Você está aqui:Home » Dicas » Professores » Onde encontrar atividades de alfabetização para utilizar em sala de aula

Onde encontrar atividades de alfabetização para utilizar em sala de aula

Olá,

O professor precisa inovar sempre em suas atividades, muitas vezes a escola não disponibiliza um conteúdo legal. Por isso se você ainda não sabe onde encontrar essas atividades de alfabetização podemos te ajudar. Na internet você vai encontrar muita coisa, mas são tantos lugares que dá para ficar perdido.

Separamos alguns sites bem interessantes, você vai encontrar atividades de alfabetização para diversas idades, alguns mais simples para as crianças que estão começando. Mas você também vai encontrar atividades mais elaboradas para os alunos mais avançados.

Atividades de alfabetização para imprimir

alfabetizacao-sala-aula

Com esses 7 sites que separamos você vai encontrar muita atividade legal. Pode ter certeza que vai ter ótimas ideias e seus alunos vão estar mais preparados. Trabalhar a alfabetização não é fácil, por isso é importante ter vários meios de introduzir o ensinamento. Confira os sites:

Pedagogia ao pé da letra – Nesse site você vai encontrar atividades de alfabetização em vários estilos. As crianças vão escrever, desenhar, colorir, recortar e tudo isso vai ser bom para desenvolver o aprendizado. Assim que escolher a atividade é só clicar, uma nova página será aberta. Depois é só salvar em seu computador e pronto.

Pinterest – Outro lugar muito bom para encontrar atividades de alfabetização é no pinterest. Esse é um aplicativo que também pode ser acessado pelo computador, nele você encontra um pouco de tudo, desde dicas de maquiagem e frases até atividades para as crianças. O legal é que os usuários compartilham entre si os exercícios. Dessa forma você pode seguir as pessoas que mais se identifica e que tem as atividades que você mais precisa.

Blog Prof. Adriana, alfabetizando com amor РMuitos professores se dedicam bastante na constrṳ̣o de atividades de alfabetiza̤̣o. Existem diversos blogs feitos por professores com conte̼do muito bom. O legal dos blogs ̩ que voc̻ ṇo vai apenas encontrar a atividade, voc̻ tamb̩m vai ter dicas, troca de experi̻ncias, entre outras coisas. Esse ̩ apenas um dos blogs, existem muitos outros.

Atividade para professores Nesse site você vai encontrar atividades de alfabetização, planos de aula, entre outras coisas. É bem interessante e pode te ajudar. O ideal é que você conheça o site e navegue por ele para saber o que ele pode proporcionar.

Alfabetização criativa Aqui você vai encontrar atividades de português e também de matemática. É bem legal e o conteúdo é bem farto. Além disso, o site conta com jogos, entrevistas e até vídeos. Vale a pena conferir e conhecer algumas atividades.

Blog professor Zezinho РPrecisa de muitas atividades de alfabetiza̤̣o para seus alunos? Esse site ̩ ideal, voc̻ vai encontrar muita coisa aqui. Ṣo dezenas de atividades de alfabetiza̤̣o para utilizar em sala de aula.

Aprendizagem e alfabetização – Nesse site você não encontra só as atividades para seus alunos, aqui você também vai ter um conteúdo muito bom para ajudar a introduzir a alfabetização nas crianças.

Como ensinar alfabetização?

O trabalho do professor de alfabetização não é nada fácil. Talvez ele é o mais complicado de todos os outros. As crianças vão ter seu primeiro contato com a escrita, o primeiro contato com a escola e tudo será muito novo. É um desafio trabalhar a alfabetização, por isso é importante pensar como ela será realizada.

Muitos psicólogos já ensinaram como deve ser realizada e introduzida a alfabetização. Vamos mostrar aqui um modelo básico que vai ajudar bastante, começando pelo nível Pré-silábico. Nessa primeira fase é importante desenvolver a escrita com desenhos e garatujas. O próximo passo é ensinar:

  • Relação entre o nome e o tamanho do objeto;
  • Quantidade mínima de letras para que esteja escrito alguma coisa;
  • Mínimo de caracteres para que uma série de letras sirva para ler;
  • Fazer atividades com nomes próprios e outras listas;
  • Relação grafema-fonema (letra-som) com alfabetos cantados, bingo de letras e outros.

É importante fazer a criança manusear as letras do alfabeto em diferentes contextos e materiais como em etiquetas, textos, crachás, jogos, rótulos e outros. Depois dessa fase o aluno começa o próximo nível que é o silábico. Nesse nível você vai trabalhar certas áreas:

  • Ajude seus alunos a presenciar atos de leitura e escrita;
  • Incentive a ler e produzir escritas silábicas;
  • Ofereça atividades que reforcem a compreensão da relação grafema-fonema (letra-som) para que entenda a constituição de sílaba.
  • Continue explorando todo alfabeto em jogos, cartões conflito, letras móveis, forcas, bingos, preguicinhas, dominós, listas, ditados de letras, entre outros.
  • Faça também leituras de histórias e demais narrativas.

Existe ainda o nível Silábico-alfabético, o nível alfabético e os diversos níveis de alfabetização como o um, dois, três e outros. Trabalhar a alfabetização é um grande processo. Você vai precisar passar por vários níveis até que seus alunos compreendam a escrita e já consigam ler corretamente. Um professor de alfabetização precisa de muita paciência e deve entender que cada aluno lida com a aprendizagem de uma forma diferente. Enquanto alguns têm mais facilidade e aprendem rápido, outros já demoram mais. Por isso é necessário acompanhar o nível de cada um e saber a hora de mudar.

Dessa forma ninguém fica para trás e todos os alunos vão conseguir aprender a ler e escrever.

Dicas atividades e brincadeiras de alfabetização

Usar as atividades de alfabetização vai ajudar bastante, mas não será suficiente, você precisa de mais, o trabalho é muito e você precisa fazer com cada aluno. Por isso separamos algumas dicas que vão ajudar bastante. Veja as dicas e coloque em prática, pode ter certeza que vai ver diferença no aprendizado das crianças.

Como professor você deve estimular a alfabetização e também pedir aos pais que ajudem. A ajuda dos pais é muito importante nessa fase, a criança deve aprender na escola e praticar em casa. As dicas que separamos são bem simples e vão ajudar bastante, veja:

Contação de histórias – É ideal para a alfabetização de crianças entre 2 e 5 anos. Assim que contar a história convide as crianças para dramatizar os personagens da história, deixe que elas criem novas falas, repitam diálogos e use a criatividade para mudar o final.

A letra é?  – É uma brincadeira bem legal para ser feita com crianças de 2 a 5 anos. Com elas sentadas em círculo, a professora pega de um saco surpresa, objetos conhecidos dos pequenos. Deixe na frente deles letras emborrachadas ou de madeira, peça para que eles apontem a primeira letra que compõe o nome do objeto mostrado. 

Quando falo isso, você se lembra de? – É uma brincadeira bem legal, pode ser feita com crianças de qualquer faixa etária. O professor começa falando, uma palavra, por exemplo, caderno, uma criança é escolhida para falar algo que tem relação com caderno, por exemplo, escola. O professor retoma: Escola lembra? Parquinho. O objetivo é buscar o desenvolvimento do raciocínio lógico e significação das palavras.

Bingo dos nomes – Os alunos recebem uma placa com seu nome, separado por letras. Durante o bingo o professor retira do saco as letras do alfabeto. Na medida em que as letras saem, os alunos vão marcando as letras. Quem acabar primeiro faz o bingo. Para deixar mais demorado é interessante colocar o sobrenome também.

Como é que se escreve? – Leia um livro para as crianças, em seguida peça que eles montem nomes dos personagens buscando as letras em jornais e revistas. Depois eles devem procurar no livro que você leu a palavra que usaram na colagem.

Dominó dos nomes dos colegas – Essa atividade é bem interessante, deve ser feita com com caixas de leite e forrados com papel camurça, o dominó apresenta nomes e fotos dos colegas. As crianças vão jogar, aprender o nome dos colegas e as letras que compõe seus nomes.

O nome é? – A atividade é ideal para crianças de 3 a 5 anos. Nessa atividade as crianças juntamente com o professor saem nomeando partes significativas da escola. Cole plaquinhas com os seus respectivos nomes para sua identificação. Depois os alunos devem reescrever os nomes que reconheceram. 

Com essas dicas e todas as atividades você vai conseguir criar um plano de aula muito bom para seus alunos. Pode ter certeza que eles vão aprender muito mais com esses exercícios. Se tiver alguma dúvida deixe seu comentário que podemos ajudar. Deixe suas sugestões também, é sempre bom saber o que vocês querem ver por aqui.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo