Você está aqui:Home » Dicas » Bolsa de Estudo » Onde conseguir bolsa de estudo para faculdade de forma simples

Onde conseguir bolsa de estudo para faculdade de forma simples

Olá, leitor!

Quantas pessoas têm o sonho de entrar em uma faculdade mas não conseguem porque não têm condições de manter os estudos? Muitas vezes até pensam na ideia, mas não sabem o que fazer para, de repente, conseguir uma bolsa de estudos para a faculdade.

Se você ou alguém que você conhece se enquadra nesse perfil, continue lendo esse post, pois, ele foi preparado especialmente para você que não sabe como conseguir uma bolsa de estudos para a faculdade. Confira!

O que é uma bolsa de estudos?

onde_conseguir_bolsa_de_estudo_para_faculdade

Antes de falar como você pode conseguir uma bolsa de estudos para a faculdade, é importante que você compreenda esse conceito.

As bolsas de estudos são oferecidas por instituições de ensino para pessoas que não têm condições de bancar as mensalidades, no caso da faculdade, mas tem interesse em realizar um curso universitário.

Para conseguir uma bolsa de estudos em uma faculdade, geralmente é preciso que a pessoa seja avaliada, ou seja, ela é conquistada por meio de mérito acadêmico, mas essa não é uma regra, isso porque cada instituição tem sua própria política para oferecer as bolsas de estudos para seus futuros alunos.

Há ainda a possibilidade da pessoa ser agraciada com uma bolsa de estudos parcial – nesse caso a pessoa paga uma parte dos estudos ou integral – quando a pessoa consegue uma bolsa de estudos para a faculdade e não precisa desembolsar um centavo durante o curso para pagar as mensalidades. Geralmente, isso é conquistado por mérito acadêmico.

O que as instituições de ensino ganham ao oferecer bolsas de estudos?

Ao oferecer um determinado número de bolsas de estudos para seus alunos as instituições de ensino, conseguem atrair mais pessoas interessadas em conseguir bolsa, e mesmo que essas pessoas consigam apenas uma bolsa de estudos parcial, elas terão o benefício e vão economizar um pouco.

Fazendo isso, as instituições de ensino se tornam “famosas” por terem feito uma “ação social”, o que atrai ainda mais pessoas.

Principalmente, ao ter um aluno bolsista, a faculdade sabe que ele é muito inteligente, e que pode se destacar quando ocorrer as avaliações do MEC, fazendo assim com que as notas da instituição aumentem, e consequentemente o seu conceito também seja mais alto o que valoriza mais a faculdade.

Por que estudar com bolsa de estudos em uma faculdade?

Existem inúmeros motivos para estudar com bolsa de estudos em faculdade, um deles é a economia que você vai ter durante os 3 ou 4 anos de estudos, o que quando colocado na ponta da caneta, dá um valor bem alto.

Outro bom motivo para você conseguir uma bolsa de estudo para a faculdade, é que quando você for elaborar seu currículo para enviar para empresas, e colocar que você é ou foi bolsista de uma faculdade, eles irão te ver com outros olhos, pois, saberão que para você conquistar essa bolsa, você foi dedicado e perseverante, características muito valorizadas pelas empresas.

Isso certamente aumenta as suas chances de conseguir um emprego com salários mais significativos. Você ainda tem dúvidas sobre como é importante conseguir uma bolsa de estudos para a faculdade?

Como posso conseguir uma bolsa de estudos para a faculdade?

Diversas instituições de ensino em todo o Brasil oferecem bolsas de estudos para pessoas que tem vontade de estudar mas não tem condições para manter seus estudos. Veja agora uma seleção feita por nós, do Canal do Ensino, para que você consiga uma bolsa de estudos para a faculdade.

Guia do Estudante Bolsas

O portal do Guia do Estudante oferece descontos e bolsas de estudos em centenas de instituições de ensino superior no Brasil. Nesse caso, não há necessidade de comprovação de renda, o candidato precisa apenas fazer a inscrição na faculdade no próprio site, e já terá acesso ao desconto oferecido pelo programa.

Quero bolsa

O projeto de bolsas de estudos da Universidade Anhanguera, possui vagas para diversos cursos de graduação, pós-graduação, técnicos e cursos livres, podendo ser ainda nas modalidades presenciais e a distância. Diferente de outros programas, nesse caso em específico, o futuro aluno não tem a obrigatoriedade de comprovar renda ou ter realizado o Enem.

Ao acessar o site do projeto, você poderá escolher a instituição de ensino e o curso na região do país que você vive.

Veja o passo a passo para conseguir uma bolsa de estudos pelo Quero Bolsa:

1. Acesse o site do Quero Bolsa;

2. Escolha o seu curso e a cidade onde você quer estudar;

3. Escolha a sua bolsa de estudos;

4. Faça a sua pré-matrícula online para garantir a vaga;

5. Imprima o comprovante de pré-matrícula do Quero Bolsa e apresente à faculdade no ato da matrícula;

6. Pronto! O desconto está garantido para todas as mensalidades, até o fim do curso.

Prouni

Este é um programa desenvolvido pelo Ministério da Educação em parceria com instituições de ensino superior privada, que oferece bolsas de estudo integrais e parciais (50%), à estudantes de baixa renda.

Para participar desse programa, é exigido que o candidato tenha  estudado em escola pública (ou particular como bolsista integral), ter feito o último Enem e tirado a nota mínima exigida no edital elaborado pelo MEC.

Apesar de suas exigências, sempre vale a pena se dedicar para conseguir uma bolsa de estudos para a faculdade, ainda mais quando ela é financiada pelo governo.

Educafro

A Educafro é uma ONG que atua na busca da inclusão de negros e pessoas de baixa renda, que estudaram em escolas públicas e buscam um ensino superior de qualidade.

Dentre os benefícios destacam-se os cursinhos comunitários, e o programa de bolsas de graduação e pós-graduação em universidades do mundo todo, sendo que essas bolsas podem ter custo zero para o aluno.

Fundação estudar

Esta instituição, que não tem fins lucrativos e seleciona jovens para estudar em universidades reconhecidas em todo o mundo. O candidato é submetido a sete etapas de avaliação para ser contemplado com uma bolsa de estudos.

Educa mais Brasil

O programa de bolsas de estudos oferece bolsas de até 70% de desconto em universidades de todo o país. As bolsas são destinadas para candidatos que pretendem fazer um cursos de graduação, pós-graduação, educação básica, cursos técnicos, profissionalizantes, idiomas, entre outros que estão disponíveis na plataforma.

As vagas desse projeto de bolsa de estudos são destinadas aos alunos que não tem condições financeiras para pagar integralmente a mensalidade, porém, é preciso que seja apresentado comprovante de renda.

FGV

A Fundação Getúlio Vargas oferece bolsas de estudo nos campi do Rio Janeiro e de São Paulo para os cursos de: Administração de Empresas, Administração, Direito, Administração Pública, Ciências Sociais, Economia e Matemática Aplicada.

Cada curso possui requisitos básicos que devem ser cumpridos, sendo que a concessão de bolsas de estudos acontece por mérito ou demanda social.

Programas estaduais

A Secretaria de Educação de alguns estados brasileiros possui programas de bolsas de estudos. Em São Paulo, por exemplo, há o Bolsa Universidade e no Rio Grande do Sul, o Procred.

UNIP

Por meio do vestibular tradicional ou prova agendada, realizados pela UNIP – Universidade Paulista, o candidato pode ser concedido com bolsa de até 100% dependendo apenas do seu desempenho na realização da prova.

Metodista

A Universidade Metodista de São Paulo, assim como a UNIP oferece bolsa de estudos para os cursos de graduação e graduação tecnológica, sendo que para ser agraciado, ele pode usar a nota do Enem. A Metodista também faz parte do projeto Quero Bolsa.

Cásper Líbero

A Faculdade Cásper Líbero é uma conceituada faculdade voltada para a área da comunicação social. O seu programa de bolsas é baseado na avaliação socioeconômica do aluno e por mérito acadêmico.

No caso do mérito, ele ocorre por meio do vestibular: o candidato que ficou em 1º lugar no vestibular tem direito a 70% de bolsa de estudos, já aqueles que ficaram em 2º e 3º lugar, tem direito a 20% de desconto nas mensalidades.

PUC

A Pontifícia Universidade Católica oferece bolsa de estudos para candidatos com baixa condição financeira por meio de edital público que são lançados todos os semestres.

A instituição ainda oferece bolsa de estudos por mérito acadêmico para aquele que conquista o 1º lugar no vestibular de verão. O candidato também pode se candidatar pelo ProUni.

Uninove

Assim como a maioria das instituições de ensino superior, a Uninove também oferece bolsa de estudos intermédio do Programa de Inclusão Universitária (PROUNI),

Existem outras instituições de ensino tanto nacionais quanto internacionais que você pode fazer sua inscrição para conseguir uma bolsa de estudos para a faculdade.

Aqui no blog do Canal do Ensino mesmo já falamos sobre bolsas de estudos para faculdades fora do Brasil. A oportunidade está aí, agora é aproveitar!

Agora é só você escolher a universidade que quer estudar, fazer sua inscrição e conquistar sua bolsa de estudos para a faculdade.

O que você achou desse post? Você já conseguiu sua bolsa de estudos para a faculdade? Fale mais sobre sua experiência para aqueles que ainda buscam esse benefício e a realização do seu sonho de estudar em uma faculdade.

Até a próxima!

Deixe um comentário

© 2012-2018 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo