Você está aqui:Home » Dicas » Ensino a Distância - EAD » O que um cursinho pré-vestibular online deve oferecer?

O que um cursinho pré-vestibular online deve oferecer?

Olá, leitores!

A internet é uma rica fonte de conhecimentos e muitos alunos, de todas as idades, a utilizam como fonte de estudos. Contudo, é importante enfatizar que, diferentemente de livros, a grande maioria do que é publicada na internet não é editada. Se um aluno decide estudar na internet, é importante que estude em sites confiáveis.

Além de fornecer uma quantidade quase infinita de informações, a internet é um veículo utilizado para as pessoas fazerem cursos. Nos últimos anos, muitos alunos optaram por fazer um cursinho pré-vestibular online. Em vez de estudar em um curso pré-vestibular presencial, muitos alunos decidiram estudar para o vestibular e o Enem por meio da internet.

Quais são as vantagens do estudo pela internet? E quais os critérios que o aluno deve considerar ao escolher um cursinho pré-vestibular online?

Uma das vantagens do estudo online é a de oferecer flexibilidade para o aluno. Este pode estudar quando quiser e de onde quiser. Além disso, o estudo online costuma ser muito mais econômico do que o presencial. Se o aluno tiver a disciplina de estudar sozinho, ele pode economizar uma quantia significativa se decidir estudar online.

Vale ressaltar que, o Cursinho Pré Vestibular Online precisa ser adequado às necessidades do aluno. O conteúdo disponibilizado – seja por meio de aulas escritas ou videoaulas – precisa ser didático. É imprescindível que o curso disponibilize aulas das matérias testadas nos vestibulares e no Enem. Por exemplo, muitos exames vestibulares e o Enem testam Sociologia, Filosofia e Arte. Um ótimo cursinho pré-vestibular online precisa incluir aulas dessas matérias.

Um curso online que visa preparar alunos para o vestibular e o Enem, também precisa oferecer ferramentas como um sistema de simulados para que o aluno consiga avaliar seu progresso. Estudar conceitos de Matemática é uma coisa; resolver problemas de Matemática é outro. O aluno precisa praticar para as provas que pretende prestar. Quanto mais questões ele puder fazer, melhor – especialmente se as questões foram testadas pelos vestibulares que ele pretende prestar.

Se um aluno pretende prestar o vestibular da FUVEST, ele deve praticar as questões cobradas na prova da FUVEST de anos anteriores. O mesmo vale para outros vestibulares e para o Enem. Um ótimo cursinho pré-vestibular online deve disponibilizar provas passadas dos principais vestibulares do Brasil.

lampada-com-ideias

O aluno que pretende prestar o vestibular precisa estar ciente que a primeira fase (ou, em alguns casos, até a mesmo a segunda fase) de muitas provas foi substituída pelo Enem. Assim, o Enem se tornou o maior vestibular do Brasil. Portanto, ao escolher um cursinho pré-vestibular online, o aluno que prestará o Enem deve se assegurar que o curso que escolheu o preparará para esse exame.

Mas é recomendável fazer um curso online se já está se fazendo um curso presencial? A resposta a essa pergunta depende do que o aluno objetiva. Se ele pretende prestar um vestibular muito competitivo, a resposta é sim. Um bom cursinho pré-vestibular online deve oferecer certas ferramentas, como simulados online, que podem ajudar mesmo aqueles que já estão estudando em um curso presencial. Além disso, as aulas disponibilizadas por um curso online podem ser superiores ao conteúdo de apostilas de cursos presenciais.

Alunos que contam com a ajuda de um professor particular podem usufruir muito de um cursinho. O motivo disso é que o professor pode ajudar a tirar suas dúvidas. Assim, o aluno pode estudar tranquilamente, sabendo que, se tiver dúvidas, pode contar com a ajuda do professor particular. O curso online e as aulas particulares se complementam.

O aluno que busca estudar online pode encontrar conteúdo gratuito e mesmo cursos gratuitos na internet. Deve-se lembrar que muitos sites gratuitos não são atualizados e o conteúdo não é editado. Portanto, é recomendado escolher um cursinho que seja pago. Por ser pago, o aluno tem o direito de exigir que o conteúdo seja atualizado, editado, relevante e didático. Um ótimo cursinho pré-vestibular online não deve ser caro: certamente será mais barato que um curso presencial.

Muitos alunos que desejam fazer um cursinho se preocupam se haverá algum professor para tirar suas dúvidas. Essa preocupação é legítima. Oferecer ou não um serviço de tira-dúvidas é um dilema para cursos online. Disponibilizar professores online certamente encarece o serviço. Isso pode fazer com que o curso deixe de ser uma opção econômica. O ideal, portanto, é que o aluno tenha alguém a quem recorrer em caso de dúvidas: colegas que conheçam bem a matéria, professores particulares ou do colégio em que estudaram ou seus próprios pais.

Escolher fazer um cursinho pré-vestibular online é uma opção conveniente, prática e econômica, mas requer que o aluno tenha disciplina e iniciativa.

Até mais!

Autor bio:

Tamara Djmal é uma escritora e blogger que escreve sobre Educação. O estado da Educação no Brasil é uma das suas maiores paixões. Ela escreve sobre uma grande diversidade de assuntos ligadas a esse tema: Educação Online, dificuldades de aprendizado, dicas de estudo, etc.

Deixe um comentário

© 2012-2017 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo