Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Empregos » O que não dizer em uma entrevista de emprego

O que não dizer em uma entrevista de emprego

Olá,

Muitas vezes um pequeno erro pode jogar por terra uma grande chance da sua vida. Se você está se preparando para uma entrevista de emprego, precisa saber o que dizer e o que não dizer. Por mais nervoso que você esteja no momento e o entrevistador vai entender isso, algumas coisas não podem ser ditas.

Já falamos aqui sobre a roupa que você deve usar, as melhores cores e como se portar em uma entrevista de emprego. Se não conferiu esse artigo, não deixe de conferir depois que acabar esse, tem dicas importantes. Mas o assunto aqui é o que não pode fazer em uma entrevista.

Algumas vezes você já falou algo durante a entrevista de emprego que depois se arrependeu? Provavelmente se lembra de alguma coisa, talvez isso foi o que colocou um ponto final na sua busca por aquele emprego. Por isso antes e durante a entrevista você deve se policiar e pensar muito bem antes de falar. Vamos dar algumas dicas de como pode fazer isso. Mas primeiro veja algumas frases que não pode dizer.

Não diga isso na entrevista de emprego

entrevista-emprego-dicas

Em uma entrevista de emprego você será avaliado de diversas formas, como oratória, suas experiências, como se comporta, sua vestimenta, entre muitas outras coisas. Mas o que mais conta ponto é o que fala. Existem muitas pessoas experientes e que podem dar conta do serviço. Mas uma pessoa que sabe falar bem, tem um bom comportamento e tem experiência, já é um diferencial.

Separamos algumas frases e assuntos que você deve evitar, confira e não cometa esses erros.

Frases para não dizer:

  • A empresa que trabalhava não pagava em dia;
  • Nunca gostei de trabalhar nessa área que atuava;
  • Meu chefe era incompetente;
  • Eu tenho interesse em atuar em outra área, mas ainda não apareceu a oportunidade;
  • Está empresa faz o que?
  • Vou trabalhar por muitas horas? Posso tirar férias?

Parece óbvio que você não deve falar essas frases, mas muita gente comete esse erro e acaba perdendo a vaga. Muitas vezes não fala por maldade, talvez seu chefe era mesmo incompetente, mas não precisa dizer isso na entrevista de emprego. É sempre bom tomar cuidado e falar o mínimo possível. Diga apenas o que foi perguntado e mesmo assim observe o que está falando.

Fazer um comentário negativo da empresa anterior na entrevista de emprego será visto de uma forma negativa. Procure falar apenas informações formais, como atribuições do cargo que ocupa ou ocupava e trabalhos desenvolvidos. Demonstrar falta de interesse pela vaga também é um problema. Por mais que não seja o emprego dos seus sonhos, você está ali porque gostou da vaga e quer ou precisa trabalhar. Por isso se perguntar porque você quis participar do processo tenha cuidado ao responder.

Algumas perguntas também devem ser evitadas, como questões sobre costumes internos da empresa, se eles dão férias inteiras ou preferem que o funcionário venda uma parte ou mesmo se emenda feriados. Esse tipo de pergunta pode transmitir uma imagem de profissional pouco comprometido ou desinteressado.

É importante você fazer uma pequena pesquisa sobre a empresa antes de fazer a entrevista. Isso vai ajudar a entender melhor como a empresa funciona e vai evitar certas dúvidas.

O vocabulário usado também deve ser observado, por isso tenha cuidado com a linguagem. A forma como fala é importante para passar uma boa impressão. Evite palavrões, gírias e expressões chulas, você não precisa ser excessivamente formal ou usar palavras bonitas e complicadas. Ser simples e direto já é o bastante.

Outro ponto importante que deve tomar cuidado é com os exageros nas expectativas. É muito comum o entrevistador perguntar como você se imagina daqui a cinco ou dez anos. Neste momento não crie expectativas irreais, apresente um plano de carreira possível de acordo com os conhecimentos que tem hoje.

Inventar uma história e mentir para impressionar o entrevistador pode ser um tiro no pé. Por isso não faça isso, além disso, evite falar demais sobre você mesmo. E tenha cuidado também com sua linguagem corporal, a posição dos seus braços, seu olhar, a forma como você se relaciona com o entrevistador, tudo é linguagem corporal. Isso pode revelar até mais sobre você do que sua própria fala, por isso cuidado e tenha atenção ao que seu corpo diz.

Evitando as gafes durante a entrevista de emprego

Além dos assuntos que não deve entrar e o que deve evitar falar, é bom tomar cuidado com as gafes. Alguns assuntos devem ser evitados, a menos que seja solicitado. Por isso evite:

  • Fazer comentários políticos;
  • Fazer piadas;
  • Falar sobre sua vida privada mais do que necessário;
  • Expressar algum tipo de preconceito;
  • Forçar intimidade.

Erros assim são bem comuns, por isso tome cuidado e só fale sobre certos assuntos se o entrevistador perguntar sua opinião. Mesmo assim é bom ter cuidado pois você está sendo testado a todo momento. Nesse caso tente ser mais abrangente, se você está fazendo uma entrevista de emprego para trabalhar com um deputado e te perguntarem sobre política, fale de uma forma geral e que não atrapalhe você. Dizer que acha todo político ladrão pode ser um problema.

Não faça essas perguntas e afirmações

Por fim vamos mostrar algumas perguntas que você não deve fazer em uma entrevista, elas não devem ser feitas de modo algum. Por mais que você tenha a dúvida é importante se guardar no momento da entrevista. Assim você poderá garantir uma boa impressão.

Veja a lista e não cometa o erro de fazer essas perguntas durante uma entrevista:

  • Vocês monitoram e-mails e uso da internet? - Fazer uma pergunta como essa já vai levantar suspeitas, é a mesma coisa de perguntar se verificam antecedentes. Você não pode em momento algum levantar suspeitas contra você.
  • Posso fazer ligações pessoais durante o expediente? - Certas perguntas são bem desnecessárias. Essa é uma delas, outra muito parecida é “Vou ter uma sala própria?” será que realmente importa esse tipo de questionamento?
  • Ouvi esse boato sobre o CEO. É verdade?” - Por mais que você conheça a empresa e o entrevistador, fazer uma pergunta que questiona a conduta de um profissional da empresa não é legal. Deixe as fofocas de lado.
  • Estou muito nervoso(a) - Fazer essa afirmação durante uma entrevista pode acabar com suas chances. É fato que uma pessoa vai ficar nervosa, mas é necessário controlar. Se você fica nervoso, não controla e ainda afirma isso para seu entrevistador, esse será um problema.
  • Me desculpe - Não precisa se desculpar o tempo todo, isso vai mostrar que você está nervoso e soará pouco sincero.
  • Não tenho pontos fracos – Todos tem pontos fracos e precisam melhorar em alguma área. Você pode não lembrar, mas tem. Por isso falar que não tem pode soar arrogante, além disso, você sabe que vão perguntar isso, então se prepare.
  • Eu fui bem? ou Consegui o emprego? - Não coloque o entrevistador contra a parede, você pode querer um feedback, mas espere até receber uma proposta de emprego ou rejeição. Depois da resposta você pode perguntar por e-mail o que você fez bem e o que pode melhorar em uma próxima entrevista.

Participar de uma entrevista e um processo de seleção é bem complicado. Até mesmo as pessoas que já passaram por isso várias vezes têm dificuldade de se portar bem. Com essas dicas você pode se sair melhor, mas lembre-se que você está sendo avaliado de uma forma geral e não só o que você fala.

Por mais que não cometa erros na hora de falar, a forma como você se veste, os gestos que faz, entre outras coisas vão dizer muito sobre você. Nesse caso é importante se conhecer e saber que algumas coisas podem atrapalhar. Ficar se movimentando o tempo todo na cadeira e balançar a perna, por exemplo, são situações que demonstram o quanto está nervoso.

Em entrevista de emprego que está só você e o entrevistador é até mais fácil se portar bem, quando é uma seleção grande que você participa com outras pessoas é mais complicado. Estudar sobre a entrevista e ler sobre como deve ser seu comportamento nesse caso é importante e necessário. Não corra o risco de perder um emprego dos seus sonhos por erros bobos. Você é capaz, então mostre isso durante sua entrevista.

Se quiser compartilhar algo, uma situação que já passou que ajudou ou acabou com sua entrevista, deixe nos comentários. Suas experiências podem ajudar outras pessoas. Compartilhe esse artigo com seus amigos também, eles vão gostar de aprender o que não pode ser dito durante uma entrevista de emprego.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2017 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo