Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » O que são – e para que servem – os editais e manuais do candidato?

O que ṣo Рe para que servem Рos editais e manuais do candidato?

Olá, leitores

Muita gente sabe que quando está se esperando por um vestibular ou por algum concurso, duas coisas são necessárias para se manter atenção: O Edital e o Manual do Candidato.

Mas o que exatamente são – e para que servem – esses dois itens?

O que é um edital?

O Edital é um item obrigatório para todos os concursos. Segundo a Portaria Normativa nº 40/2007, todos os processos seletivos devem obrigatoriamente, possuir um edital de abertura.

Esse é um documento vital e deve ser publicado no mínimo 15 dias antes da realização da seleção e obrigatoriamente deve trazer as seguintes informações:

  • Denominação de cada curso abrangido pelo processo seletivo;
  • Ato autorizativo de cada curso.
  • Número de vagas autorizadas, por turno de funcionamento;
  • Número de alunos por turma;
  • Local de funcionamento de cada curso;
  • Normas de acesso e prazo de validade do processo seletivo;

Na prática, os editais são publicados com bastante antecedência, e geralmente trazem mais informações do que a lei exige.

Esse documento é importante, pois é nele que se encontra as principais informações sobre o processo seletivo como por exemplo: Guia de inscrição, calendário, critérios para cotas, formulação das provas, como é realizado o cálculo de notas e quais os documentos necessários para a matrícula.

Também é neles que se encontram as datas e horários da prova, além do que é permitido ou proibido na hora da prova.

E o que é o Manual do Candidato?

Ao contrário do edital, o Manual do Candidato não é obrigatório por lei.

O formato desses manuais pode variar bastante de um concurso para o outro. Geralmente esse é um documento disponibilizado em formato digital e possui uma linguagem menos técnica que a do edital.

Ele é dividido por temas e tópicos que irão facilitar o entendimento do aluno para o que deve ou não ser feito no dia da prova, além de também dar recomendações úteis como as características dos cursos e quais os conhecimentos exigidos.

Ele não é tão fundamental, mas também é útil para cada aluno.

E para que servem os dois?

Como dá para notar em suas descrições, os dois documentos servem para informar sobre pontos cruciais do processo seletivo.

Através desses dois documentos é que o candidato passa a saber a data e o horário das provas, hora do fechamento dos portões, quais as vestes permitidas e quais materiais necessários/proibidos no dia do exame.

E se o candidato não ligar para ler nenhum dos dois documentos?

Bom, primeiro já fica difícil de fazer a inscrição, pois ele não saberá o que é preciso para a inscrição ou até mesmo quais os documentos devem ser apresentados.

Também seria difícil saber a data e o horário da prova, podendo assim perder o dia do exame.

Não há como fazer um concurso sem ler o edital e sem entender o que está acontecendo, pois muito provavelmente você perderá o dia ou a hora da prova.

Espero ter ajudado, leitores!

Até o próximo texto!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo