Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » O Que é topografia e como é usado no dia a dia?

O Que é topografia e como é usado no dia a dia?

Olá, leitores!

Topografia é nada mais nada menos que uma ciência que estuda todas as características possíveis presentes na superfície de algum território, como alto ou baixo relevo, declínio ou algum outro fator que possa estar presente no mesmo lugar, ou seja, um campo da geografia.

O estudo da topografia também esta relacionado a cartografia (estudo dos mapas), com o intuito das pessoas terem que especificar as condições e as estruturas das rotas descritas nos mapas e cartas geográficas da época. A topografia teve sua notoriedade no século XVII, com a invenção de muitos instrumentos importantes para as medições topógrafas como o barômetro, cronômetro e a luneta astronômica.

Topografia vem do grego tophographia, tendo a palavra topos como ”região ou lugar” e graphen significando ”descrição”. A união desses termos forma a ”Descrição de uma região”. O estudo da topografia se estende a apenas pequenas e médias regiões, que vai de até 30 mil metros de superfície, sendo as medições feitas em grande escalas, como por planetas inteiros, por exemplo, sendo nomeados de Geodésia.

Como utilizar o Topógrafo?

Esses estudos topógraficos são muito utilizados em obras de grande porte como construção de estradas, ferrovias, prédios, aeroportos, campos, fazendas, sítios, campos de golfe, estádios de campos de futebol, entre outros. Antes da construção de estradas, ferrovias e prédios, a necessidade de um estudo topógrafo é muito importante para que não haja nenhum tipo de erro nas condições do solo em que for abrigar esses tipos de construções. É normal a ocorrência de acidentes de obra quando se trata de estradas, pelo fato da circulação de automóveis de pequeno e grande porte, o que interfere na condição do solo. As pequenas formas e peculiaridades do terreno são vistas e determinadas detalhadamente para que não tenha nenhum erro e seja 100% seguro na hora de executar esse tipo de obra.

Equipamentos em obra

Hoje em dia, uma das melhores ferramentas em circulação para a medição do topógrafo e de outros estudos como outras áreas da Geografia, é o GPS (Global Positions System), pois com ele você pode consultar a internet para verificar seu posicionamento no local em que será construído a obra.  A topografia tem como principal funcionamento o conhecimento total e detalhado do terreno em que será elaborado a obra, além disso ele dispõe de equipamentos como Teodolito, mira, nível tipográfico, mira tipográfica, entre outros.

mapa-mundi-em-papel-antigo

Um equipamento que, uma vez passado no terreno, já capta todos os dados dos terrenos coletados  e processa-os no equipamento, facilitando a projeção de implantações de pontos, coordenadas que serão gravadas na estação total, para serem projetadas as plantas topograficas do terreno. Com a utilização do GPS ficou ainda mais fácil pois além de fisgar exatamente o amarro das áreas coletadas nas coordenadas oficiais UTM, poderá estar possibilitando o mapeamento das grandes áreas com muita precisão sem nenhum espaço de tempo.

Os equipamentos da construção civil hoje estão muito mais evoluídos e facilitam a prática das obras. Com esses ótimos recursos disponibilizados, não há maneira mais eficaz e precisa de projetar sua obra, sem esperar que algum futuro acidente aconteça.

Entendeu como a topografia é usada em nosso dia a dia? Pois então, se ainda restou alguma dúvida, deixe um comentário que iremos adorar ajudar!

Até breve!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo