Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » O que fazer para passar nos vestibulares mais disputados do Brasil?

O que fazer para passar nos vestibulares mais disputados do Brasil?

Olá,

Passar em um vestibular disputado, principalmente nas Universidades públicas, é uns dos desejos mais fortes de quem tem entre 17 e 20 anos. Por isso, quando o momento tão esperado chegar e a pessoa completar o terceiro ano do ensino médio e ir prestar o tão temido e aguardado vestibular, o nervosismo toma conta de todo o corpo dela; é algo natural e difícil de ser evitado.

Por isso, esse texto vai dar todas as dicas de como as pessoas podem conseguir passar nos vestibulares mais concorridos do Brasil.

Organizar uma rotina de estudos

O primeiro passo para conseguir passar no vestibular, seja quem faz cursinho, seja quem presta direto do terceiro ano do ensino médio, é organizar uma rotina adequada de estudos a qual se possa cumprir. De nada adianta falar que vai estudar dez horas por dia e se planejar para isso, se o seu limite físico não suporta mais do que cinco horas.

Por isso, o mais importante é conhecer seus limites e fazer um plano de acordo com ele, pois não necessariamente quem estuda muitas horas, aprende mais do que quem estuda poucas; a questão fundamental é como esse estudo é aproveitado, por isso montar um cronograma de disciplinas é fundamental para passar em um vestibular concorrido.

Uma dica para montar esse cronograma é mesclar sempre uma matéria de exatas e humanas, para que o aluno exercite mais do que um tipo de raciocínio por dia.

Ir as monitorias oferecidas nos cursinhos e nas escolas

Uma boa dica para quem quer passar nos vestibulares mais concorridos do país é ir tirar as dúvidas das matérias mais difíceis nas monitorias oferecidas pelas escolas e pelos cursinhos. Nesses espaços, o professor ou monitor terá mais tempo para se dedicar a sua dúvida, do que ele teria em uma sala de aula com mais de cinquenta alunos.

Assim, você vai conseguir aprender a matéria na qual se tinha muita dificuldade, de uma maneira muito mais pratica, rápida e eficaz, tornando-se assim, apto para realizar uma excelente prova de vestibular.

Estudar em grupo

Umas das técnicas mais legais que se tem para aprender uma matéria na qual se tenha dificuldade é o estudo em grupo, pois nele um aluno ensina ao outro e a troca de conhecimentos é rica e intensa.

Além disso, quem ensina está exercitando a sua memória enquanto explica ou esclarece algo que conheça bem para algum outro aluno, o qual não domina aquela determinada matéria.

Cuidar da saúde

Mais importante do que passar em um vestibular concorrido, é não ficar doente visando esse fim. Por isso, não abusar dos horários de estudo, dormir bem a noite e manter uma alimentação equilibrada é fundamental, pois manter uma boa saúde física e emocional é primordial a quem vai prestar vestibular.

E aí, curtiram essas dicas? Vocês utilizam alguma delas para estudar e tentar passar nos vestibulares mais concorridos? Deixem seus comentários e participem do post.

Boa Sorte!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo