Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Concursos » O que estudar para concurso público de nível médio

O que estudar para concurso público de nível médio

Olá, leitor!

Saber o que estudar para concurso público de nível médio é a chave para conseguir boa classificação e ter os resultados esperados.

Quem já tem uma boa bagagem de concurseiro sabe que um longo caminho de estudos determina a sorte. Mas para quem é iniciante, há algumas dicas que serão primordiais para se ter um bom desempenho.

Normalmente o período para estudar a partir da publicação do edital é de apenas 2 meses. Então como se organizar nesse tempo? É tempo suficiente para preparação, caso o candidato tenha empenho e dedicação.

Esses são hábitos que irão impulsionar sua posição diante dos adversários. Tendo em vista que os concursos de nível médio são os mais disputados, quanto mais incentivo e motivação para estudar, maiores serão suas chances de estabilizar sua situação financeira.

Mas, será que vale a pena estudar nível superior para aumentar as chances de sucesso? Quais matérias priorizar? O que caracteriza concurso público de nível médio? Isso tudo você irá descobrir nesse artigo. Confira!

Sobre os concursos públicos de nível médio

o_que_estudar_para_concurso_publico_de_nivel_medio_

Para quem possui uma formação acadêmica de nível médio, há muitas oportunidades de empregos que são por intermédio de concursos públicos. Para quem já possui o nível médio, terá maior facilidade em estudar, já que aparecem mais as disciplinas que são cobradas em provas de nível médio.

Os concursos desse nível são ideais para quem ainda não teve a oportunidade de cursar o ensino superior, mas ainda assim quer mudar as chances no mercado de trabalho.

Dentre os principais cargos oferecidos em concursos desse nível estão os cargos administrativos em geral, Técnico em Informática, Técnico em Enfermagem, Auxiliar de Farmácia, Auxiliar de Serviços Gerais, Motorista, Técnico Judiciário, etc.

Como já foi mencionado no início desse artigo, os concursos públicos de nível médio são os mais concorridos. Isso porque, muita gente que presta concurso de nível superior também tenta a sorte em concursos de nível médio.

A estabilidade financeira e chances de ingressar em cargos de prestígio são os atrativos que fazem desse tipo de concurso o mais concorrido.

Exatamente por isso é que saber o que estudar para concurso público de nível médio irá ajudar a obter um resultado mais concreto.

Matérias básicas para concurso nível médio

A matéria base que dá reforço a todas as outras é, sem dúvidas, a Língua Portuguesa. Estudar língua portuguesa para concursos é fundamental para aumentar suas chances de sucesso.

Cada banca organizadora traz características distintas na elaboração das questões de português. Por isso ter as regras gramaticais na ponta da língua pode ser uma arma que irá somar ao seu resultado final.

Ainda dentro das matérias básicas que compõem um edital de concurso médio, a Matemática é uma das que mais eliminam candidatos. Também depende muito da banca organizadora.

Portanto, quanto maior for o seu conhecimento em matemática, mais chance terá de passar pela complexidade das questões. Priorizar o estudo de fórmulas, testes de raciocínio e exercícios de lógica podem ajudar.

Outras matérias básicas que caem em concursos públicos de nível médio são Direito Administrativo e Direito Constitucional, isso dependendo do concurso que você irá prestar.

É necessário dominar assuntos que abrangem o Direito Civil dos cidadãos e da mesma forma, os deveres dos mesmos na sociedade. Nesse caso, livros que contêm informações de direito constitucional são totalmente relevantes para aumentar seus conhecimentos.

Para cargos mais técnicos, saber conceitos de Informática e Tecnologia são fundamentais. Além dos conceitos básicos, são exigidos conhecimentos de edição de textos, elaboração de planilhas, sistemas operacionais, programação e pesquisas aprofundadas na internet.

A Gestão Pública também traz alguns conhecimentos exigidos nas provas de concurso público. A Administração Pública é presente em quase todos os concursos públicos e está também ligada com as disciplinas de Direito Constitucional e Direito Administrativo.

O que estudar para concurso público de nível médio?

Elaboramos alguns pontos que podem te ajudar muito na hora de estudar. Agora que você já sabe quais são as matérias básicas que devem ser estudadas com frequência, saiba o que estudar para concurso público de nível médio:

1 – Apostilas

Há uma infinidade de apostilas que fundamental os principais conceitos de cada matéria exigida nos concursos públicos. As apostilas estão disponíveis para download e você pode estudar um pouquinho por dia.

O interessante de estudar apostilas é que você terá acesso a explicações completas de todos os assuntos. Em breve você terá tudo na ponta da língua e estará mais preparado quando o edital for publicado.

2 – Estude informática e tecnologia

A tecnologia é um dos assuntos mais abordados atualmente em concursos públicos. Dessa maneira, se você ainda não tem contato com computador ou outros dispositivos tecnológicos, pode estudar mais sobre o assunto.

Outra opção bastante válida é estudar por cursos online gratuitos. Esses cursos além de serem completos, farão de você mais competitivo nos concursos públicos.

3 – Aprimore sua produção de texto

Como sabemos a redação é uma das questões de prova de concurso público que mais vale nota. Para ser exato, a redação chega a valer 40% da nota total de uma prova de concurso nível médio.

Elaborar uma redação com conteúdo excelente é o principal objetivo de questões como essa para concurso público.  É preciso saber desenvolver ideias e construir argumentações que levam à uma conclusão final plausível.

Elaborar uma boa redação também tem ligação com um amplo conhecimento em Língua Portuguesa. Portanto, se estudar muito essa disciplina conseguirá sair bem na redação.

5 – Faça simulados nível médio

Os simulados o ajudam a estudar com maior consistência as provas que já foram aplicadas. É possível ainda fazer o download das provas e gabaritos para testar seus conhecimentos.

Essa é conhecida como uma das técnicas mais eficientes de concurseiros de sucesso. Resolver provas anteriores faz com que você consiga compreender a complexidade das questões e identificar quais são as matérias e áreas mais cobradas.

Outro ponto favorável é que você conseguirá estabelecer horário de resolução de cada questão. Assim, terá domínio de elaborar cada questão no seu tempo e estudar todo o conteúdo em tempo suficiente.

5 Dicas para quem vai prestar concurso público nível médio

Agora, se além de saber o que estudar para concurso público de nível médio você quer também algumas dicas certeiras para aprimorar seus estudos, preparamos um guia completo que irá te ajudar muito. Anote tudo para não esquecer!

1 – Vale a pena estudar material superior?

Na verdade, escolher estudar materiais de outro nível só irá consumir ainda mais tempo que você poderia estar gastando em materiais exigidos realmente para o concurso.

Muitas pessoas acham que é vantagem estudar conteúdos de nível avançado. Porém, o que será pedido são conteúdos de nível médio. Então não há vantagem estudar material de nível superior.

Você precisará fazer um plano de estudo todo baseado nas disciplinas de nível médio para que assim tenha um estudo mais focado no que realmente importa.

2 – Qual a melhor maneira de conciliar trabalho e estudo?

Um dos maiores problemas de quem vai prestar um concurso público é associar a jornada de trabalho diária com o curto tempo para estudar.

Nesses casos, o ideal é se aprofundar mais em materiais direcionados e aprofundados nas disciplinas cobradas. Participar de grupos de simulados e exercícios pode ajudar bastante.

Outra possibilidade é pensar em investir em um curso preparatório. Caso você sinta muita dificuldade em uma matéria, pode realizar um módulo específico para aumentar o seu nível de conhecimento.

3 – Vale a pena esperar o edital?

Uma coisa importante para garantir sucesso no concurso público é estudar somente o conteúdo programático exigido no edital. Mas também leva vantagem quem começa a estudar cerca de 5 meses antes de lançar o edital.

Isso porque, quase sempre as disciplinas são as mesmas, como mencionamos aqui. Sendo assim, como terá apenas 2 meses de preparo após o edital, você pode ir se aprofundando mais em cada matéria que tem dificuldade até a publicação do edital.

4 – E a banca?

A diferença de abordagem de cada banca em relação à aplicação das questões é uma dificuldade frequente nos concursos. Por mais que um candidato tenha estudado muito uma determinada disciplina, dependendo da banca organizadora, pode haver pegadinhas que podem atrapalhar o desempenho nas provas.

Exatamente por isso que é preciso estudar as principais bancas organizadoras de concursos públicos. Para isso, você pode colocar em seu cronograma os seguintes pontos:

  • Estude bancas diferentes e renomadas;
  • Mantenha foco na banca organizadora do certame anterior;
  • Após a publicação do edital, priorize estudar as características da banca escolhida;
  • Estude questões anteriores aplicadas pela banca escolhida para organizar o concurso.

5 – Onde estudar?

O ambiente de estudo influencia muito nos resultados de sua prova. É preciso muito foco, determinação e persistência para não desviar do seu objetivo principal.

Estudar pela internet é ainda uma das melhores formas de praticar todo o material teórico estudado. Existem sites que oferecem realização de simulados e provas gratuitos.

Para que seu plano de estudo seja ainda mais efetivo, procure usufruir de todas as ferramentas tecnológicas disponíveis. É possível estudar para concurso público por meio de aplicativos, download de manual, e muitas outras técnicas de estudo pela internet que você pode aproveitar.

Agora você já sabe o que estudar para concurso público de nível médio. Comece agora mesmo os preparativos para que antes do edital você já tenha uma base de conhecimento sólida.

Outras oportunidades:

Boa sorte!

comentários (1)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo