Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Empregos » O que fazer antes, durante e depois de uma entrevista de emprego?

O que fazer antes, durante e depois de uma entrevista de emprego?

Olá,

Iniciar no mercado de trabalho não é nada fácil. Porém, se você se preparar muito bem para uma entrevista de emprego, você pode garantir um bom cargo para exercer sua profissão.

Existem 3 etapas muito importantes para ser bem-sucedido em uma entrevista de emprego. O antes, durante e o depois da entrevista, já parou para pensar nisso?

Muitos candidatos não se preparam devidamente para estas 3 etapas e acabam deixando uma oportunidade preciosa passar. A maioria das pessoas pensam somente em como agir durante a entrevista, sem se dar conta da importância da preparação antes e de como proceder depois, ou seja, ficam perdidas e isso acaba afetando o resultado final da entrevista.

Portanto, se você quer se dar bem em uma entrevista de emprego e sair de lá com grande chance de ser escolhido, separamos algumas dicas preciosas para você. Confira agora!

O Que Fazer Antes de Uma Entrevista de Emprego?

1 – Conheça muito bem a empresa

Antes de mais nada, você precisa saber tudo sobre a empresa em que pretende trabalhar, para o caso de o recrutador te perguntar e também para se preparar melhor.

Como os funcionários de lá se comportam? Como eles se vestem? Quais os turnos comuns por lá? Qual a missão da empresa e os valores? Qual o grande objetivo da empresa? O que precisa ter no currículo para conseguir uma vaga na empresa? Exige algum tipo de curso?

Todas estas questões você precisa saber para se preparar muito bem antes da entrevista de emprego.

2 – Estude para seu cargo

Se após a primeira pesquisa sobre a empresa, você fica sabendo que eles exigem um curso técnico, por que não fazer? Ganhe conhecimento antes de fazer a entrevista para que você tenha esta “carta na manga” e tenha mais oportunidades de ganhar a vaga.

Conhecimento nunca é demais, então se você tiver a oportunidade de fazer vários cursos que tenham relação com seu cargo pretendido, será a sua melhor escolha. Quanto mais qualificado você for, maiores as chances de conseguir aquele cargo dos sonhos.

3 – Tenha todas as informações sobre a entrevista

Anote tudo sobre a entrevista. Que dia será? E o horário? Você sabe quais são os documentos necessários para levar na entrevista? O local é longe da sua casa? Qual a melhor forma de chegar? Você precisará falar com alguém antes?

Todas essas questões farão com que você fique bem preparado para não dar de cara com imprevistos que podem te prejudicar na hora da entrevista, como atrasos e equívocos. Tenha ciência de tudo isso e você ficará muito mais tranquilo para o dia da entrevista.

4 – Esteja preparado

Já pensou em se preparar para as perguntas mais frequentes na entrevista? Por que devemos te contratar? Quais suas maiores habilidades? Como você pode contribuir para esta empresa? Descreva uma experiência difícil em um trabalho e como você lidou com isso? Quais são seus objetivos profissionais? Você tem espírito de liderança? Por que você se candidatou?

Estas são algumas das perguntas mais frequentes que os recrutadores costumam “testar” os candidatos. Treinar suas respostas para elas, poderá te deixar mais preparado para não ser pego de surpresa e oferecer respostas inteligentes.

5 – Faça um curso de oratória

Você não é muito bom em se expressar? Sabia que isso conta muitos pontos na hora da entrevista?

Talvez fazer um curso de oratória possa te ajudar a driblar o nervosismo e ter mais calma para se expressar, lembrar das coisas mais importantes e demonstrar postura profissional.

O Que Fazer 20 Minutos Antes da Entrevista?

entrevista-emprego

Minutos antes da entrevista são os minutos mais angustiantes na vida do candidato. Porém, é neste momento que você precisa ter cautela e tomar alguns cuidados para não estragar todo seu preparatório antes da entrevista. Confira:

1 – Antecipe suas tarefas

A primeira coisa que você precisa ter em mente é o horário para chegar no estabelecimento. Chegue o mais antecipado possível. Nada pode ser mais prejudicial em uma entrevista do que chegar atrasado. Isso pode até implicar na decisão do recrutador sobre você.

O ideal para chegar em uma entrevista de emprego é 10 minutos antes do combinado. Aguarde em um local apropriado e espere o recrutador te chamar.

2 – Mostre que está tranquilo

Mostrar nervosismo antes da entrevista de emprego não ajuda ninguém. É claro que é humanamente impossível não ficar nervoso antes de uma entrevista, porém você não pode deixar isso transparecer.

Se mostre forte, convicto, seguro e tranquilo com a entrevista. Essa postura poderá te garantir boas oportunidades.

3 – Pense nas suas qualidades

Grave na sua mente as qualidades mais valiosas que você tem para apresentar. Como você quer ser lembrado? O que pode te diferenciar e destacar dos outros candidatos?

Pensar nas qualidades e habilidades que você irá apresentar ao recrutador é a melhor forma de se preparar minutos antes da entrevista. Além disso, te deixará mais confiante e seguro. Cause impacto no entrevistador para que ele lembre-se de você na hora da decisão.

4 – Nunca ensaie a conversa

Ensaiar a conversa com o recrutador da maneira que você acha que será é um erro. Nunca sai como imaginamos e isso pode te prejudicar no momento da entrevista.

Acontece que, se você se prepara para uma conversa e no final das contas ela não acontece, você fica totalmente despreparado, e é como se você nunca tivesse feito aquele preparatório todo antes da entrevista.

Ter em mente algumas perguntas frequentes não quer dizer que você deva decorá-las e pensar somente nisso. Diante destas preguntas frequentes, você precisa desenvolver um entendimento amplo e criar pontos que possam te ajudar na hora da entrevista, não se basear somente neles.

O Que Fazer Durante a Entrevista de Emprego?

1 – Não faça brincadeiras

Mesmo que o entrevistador seja divertido, não mude sua postura para parecer mais sociável. Você precisa manter uma postura profissional, sentar-se de forma respeitosa, mostrar-se interessado e brincadeiras à parte.

Além disso, informalidade em ocasiões como esta pode gerar má impressão dos recrutadores e da empresa sobre você.

2 – Olhe nos olhos do entrevistador

Olhar nos olhos do entrevistador durante a entrevista, além de demonstrar interesse no cargo pretendido, demonstra também que o candidato tem segurança e confiança no que está falando.

O contato visual demonstra que o candidato não se intimida diante de situações de pressão como essa. Este pode ser um diferencial que irá te destacar dos demais.

3 – Preste atenção

Lembra que dissemos para não decorar e ensaiar as conversas? É neste momento que você precisará prestar muita atenção nas perguntas e responder apenas o que foi perguntado, sem se estender muito durante a conversa.

No final da entrevista, o recrutador te dará espaço para falar sobre o que quiser. Aí sim, você poderá ressaltar algumas informações importantes e tirar todas as suas dúvidas.

4 – Fale a verdade

Não adianta você tentar parecer o que não é ou dizer o que não fez. Se você for escolhido por isso, você terá que provar na competência, concorda? Então, fale somente sobre o que você realmente fez em seus trabalhos anteriores ou o que você tem realmente conhecimento.

Por isso, a preparação antes da entrevista é importante para que você mostre e comprove suas reais habilidades.

O Que Fazer Depois da Entrevista?

Após a entrevista é comum o nervosismo aumentar, afinal, será que você foi escolhido? Será que teve alguém que se saiu melhor do que você?

Você não pode deixar que estas indagações te afetem e você tenha impulsos de ficar pressionando o recrutador ou a empresa.

A melhor forma de saber como você se saiu na entrevista é aguardar com paciência o feedback do recrutador. Se o recrutador te pediu para enviar alguns documentos ou algumas referências, faça isso o mais rápido possível, de preferência no dia seguinte. Pois, talvez se você demorar outros candidatos passem na sua frente.

Após sair da entrevista, o entrevistador te dará um prazo para a resposta. Se passar muito este prazo, ai sim você pode entrar em contato por e-mail ou telefone, mostrando interesse e preocupação com o processo.

Após a entrevista, você pode enviar uma mensagem de agradecimento pela oportunidade de conhecerem mais sobre você e que você fará o possível para contribuir com o sucesso da empresa.

Pronto Para Exercer Sua Profissão?

Seguindo este passo a passo, certamente você estará mais preparado do que nunca para enfrentar uma entrevista de emprego e finalmente conseguir uma vaga no mercado de trabalho.

Nunca pare de ganhar conhecimentos, mesmo que você seja escolhido, mostre interesse em aprender sobre tudo, mostre-se curioso e faminto por conhecimentos. Esta é uma qualidade que encanta os chefes de empresas e também uma qualidade que irá te levar muito longe em sua carreira.

Esperamos que você tenha gostado destas dicas. Anote tudo e faça o possível para ser bem-sucedido em sua entrevista de emprego.

Veja o infográfico sobre o que fazer antes, durante e depois de uma entrevista de emprego

infografico-O-que-fazer-antes-durante-e-depois-de-uma-entrevista-de- emprego

Boa sorte!

Deixe um comentário

© 2012-2017 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo