Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Concursos » O que faz o soldado da Polícia Militar?

O que faz o soldado da Polícia Militar?

Olá,

Um dos concursos mais vantajosos, atualmente, é o da Polícia Militar de Minas Gerais que pretende selecionar 1.350 vagas para o cargo de soldado. Afinal de contas, é um cargo nobre que exige, acima de tudo, disciplina, organização, solidariedade e perseverança. O soldado pode atuar no Exército, Aeronáutica, Marinha ou nas Polícias Militares dos Estados brasileiros.

Para se tornar um soldado da Polícia Militar, é necessário ser aprovado em um concurso público. Os critérios e exigência podem variar de acordo com o Estado. Geralmente, os requisitos para se tornar um soldado são:

-Ter concluído o segundo grau ou equivalente;
-Ter no mínimo 18 anos e no máximo 30 anos;
-Altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres.

Outra característica da seleção é que, além da prova escrita, é realizado um teste físico e psicológico. O teste físico é para testar condicionamento físico do candidato, pois o cargo exige disposição, atenção e reflexos rápidos. Já o exame psicológico serve para comprovar se o candidato está apto a exercer a profissão sem correr riscos.

Quais são as funções do soldado da Polícia Militar?

Existem várias possibilidades que variam de acordo com a demanda da Polícia Militar, como: responsável por prisões em flagrante, busca e apreensão com mandado judicial, autuação em caso de crimes e contravenções, revistas, “blitzes” e controle da população em situações de aglomeração pública – passeatas, manifestações, eventos de rua de grande porte (como carnaval, micaretas e afins). Também pode realizar investigação e delimitação processual.

No início, o soldado deverá participar de uma série de cursos e treinamentos, com aulas no período da manhã e tarde. Após aprender todas as habilidades necessárias, o soldado faz um estágio que dura, aproximadamente, um ano. Após esse período, o profissional pode atuar na parte operacional e, dependendo do batalhão, pode fazer turno de seis horas a pé, oito de bicicleta, 12 horas de viatura ou plantões de 24 horas, em caso de tropas especializadas.

Quais os benefícios de ser soldado da PM?

As principais características são: estabilidade, promoção por processo seletivo interno, meritocracia, possibilidade de crescer profissionalmente e cursos de aperfeiçoamento. Além dos direitos e benefícios especiais que a Policia Militar garante aos seus profissionais.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2016 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo