Você está aqui:Home » Enem » Onde e como usar a nota do Enem?

Onde e como usar a nota do Enem?

Olá, estudantes!

O Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, veio para ajudar e facilitar a entrada dos jovens em cursos do ensino superior. Com a prova do Enem, e claro uma boa colocação, é possível ingressar em uma universidade e conseguir bolsas de estudo em faculdades particulares.

Com a nota do Enem você pode participar dos processos:

Sisu (Sistema de Seleção Unificada, processo seletivo feito pelo MEC no qual são oferecidas vagas aos candidatos para instituições públicas);

Prouni (Programa Universidade para Todos que concede bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas de ensino superior);

Cursos técnicos;

Fies (Fundo de Financiamento Estudantil do Ensino Superior que tem como objetivo financiar as mensalidades de alunos de cursos de graduação em instituições privadas de Educação Superior);

Universidades públicas e privadas;

Ciência sem Fronteiras (Programa que oferece bolsas de intercâmbio a estudantes brasileiros de graduação e pós-graduação com bom desempenho acadêmico em instituições de ensino superior do exterior) ;

Certificação do Ensino Médio.

Como estudar para o Enem?

Para estudar para o Enem o mais importante é um bom planejamento de estudos. Verifique e analise as provas dos concursos anteriores e veja o seu grau de dificuldade com cada assunto. Verifique no edital quais são as disciplinas que você deverá estudar, e monte um plano de estudos.

Divida as matérias em dois pontos: as que você tem maior facilidade e as que você tem um grau maior de dificuldade de aprendizagem. Com essas informações em mente estabeleça um cronograma diário para cada disciplina e, se necessário, conte com a ajuda de amigos que dominam outros assuntos. Montar um grupo de estudos pode ser vantajoso já que um pode ajudar o outro nas matérias onde tem maior facilidade.

Como funciona o cronograma do Enem?

estudante-feliz-com-papel

As inscrições para o Enem são feitas, exclusivamente, no site do exame e, durante a inscrição é necessário informar um e-mail válido para que o INEP possa enviar o questionário socioeconômico para o candidato preencher.

Quando as inscrições são liberadas, os candidatos tem acesso ao edital do concurso e é imprescindível que eles leiam atentamente todas as regras e informações para que não haja nenhum equívoco na hora da prova.

Depois de feita a inscrição, o candidato deverá imprimir o boleto de R$ 68,00 (taxa de inscrição) e fazer o pagamento para confirmar a inscrição.

Na página online do participante ele terá acesso ao cartão de confirmação de inscrição, que irá conter o local de prova, sala, endereço, nome completo, número de inscrição, dia, data e horário de aplicação das provas e tipos de atendimentos especiais requeridos.

As provas acontecem nos finais de semana (sábado e domingo), e as 180 questões de múltipla escolha são dividas nesses dois dias. Cada dia terá a duração de 4h30, mas no segundo dia terá um acréscimo de uma hora devido à redação, totalizando 5h30.

O gabarito da prova é disponibilizado no terceiro dia útil após a realização da prova e o resultado será disponibilizado no portal do INEP, na página do participante.

Como funciona a nota de corte?

A nota de corte é a nota mais baixa dentre os aprovados, ou seja, é a nota mínima necessária para conseguir a aprovação no Enem.

Como utilizar o sistema de cotas com as notas de corte?

A nota de corte é a nota mais baixa dentre os aprovados para aquele curso. Cada curso disponibiliza uma quantidade de vagas, portanto a note de corte irá variar. No caso das cotas é a mesma coisa, o candidato que se inscrever para o concurso e se declarar cotista será avaliado da mesma maneira, e dentre as vagas disponibilizadas para as cotas haverá a nota de corte.

Até a próxima!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo