Você está aqui:Home » Enem » O que estudar na matemática para o Enem

O que estudar na matemática para o Enem

Olá, leitores!

Uma das provas mais temidas pelos alunos é a prova de Matemática do Enem que possui 45 questões. Mas, como apresenta vários níveis de dificuldade, devem ser interpretados com cuidado e principalmente prestar atenção no enunciado. A análise de dados é constante no decorrer de toda a prova, mas não é suficiente se não aplicar as fórmulas certas em matemática.

Mas a prova cobra menos do que se imagina, pois a maioria das perguntas englobam conteúdos do nono ano do ensino fundamental e o primeiro ano do ensino médio. Com isso, os temas mais cobrados na prova são:

Funções de 1° e 2° graus

As questões podem aparecer com as mais variadas abordagens, mas normalmente esse tipo de pergunta não é recorrente, o enunciado propõe uma situação em que o uso da função é necessário – mas não deixa isso claro no texto.

Progressão aritmética e geométrica (PA e PG)

Ocorre uma situação parecida como a das funções, pois em um vestibular tradicional vai estar escrito no enunciado indicando o uso de PA ou PG. Mas no Enem, se cria uma situação que origine o PA e o aluno deve reconhecer apenas analisando os dados apresentados.

Estatística

É comum cair sobre média aritmética, moda ou mediana.

Grandezas proporcionais

É comum que sejam resolvidas com uma simples regra de três. Eles podem ser inversamente ou diretamente proporcionais.

Porcentagem

Costumam apresentar um enunciado claro, mas a questão também aborda outro assunto, sendo comum o uso da matemática financeira, por exemplo.

Equações 1º e 2º graus

São bastante comuns e também não costumam ter um enunciado explícito. Normalmente, a questão coloca um problema que exige que o aluno formule uma equação para resolver.

Trigonometria

Normalmente é mais aparente, pois a questão já vem com um desenho da figura, deixando claro pro aluno o que deve ser feito para chegar a um resultado.

Áreas de figuras planas/prismas, cilindros, cones e esferas

Assim como nas questões de trigonometria, essas questões costumam apresentar a figura do objeto descrito no texto, o que deixa explícito qual fórmula o aluno vai precisar para resolver a questão.

A dica para se sair bem é fazer primeiro os exercícios que considerar mais fácil, deixando as mais complicadas para depois. Vale lembrar que as questões tem pesos diferentes, mas o candidato deve tentar responder o maior número que conseguir. Se perder tempo nas difíceis, sobra pouco para resolver aquelas que você tem mais chances de acertar.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo