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O Que Você Precisa Saber Sobre a Base Comum Curricular

Olá, leitores

Atualmente têm se falado muito do “novo ensino médio”, independente de qual é a opinião sobre o assunto, o ensino médio agora será regrado por essas novas regras. Então nada melhor do que saber como isso vai funcionar para nos prepararmos para essa nova realidade, não é mesmo?

Então segue acompanhando o texto para entender tudo o que você precisa saber sobre Nova Base do Ensino Médio.

O que é a nova Base?

A Base Nacional Comum Curricular, BNCC, não é exatamente um curriculum, ele é na verdade um documento que tem como objetivo guiar como o ensino médio deve ser conduzido nas escolas do Brasil. O documento engloba todas as fases da educação básica, do fundamental até o ensino médio.

A ideia é que a base tem como objetivo estabelecer uma meta para a aprendizagem por meio da definição de competências e habilidades essências través das estratégias pedagógicas necessárias.

De acordo com o Ministro Mendonça Filho, “os currículos devem estar absolutamente sintonizados com a nova BNCC, cumprindo as diretrizes gerais que consagram as etapas de aprendizagem que devem ser seguidas por todas as escolas”, ou seja, a nova Base nada mais é do que as novas regras para o curriculum que as escolas irão elaborar.

Essa não é a primeira vez que as escolas têm que seguir diretrizes de ensino. Antes da BNCC as escolas seguiam as regras impostas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

Essas diretrizes criaram parâmetros curriculares para o ensino fundamental e médio e anos mais tarde foi também implementado normas para o ensino infantil. Parâmetros Curriculares Nacionais não eram tão detalhados ou tampouco tão objetivos quanto almeja ser a BNCC.

Qual é o conteúdo da BNCC?

A mais nova versão do BNCC estipula que os estudantes, ao longo do período educacional, devem desenvolver competências cognitivas e socioemocionais para sua formação. Essas competências são:

  1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social e cultural para entender e explicar a realidade (fatos, informações, fenômenos e processos linguísticos, culturais, sociais, econômicos, científicos, tecnológicos e naturais), colaborando para a construção de uma sociedade solidária.
  2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e inventar soluções com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
  3. Desenvolver o senso estético para reconhecer, valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também para participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
  4. Utilizar conhecimentos das linguagens verbal (oral e escrita) e/ ou verbo-visual (como Libras), corporal, multimodal, artística, matemática, científica, tecnológica e digital para expressar-se e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e, com eles, produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
  5. Utilizar tecnologias digitais de comunicação e informação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas do cotidiano (incluindo as escolares) ao se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos e resolver problemas.
  6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao seu projeto de vida pessoal, profissional e social, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.
  7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos e a consciência socioambiental em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
  8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas e com a pressão do grupo.
  9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de origem, etnia, gênero, orientação sexual, idade, habilidade/necessidade, convicção religiosa ou de qualquer outra natureza, reconhecendo-se como parte de uma coletividade com a qual deve se comprometer.
  10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões, com base nos conhecimentos construídos na escola, segundo princípios éticos democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

Qual a sua opinião sobre o novo ensino médio? Fala para a gente nos comentários!

Até mais!

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