Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » O que faz o livro “Diário de um banana” ser popular

O que faz o livro “Diário de um banana” ser popular

Olá, leitores!

Diário de Um Banana (Diary of a Wimpy Kid, no nome original) é uma série de livros escritas por Jeff Kinney, um escritor e ilustrador norte-americano. A série conta a história de Greg Heffley, um garoto da sexta série que ganha um diário de sua mãe e começa a relatar os seus dias e suas aventuras. A série já conta com 10 livros de histórias de Greg, além de um livro de “faça você mesmo” e dois livros que relatam os bastidores dos filmes.

As publicações que deram origem a série de livros começaram no ano de 1998. Em 2004, as histórias são publicadas em um site. Durante a New York Comic Com (convenção norte-americana de livros, séries, filmes e outros), o autor assina um contrato com uma editora para uma série de livros. O primeiro livro da série foi lançado em abril de 2007 e o décimo terceiro livro tem sua data de lançamento prevista para novembro de 2016.

Ao longo dos 10 livros, Greg relata experiências comuns à um garoto pré-adolescente. Nos livros são abordados alguns aspectos sobre as relações de Greg com Rowley, seu melhor amigo. A relação com o irmão Rodrick também é explorada e tema de um dos livros. A relação com seus pais e familiares é abordada também.

Ainda, outros temas importantes para garotos que estão para se tornar adolescentes são destacados como a puberdade, a escola, as férias e as relações “conturbadas” com as garotas. Outros temas mais distantes desse universo são abordados como as férias de Greg em uma minivan e o abandono dos habitantes da cidade no que se refere ao uso de aparelhos eletroeletrônicos. Greg chega a fazer uma autoanálise em um dos livros.

A popularidade dos livros pode ser atribuída a leitura fácil de cada exemplar. Kinney tem uma escrita muito dinâmica e fácil de ler. Os relatos da vida de Greg são repletos de ironias e sarcasmos, o que dá um tom ainda mais leve e divertido para os livros. Ainda, o livro é cheio de ilustrações que retratam a vida de Greg e complementam o que se está relatando.

criancas-lendo-um-livro

Também se pode atribuir o sucesso da série de livros por conta da identificação com o leitor com o que se passa na vida de Greg. Se o leitor ainda não passou pelo período da pré-adolescência e pela adolescência, ainda vai passar e conhece alguém que já passou por essa fase tão conturbada. As inseguranças, os medos, os conflitos dessa fase são, de certa maneira, comuns a grande parte das pessoas e é muito fácil se colocar nas situações que Greg passa e se identificar com elas.

Filmes inspirados em Diário de um banana

O sucesso do livro foi tão grande que acabou resultando em três filmes. Cada um destes se baseia nos primeiros livros: Diário de um Banana (2010), Diário de um Banana: Rodrick é o Cara (2011) e Diário de um Banana: Dias de Cão (2012).

O primeiro filme, lançado em 2010, é sobre o primeiro livro, de mesmo nome. Conquistou diversos prêmios como Filme Favorito no Kids’ Choice Awards, além de mais quatro prêmios e oito nominações. O segundo filme, lançado em 2011, também é baseado no livro homônimo e resultou em cinco nominações e o prêmio de melhor atriz coadjuvante para Laine MacNeil. O terceiro livro, baseado nos livros “A gota d’água” e “Dias de Cão”, lançado em 2012, gerou sete nominações e dois prêmios: melhor elenco jovem e melhor ator coadjuvante para Robert Capron.

Os filmes também resultaram em dois livros que contam os bastidores dos filmes e mais alguns extras, para consolidar o sucesso da série mundialmente conhecida.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo