Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » O que fazer quando estiver com sono em aula?

O que fazer quando estiver com sono em aula?

Olá Leitores!

Acordar cedo não costuma ser uma tarefa fácil para a maioria das pessoas, mas isso fica ainda pior quando temos que assistir uma série de aulas ao longo de toda a manhã, muitas delas de matérias que nem nos interessamos.

Tudo isso acaba causando aquele sono e muitos não sabem o que fazer para tentar espanta-lo de vez, já que se entregar a ele não é uma opção muito viável em sala de aula, podendo causar problemas de desempenho nas notas finais, ou então de relacionamento com o professor, muitos deles se sentem ofendidos com alguém dormindo na aula, ou então uma boa zoação de seus colegas.

Seja lá qual o motivo que esteja te afetando, aqui vão algumas dicas de como se manter acordado em sala de aula, seja se prevenindo do sono, ou então quando aquele sono quase incontrolável bate.

Interaja com o Professor

Muitos acreditam que interagir com o professor quando o sono bate e você não consegue manter os olhos abertos. Mas conversar com ele antes e durante as aulas com certeza é um método eficiente para manter o cérebro alerta. Com esse foco no professor, sua cabeça viaja menos e ele ficará bem mais impressionado com seu interesse.

Comece cumprimentando o professor quanto ele entra em sala e, assim, já comece estabelecendo um certo nível de comunicação. Além disso, você estará esperando o professor e não quase largado na cadeira, o que já incentivaria o sono.

Depois disso procure sentar próximo para te manter motivado e participar das discussões e responder as perguntas. A voz do professor estará próxima e isso facilita, e muito, a manter o foco e um nível de alerta maior. Em alguns momentos, também não deixe de fazer perguntas, isso instiga as discussões que vão te deixar ligado.

Interaja com seus colegas

sono-em-aula

Não, você vai ficar conversando com eles durante uma explicação para se manter acordado, mas há os momentos certos que você pode sim utilizar os colegas para se manter acordado.

Para utilizar seus colegas como ajuda para se manter acordado faça o seguinte, converse com algum deles antes de começar a aula para evitar ficar largado na cadeira, como já falamos antes. Quando tiver a oportunidade de trabalhar em grupo seja ativo durante a tarefa para manter o nível de alerta alto.

Outra boa dica é se sentar ao lado de algum dos alunos mais participativos que te envolverão nas discussões e também te manterá acordado durante a aula toda.

Faça anotações

Pode parecer que fazer anotações pode causar mais sono ainda, mais rápido que antes, mas se você aproveitar bem o momento de anotar pode ficar mais alerta e ainda ter muitos outros benefícios.

Se você fizer anotações bem detalhadas vai conseguir ter um foco maior, além disso, você terá elas parar estudar depois. Se ficar como ouvinte apenas, vai cair no sono e não vai ouvir mais nada, assim não terá como saber nada mesmo. Leia várias vezes o que está escrevendo, isso usa a parte leitora do cérebro e não só a ouvinte acabando com a monotonia.

Use canetas coloridas e marca textos para diferenciar as diversas partes das aulas, isso também te mantém alerta. Em alguns casos ficar fazendo rabiscos nas margens das páginas também pode te manter acordado. O importante é tentar não importunar o professor ao máximo.

Mantenha o corpo em alerta

As dicas anteriores ajudam a manterá mente em alerta, mas seu corpo também precisa ficar ligado. Cada um equivale a metade da batalha contra o sono. Então para manter o corpo em alerta tenho algumas dicas para você:

  • Sente-se direito na cadeira. Não ficar largado na cadeira ajuda a não cair no sono;
  • Rode os ombros;
  • Rode a cabeça em círculos para tirar a tensão do pescoço;
  • Alongue os pulsos;
  • Se você realmente estiver com muito sono e precisa se manter acordado, puxe os lóbulos das orelhas ou belisque as coxas ou até mesmo os braços. Em um momento de desespero, você pode até morder a língua sem muita força. A dor mantem o corpo alerta;
  • Chupe uma pastilha para tosse ou bala de hortelã. Mastigar chicletes também te manterá acordado;
  • Cruze as pernas e mexa a perna cruzada;
  • Se seu corpo estiver com sono, peça licença e caminhe pelo corredor para tomar um pouco de água ou ir ao banheiro para lavar o rosto;
  • Permaneça hidratado. Se seu professor permitir, traga uma garrafa de água consigo. Beberique-a e seu corpo se sentirá mais alerta.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo