Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » O que você pode fazer para manter a motivação para estudar

O que você pode fazer para manter a motivação para estudar

Olá, leitor!

Estudar é importante por muitos motivos. Seja para uma prova, para um concurso público, vestibular ou até mesmo para aprender bem o conteúdo que nos é passado, ser um bom profissional e alcançar metas pessoais.

A verdade é: você nunca deixará de estudar durante sua vida. Vivemos em um mundo de constante mudanças, onde tudo muda muito rápido. E isso é ótimo! Significa que as coisas evoluem em um passo acelerado e todos os dias são encontradas soluções mais modernas e melhores para todos os tipos de problemas. E isso significa que profissionais e alunos que querem se manter sempre à frente precisam se atualizar constantemente.

Manter a motivação para isso, no entanto, pode ser um enorme desafio. Com todas essas mudanças, é natural que as rotinas se tornem cada vez mais cansativas e exigentes. Trabalhando e estudando, muitas vezes é difícil manter-se animado e motivado. A falta de energia para estudar e se aperfeiçoar é um problema que acomete muitas pessoas.

Quer mais dicas para montar um plano de estudos eficiente? Leia também esse outro artigo no Canal do Ensino!

Normalmente, temos tantas coisas para nos preocupar que os estudos acabam indo para o segundo plano. A seguir, você encontra dicas incríveis para manter a motivação, conquistar seus objetivos e combater a grande vilã da aprendizagem: a procrastinação! Continue lendo e confira:

O que é motivação?

Motivacao_para_estudar_

A motivação pode ser entendida de maneira diferente dependendo da fonte que você busca para defini-la. Para nossos propósitos, vamos assumir que a motivação é aquilo que leva o indivíduo à ação. Ou seja, seus motivos, a quantidade de energia da qual dispõe para realizar suas atividades e sua disposição para fazê-las.

Estar motivado é sentir-se animado e disposto a realizar as atividades do dia a dia, como por exemplo, estudar.

É importante lembrar que a motivação raramente é universal: é comum estar motivado para determinadas atividades e não estar para outras. Sem motivação, é difícil começar as atividades e mais difícil ainda manter uma rotina regular. A repetição e disciplina, no entanto, são importantíssimas para o estudo.

Como manter a motivação?

Que é super importante estar motivado para ter um bom desempenho, você já sabe. Mas como manter a motivação?

Primeiramente, é sempre importante identificar se existem fatores que estão contribuindo para a diminuição da motivação. Comece fazendo essas perguntas a vocês mesmo:

  • Essa forma de estudo é adequada para mim?
  • Existe alguma mídia ou tipo de exercício que tornariam essa matéria mais interessante para mim?
  • Estou bem, fisicamente falando? Estou me alimentando adequadamente, bebendo líquidos o suficiente e dormindo a quantidade de horas que preciso?
  • Estou bem, psicologicamente falando? Minha falta de motivação é excessiva, ou parece não ter motivos aparentes?
  • Estou separando horas demais para estudar?
  • Estou fazendo coisas que gosto e tenho tempo para me dedicar a entretenimento e hobbies?
  • Minhas relações sociais estão boas e eu tenho tempo para elas?

A falta de motivação pode vir de muitos lugares. As causas podem ser simples de resolver, como não gostar da matéria ou formato do conteúdo, ou mais complexas. Se você sentir que sua falta de motivação tem origens físicas ou psicológicas, é muito importante procurar um profissional. Lembre-se: sem cuidar da sua saúde física, mental e social, não é possível estudar de maneira eficiente!

Agora que você sabe identificar as causas da sua falta de motivação e sabe em que situações precisa procurar ajuda profissional, é hora de aprender algumas técnicas para ajudar a manter a motivação no dia a dia. Confira:

1 – Mantenha seus objetivos em mente

Não há nada mais motivador do que lembrar por que você está estudando. Seu objetivo é passar no vestibular? Aprender um novo idioma para uma viagem? Avançar na sua carreira? Se tornar um profissional que é referência na sua área? Não importa qual é seu objetivo: Lembre-se dele!

Um técnica muito utilizada é montar um mural com seus sonhos e objetivos. Colocá-lo no seu local de estudo, ou mesmo no seu quarto, para que você esteja sempre visualizando suas metas. Essa é uma ótima forma de estar sempre motivado.

Manter os objetivos em mente também te oferece uma perspectiva maior da tarefa. Por exemplo, você pode odiar química, mas amar o curso que fará quando passar no vestibular. Estudar química então, deixa de ter como significado apenas equações e fórmulas: passa a ser apenas um passo para uma grande conquista.

2 – Trace metas realistas

Da mesma forma que é importante sonhar alto, você também deve manter os pés no chão. Estabelecer metas realistas é essencial para não perder a motivação.

Por exemplo, se você criar um plano de estudos que necessite de dez horas diárias de dedicação para ser cumprido, é muito pouco provável que você realmente mantenha esse ritmo. Com metas muito ambiciosas, você está apenas se sabotando. Ao não conseguir cumprir o que havia estabelecido, sua motivação pode cair, e muito.

A motivação precisa de pequenas vitórias para ser mantida. Afinal, se nossos dias são apenas trabalho e nenhuma recompensa, qualquer coisa perde seu significado rapidamente. Então, estabeleça metas e se esforce para alcançá-las! Mas lembre-se de definir objetivos que podem ser cumpridos e que não comprometam sua saúde – física ou mental.

3 – Torne as atividades mais divertidas

Estudar determinadas matérias pode ser extremamente maçante, em especial quando não gostamos do tema. Mas existem muitos recursos que podem te ajudar a aprender de maneira mais leve, divertida e descompromissada.

  • Veja algumas ideias do que você pode fazer para aprender se divertindo:
  • Procure filmes e vídeo aulas sobre o tema;
  • Monte um grupo de estudos para rever o tema junto com pessoas que você gosta;
  • Ouça músicas que te ajudem a se concentrar;
  • Procure aplicativos ou jogos que abordem o tema de maneira interativa;

4 – Tente algo diferente!

Não adianta: existem métodos de estudo que simplesmente não servem para algumas pessoas. Nem todo mundo aprende de maneira igual. Por isso, se alguma matéria ou conteúdo estiver sendo particularmente frustrante, talvez seja hora de procurar alguma outra forma de estudá-la. Veja quantas formas diferentes existem para se abordar um mesmo tema:

  • Leitura silenciosa;
  • Leitura em voz alta;
  • Áudios, vídeos e aulas;
  • Desenhos, esquemáticas e mapas mentais;
  • Música, filmes e outras mídias;
  • Elaborando uma explicação sobre o tema para outra pessoa;
  • Resolvendo questões;
  • Pedindo para que alguém faça perguntas para você;
  • Procurando outras fontes e outros autores;
  • Escrevendo, reproduzindo o texto ou fazendo anotações.

E esses são apenas alguns exemplos. Descubra o que funciona melhor para você!

5 – Não cobre demais de si mesmo

O perfeccionismo é seu inimigo quando o assunto é aprender. É comum que você cometa erros e encontre dificuldades. Essas situações fazem parte do processo de aprendizado, e não devem ser encarados como fracassos ou tempo perdido.

Ninguém aprende nada imediatamente. Precisamos aplicar o conhecimento de maneira prática, realizar treinos e, sim, cometer erros para acomodar o novo conteúdo junto aos conhecimentos que já possuíamos. Note, isso não é decorar: é apropriar-se do conhecimento.

Por isso, não tenha medo de errar. As dificuldades enfrentadas te ajudam a aprender e evoluir. Não espere aprender tudo de primeira. Todo mundo tem seus pontos fortes e fracos quando o assunto é aprendizado. Seja mais gentil consigo mesmo, aprenda com seus erros e não desista!

6 – Reconheça seus avanços!

Já mencionamos anteriormente: você precisa dos pequenos sucessos para se manter motivado. Então, não deixe de reconhecê-los quando acontecerem. Se dar crédito por assuntos dominados, questões acertadas e conteúdo lembrado é importantíssimo.

Afinal, você trabalhou duro e merece reconhecimento! Comemore suas vitórias e se dê pequenos prêmios. Não precisa ser muito. Pode ser um doce, alguns minutos de descanso ou até mesmo simplesmente reconhecer que você está orgulhoso de si mesmo.

Conclusão

A motivação é um fator importantíssimo para a realização de qualquer tipo de tarefa. Quando se fala de estudar, é muito fácil perder essa motivação ou começar a procrastinar, no entanto. Para evitar que isso aconteça, você aprendeu com esse artigo 6 dicas incríveis.

É claro, é importante lembrar que nem sempre a falta de motivação é derivada de problemas com o conteúdo ou falta de metas. Infelizmente, são cada vez mais comuns os casos de exaustão ou outros motivos físicos ou psicológicos para a perda de motivação. Existe uma variedade de condições que podem causar a perda de motivação e apatia perante às atividades diárias. Portanto, se você está tendo problemas mais sérios ou não consegue identificar os motivos da sua falta de motivação, pode valer a pena falar com um especialista.

Cuidar do corpo e da mente é o primeiro passo para se manter motivado nos estudos! Lembre-se também de ser otimista, enxergar erros como oportunidades de desenvolvimento e reconhecer seus avanços. Estudar, afinal, é um trabalho duro.

No demais, esteja sempre de olho nos seus objetivos e diversifique as formas de estudar. Você verá que essas ações simples podem fazer uma enorme diferença!

Quer mais dicas para estudar de maneira mais eficiente? Leia também esses outros artigos no Canal do Ensino:

E você, o que faz para se manter sempre motivado? Divida suas dicas conosco nos comentários e não esqueça de perguntar se ficou com alguma dúvida!

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo