Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » O que estudar de língua portuguesa para o vestibular?

O que estudar de língua portuguesa para o vestibular?

Olá,

É muito comum ouvirmos alguém dizer “eu não sei português”, não é mesmo? Mas quando alguém diz isso devemos entender que essa pessoa quer dizer que não sabe “gramática”, ou melhor, não sabe boa parte das regras cobradas pela gramática normativa.

Abordaremos neste texto o que você deve estudar na disciplina de Língua Portuguesa para os vestibulares. Vamos lá?

Língua portuguesa: saiba o que estudar para o vestibular

Língua portuguesa para o vestibular

Fonte: Reprodução

Antes de tudo, vale ressaltar que abordaremos aqui os tópicos mais cobrados, portanto caso o seu tempo seja curto foque nesses tópicos primeiro. Por outro lado, se você tem tempo para estudar o conteúdo completo, procure saber tudo o que cobra do conteúdo nas universidades em que vai prestar vestibular.

Outro ponto importante a ser ressaltado é que as provas de Língua Portuguesa não cobram apenas gramática, já que literatura e interpretação de textos  também são incluídos como conteúdos da disciplina. Portanto, dividiremos as dicas em três partes: interpretação de textos, gramática e literatura. Confira:

Interpretação de textos no vestibular

Embora não tenha um conteúdo específico a ser estudado, a interpretação de texto tem dominado a prova de Língua Portuguesa em muitos vestibulares, sendo muitas vezes mais cobrada que gramática e literatura (mas não deixe de estudar esses conteúdos por causa disso).

As dicas principais para ir bem em interpretação são apenas duas: leia bastante e pratique.

Gramática

A gramática hoje tem sido muito cobrada contextualizada, ou seja, cobra-se a gramática aliada à interpretação. Portanto, quando for estudar gramática, procure praticar resolvendo questões que cobrem conteúdos gramaticais relacionados a textos.

Confira o que estudar em Língua Portuguesa para o vestibular:

  • Classes de palavras: na Língua Portuguesa as palavras são divididas em dez classes que são classificadas em variáveis e invariáveis. É essencial que o vestibulando saiba distinguir uma classe da outra e que consiga classificar as palavras. As dez classes são:
Classes de palavras
Variáveis Exemplos Invariáveis Exemplos
Substantivo Casa, amor Advérbio Aqui, agora, ontem
Artigo A, o, um, uma Preposição De, em, para, a
Adjetivo Bonito, pequeno, esperto Conjunção Que, mas, pois, embora, conquanto
Numeral Um, dois, terceiro, dobro Interjeição Ai!, Nossa!, Puxa!
Pronome Eu, ela, alguém, este
Verbo Correr, andar, chorar

 

  • Verbos: apesar de inclusos no item anterior, os verbos merecem atenção especial. Além de ser um conteúdo extenso, é importantíssimo saber identificar um verbo e classificá-lo quanto à predicação.
  • Análise sintática: tão importante quanto saber a que classe as palavras pertencem, é saber como elas se relacionam umas com as outras e que função exercem na oração.
  • Fonologia: é a parte da gramática que estuda os sons das palavras. É necessário que se dê atenção a questões, como: fonema, tonicidade e acentuação.
  • Concordância: trata-se de um conteúdo importantíssimo, que o ajudará também ao escrever suas redações.
  • Regência: no dia a dia, usamos a regência de muitos verbos de forma diferente da recomendada pela gramática normativa, portanto trata-se de um conteúdo passível de erro e, por isso, deve ser estudado.
  • Pontuação: conheça os principais pontos e saiba quando cada um deve ser usado.
  • Figuras de linguagem: as figuras de linguagem estão relacionadas à interpretação de textos e à literatura. Conhecê-las vai ajudá-lo a entender melhor aqueles poemas que aparecem nas provas.
  • Funções da linguagem: como a prova de português está dando cada vez mais importância ao texto, as funções da linguagem estão sendo cada vez mais cobradas. Dê atenção a todas essas funções e aos elementos da comunicação.

Literatura

A literatura é cobrada pelo menos de duas maneiras: ou se cobra a interpretação de textos literários, ou se cobra conhecimentos a respeito dos movimentos literários. Veja o que estudar:

  • Autores clássicos: procure se informar e conhecer (lendo) a obra dos principais autores nacionais. Além de ajudá-lo no vestibular, trata-se de leituras que o engrandecerão como pessoa também.
  • Modernismo e pré-modernismo: no Enem tem sido o movimento literário mais cobrado ultimamente. Portanto, procure conhecer as características do movimento e seus principais autores.
  • Todas as escolas literárias: é essencial que você conheça as principais características e os principais autores de cada movimento literário.

Além do exposto acima, também são cobradas em literatura coisas como interpretação de textos e figuras de linguagem, que colocamos junto à parte de gramática.

Conclusão

Você viu neste texto os principais conteúdos das provas de português nos vestibulares. Foque nesses conteúdos, mas tente estudar o conteúdo completo.

Um grande abraço, e até a próxima!

Exercícios

1 – (Enem – 2018) O jogo é uma atividade ou ocupação voluntária, exercida dentro de certos e determinados limites de tempo e de espaço, segundo regras livremente consentidas, mas absolutamente obrigatórias, dotado de um fim em si mesmo, acompanhado de um sentimento de tensão e de alegria e de uma consciência de ser diferente da “vida quotidiana”.

HUIZINGA, J. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 2004.

Segundo o texto, o jogo comporta a possibilidade de fruição. Do ponto de vista das práticas corporais, essa fruição se estabelece por meio do(a)

a) fixação de táticas, que define a padronização para maior alcance popular.

b) competitividade, que impulsiona o interesse pelo sucesso.

c) refinamento técnico, que gera resultados satisfatórios.

d) caráter lúdico, que permite experiências inusitadas.

e) uso tecnológico, que amplia as opções de lazer.

 

2 – PUC-SP – Indique a alternativa correta no que se refere ao plural dos substantivos compostos:

casa-grande, flor-de-cuba, arco-íris e beija-flor

a) casa-grandes, flor-de-cubas, os arco-íris, beija-fior

b) casas-grandes, flores-de-cuba, arcos-íris, beijas-flores

c) casas-grande, as flor-de-cubas, arcos-íris, os beija-flor

d) casas-grande, flores-de-cuba, arcos-íris, beijas-flores

e) casas-grandes, flores-de-cuba, os arco-íris, beija-flores

 

Gabarito

1 – D

2 – B

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo