Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Onde e como você pode aprender leitura labial

Onde e como você pode aprender leitura labial

Olá, leitor!

A leitura labial é uma técnica de comunicação utilizada por crianças durante o processo de aprendizagem da linguagem. Nessa fase, as crianças usam a expressão orofacial para complementar o processo de audição e, assim, compreender mais rapidamente a língua que precisa aprender a falar.

Há ainda aquelas pessoas que usam a leitura labial como apoio para a compreensão do que outra pessoa está falando durante uma conversa, isso acontece principalmente com idosos, que tem uma certa dificuldade de ouvir o que as pessoas estão dizendo.

Os deficientes auditivos e algumas pessoas que usam prótese auditiva, também utilizam a comunicação por meio da leitura labial para se comunicar, principalmente com pessoas que não falam LIBRAS, que é a Língua Brasileira de Sinais.

Um estudo mostrou que mesmo aquelas pessoas mais experientes em compreender a leitura labial, entendem cerca de 50% do que é dito, os outros 50% são compreendidos a partir da intuição, ou seja, depende do contexto da conversa, aquele que está realizando a leitura labial vai interpretar intuitivamente metade do que é dito. Confira!

Passo a passo para aprender leitura labial

leitura_labial

Não é porque você não tem algum tipo de deficiência auditiva que você não precisa aprender leitura labial, na verdade, é muito importante de todos aprendam, pois, somente assim é que será possível se comunicar com todos, com igualdade e sem preconceito.

Tenha atitude e iniciativa

O primeiro passo para aprender leitura labial é ter muita atitude, iniciativa e é claro disciplina. De nada adianta você falar que vai aprender leitura labial se a sua dedicação é zero.

Essa forma de comunicação por si só, pode ser difícil, afinal, é algo novo para o cérebro, e ele demora um pouco para assimilar essa nova forma de se comunicar, se você não se dedica, o processo de aprendizado será ainda mais trabalhoso.

Comece lentamente

Não adianta você querer começar a aprender leitura labial de um dia para o outro, pense que você está aprendendo outro idioma, ou seja, você precisa se dedicar para aprender, ou nunca vai aprender de verdade.

Comece pelos filmes nacionais. Deixe o áudio desligado e ative a legenda, comece a prestar atenção no que os personagens falam. Faça isso em casa também, enquanto conversa com seus familiares, foque nos lábios, e veja como são os movimentos para falar cada palavra.

Outra maneira de treinar a leitura labial é na frente do espelho. Pronuncie letra por letra para ver como os lábios se movem, quando achar que está conseguindo compreender, evolua para palavras curtas e depois mais longas, e finalmente fale algumas frases na frente do espelho e veja como os lábios se movimentam.

Conheça as letras parecidas

Na língua portuguesa, existem algumas letras que não tem apenas o som parecido, mas também o movimento labial durante a pronunciação da palavra que contenha essas letras, e isso pode provocar alguma confusão quando se está aprendendo leitura labial, são elas:

  • [b] e [p];
  • [k] e [g];
  • [t] e [d];
  • [f] e [v];
  • [s] e [z];
  • [m] e [n].

Manter a atenção é essencial para compreender palavras com essas letras, principalmente quando ainda se está aprendendo leitura labial.

Foque no conceito como um todo

Mantenha-se sempre atento ao que a pessoa está falando para você, assim, caso você não compreenda alguma palavra durante a leitura labial, você conseguirá entender o contexto da frase. Preste muita atenção na conversa, permaneça envolvido para não perder nenhuma informação durante a conversa.

Foque na expressão facial de quem está falando

Tanto na comunicação por LIBRAS quanto na leitura labial é fundamental que haja a expressão facial, pois, se não há expressão, a outra pessoa não consegue entender se você está feliz, triste, com raiva, calmo, enfim, a expressão facial é o que dá sentimento as palavras.

Preste atenção nas sobrancelhas, se a testa está franzida (sinal de raiva), se os lábios estão apertados (indica preocupação), se a pessoa está olhando pra baixo (indicação de nervosismo), ou na direção dos seus olhos (confiança) ou se a cabeça está de lado (indica desconforto do locutor).

Preste atenção na postura de que está falando

Observar a postura do locutor é outra forma de interpretar a intensidade e os sentimentos que a pessoa que está falando quer passar. Quando se faz uma leitura labial e não há observação não se percebe a postura, assim como na leitura facial, fica difícil saber o significado daquelas palavras.

Vale lembrar que observar a postura não quer dizer apenas focar se a coluna da pessoa está arqueada ou ereta, essa observação vai muito além disso. Observe se a pessoa que fala está de braços cruzados, isso quer dizer que a pessoa está com raiva, talvez um pouco agressiva, se os quadris e ombros estão direcionados para você, significa que a pessoa está prestando atenção em você, que a conversa está interessante.

Se a pessoa está curvada, quer dizer que ela está insegura, agora se estiver com a postura aberta, significa que ela é uma pessoa confiante. Quando a pessoa inclina o corpo para frente, provavelmente ela está discutindo, então essa postura indica intimação; agora se ela afasta o corpo ela está demonstrando incômodo pela conversa ou sua presença.

A atenção na conversa como um todo, desde a leitura labial até a interpretação das expressões faciais e da postura é sempre fundamental para entender a conversa.

Percebeu como a linguagem corporal complementa a leitura labial, sem um a interpretação do outro é praticamente impossível. As sutilezas da expressão facial e da postura do locutor faz da conversa algo muito mais agradável de se compreender.

Treine com outras pessoas que tenha o objetivo de aprender leitura labial

É fato que, quando temos um parceiro para treinar um novo idioma, ou no caso, a leitura labial, o processo de aprendizagem fica bem mais fácil. Com certeza você tem um amigo que também tem interesse de aprender leitura labial, mas se não tiver, peça ajuda para treinar.

Quando se encontrarem combinem de se comunicarem apenas por meio da leitura labial. Brinquem com essa comunicação, usando a expressão facial e a postura, e as vezes a ausência disso durante a conversa, ou seja, de maneira neutra, você vai ver como ficará bem mais fácil para aprender a se comunicar por meio da leitura labial.

Peça para as pessoas falarem mais devagar

Você ainda está aprendendo leitura labial e não consegue compreender aquelas pessoas que falam? Peça para que elas falem mais lentamente, isso com certeza vai te ajudar. Se você tem algum grau de deficiência auditiva, explique, certamente as pessoas vão compreender e tentar te ajudar.

Mas explique que é para falar um pouco mais devagar, e não na velocidade de uma tartaruga, senão você vai enlouquecer e a conversa nunca vai acabar. Talvez o seu locutor pode começar a gritar também, mas você, educado e pacientemente vai dizer que não precisa gritar, apenas falar um pouco mais devagar para que você leia os lábios dela.

Use a tecnologia a seu favor 

Na internet você pode encontrar diversos vídeos ensinando leitura labial, assim você pode estudar onde estiver, essas aulas vão te ajudar a desenvolver mais rapidamente suas habilidades de fazer a leitura labial. Um exemplo é o vídeo TAG: LEITURA LABIAL, que está disponível no YouTube, ele é bem divertido, e mostra as dificuldades em se aprender leitura labial.

Cientistas de Oxford desenvolveram um aplicativo chamado LipNet. Esse aplicativo tem a função de auxiliar aquelas pessoas que estão aprendendo leitura labial, fazendo com que você fique fluente mais rapidamente na leitura labial. Aproveite e baixe esse app para te ajudar nos estudos.

Converse sempre de frente para a pessoa

Lembre-se que a leitura labial é uma técnica de comunicação exclusivamente visual, então não adianta você começar a conversar e se virar para abrir a geladeira. Se você tem dificuldade em focar em algo, essa também é uma grande oportunidade para aprender a manter foco em uma conversa.

Se você e a outra pessoa envolvida na conversa não estiverem uma no campo visual da outra, as chances de compreensão da leitura labial é zero! Então olhe, observe, preste atenção, ou você nunca aprenderá leitura labial.

Desafie seu cérebro

Você fala outro idioma além do português? Então lance um desafio para o seu cérebro.

Se você já está compreendendo com facilidade a leitura labial, vá assistir um filme , na opção mudo, mas em inglês ou espanhol ou em qualquer outra língua que você fale. No começo seu cérebro vai dar um “bugada”, mas fazendo isso, você vai sair de uma zona de conforto, que é a leitura labial apenas da língua portuguesa.

Ao treinar a leitura labial em outro idioma, você estará estimulando o seu cérebro a trabalhar de forma diferente. Essa também é uma maneira de aprender um novo idioma, pois, você vai prestar mais atenção na forma com que as pessoas pronunciam determinadas palavras, que talvez você tenha mais dificuldade.

Aprender leitura labial pode sim ser um pouco difícil, mas quando se tem vontade, dedicação e disciplina, os estudos ficam muito mais agradáveis e o processo de aprendizagem é bem mais eficiente.

O que achou desse artigo? Ele te ajudou a aprender leitura labial?

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo