, poucos tem acesso).

Outro site que você pode encontrar atividades on line para alfabetização de alunos, é o Caderno de Jovens e Adultos, nele é possível realizar diversas atividades que vão estimular o raciocínio do aluno, facilitando ainda mais o seu processo de aprendizagem.

Independentemente, da forma que o conhecimento é passado, seja para crianças, para jovens, adultos ou idosos, o mais importante é que, aqueles que estão transmitindo esse conhecimento, que está alfabetizando esses alunos, possa se empenhar ao máximo nesse trabalho que pode ser árduo, mas que os frutos que são colhidos no final, que é ver o sucesso de um aluno conseguindo ler um texto, é maravilhoso.

Além disso, é preciso que os pais de alunos, e no caso de alunos de educação para adultos, saibam valorizar o professor, que está ali para transmitir conhecimento, para formar cidadão mais dignos para a nossa sociedade, para ajudar a mudar nosso país.

Com essas dicas e todas as atividades para alfabetização, você vai conseguir criar um plano de aula muito bom para seus alunos. Pode ter certeza que eles vão aprender muito mais com esses exercícios. Se tiver alguma dúvida deixe seu comentário que podemos ajudar. Deixe suas sugestões também, é sempre bom saber o que vocês querem ver por aqui.

Até a próxima!

 

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo