Você está aqui:Home » Dicas » Curiosidades » O que é pensamento crítico e 8 dicas para desenvolvê-lo

O que é pensamento crítico e 8 dicas para desenvolvê-lo

Olá, leitor(a)!

Ao longo do tempo, o mercado de trabalho passou por transformações devido aos avanços tecnológicos e mudanças nas estruturas sociais. Com isso, novos setores surgiram e novas habilidades passaram a ser requisitadas em processos seletivos.

Uma delas é a do pensamento crítico, que ganhou relevância após a última grande transformação digital e também é muito importante no âmbito pessoal. Pensando nisso, nós vamos mostrar o que é o pensamento crítico, sua importância e algumas dicas para desenvolvê-lo.

O que é pensamento crítico e sua importância

O pensamento crítico consiste na capacidade de coletar informações em determinado contexto, fazer uma reflexão sobre elas e emitir um julgamento amparado em referências e argumentos. Para isso, a pessoa deve analisar com eficiência o contexto em que ela está inserida.

Pensar de maneira crítica é um processo reflexivo e que necessita de empatia para analisar todos os pontos que envolvem uma situação, um tema ou um fato. O pensamento crítico está apoiado em 2 pilares:

  • Competências cognitivas: relacionado às capacidades de análise, empatia e comparação. São responsáveis por formular a avaliação e o julgamento;
  • Espírito crítico: relacionado à formação da pessoa durante seu convívio em sociedade. São as inclinações e comportamentos que levam a elaboração de ideias e tomadas de decisão.

De acordo com um relatório do Fórum Econômico Mundial, o pensamento crítico é uma das 15 habilidades que estarão em alta no mercado até 2025. Isso porque, um(a) profissional que pensa criticamente consegue fazer avaliações e julgamentos de maneira mais eficiente, garantindo uma tomada de decisão assertiva para determinados contextos.

Por exemplo, um(a) analista de dados (ou conteúdo) trabalha com um grande volume de informações e dados diariamente, sendo que alguns não são relevantes para a função. Logo, esse(a) profissional deve ter um olhar crítico e filtrar as informações mais importantes de acordo com os objetivos do trabalho.

Além dos pilares, o pensamento crítico engloba um conjunto de outras competências. Entre elas, destacam-se 11:

  • Foco: atenção é essencial para não perder nenhum detalhe;
  • Curiosidade: estar sempre buscando motivos, razões e aprimorar o conhecimento aumenta a capacidade de reflexão;
  • Autoconhecimento: antes de analisar um fato, por exemplo, é necessário abandonar algumas crenças e prejulgamentos. Por isso, o autoconhecimento é importante;
  • Capacidade de observação: além do foco, é importante observar todas as partes que envolvem um contexto. Assim, há mais material para ser analisado;
  • Autonomia: ter independência para tomar decisões;
  • Raciocínio lógico: saber estruturar um bom raciocínio para desenvolver argumentos;
  • Empatia: é necessário se colocar no lugar de outra pessoa para ter mais visões sobre o tema em discussão ou problema a ser solucionado;
  • Objetividade: não deixar que fatores subjetivos se sobreponham ao raciocínio lógico e veracidade das informações;
  • Criatividade: pessoas criativas desenvolvem várias soluções inovadoras para problemas corriqueiros;
  • Discernimento: saber distinguir opinião de fato ou informação, além de não deixar que conceitos mal fundamentados influenciem no julgamento;
  • Competência analítica: é essencial para estabelecer conexões, especialmente entre dados e informações.

O pensamento crítico é uma habilidade que pode fazer com que um(a) profissional se destaque no mercado ou na empresa, já que tende a entregar um trabalho mais eficiente. Além disso, uma pessoa que pensa de forma crítica está menos sujeita a ser enganada por notícias falsas, argumentos distorcidos e manipulações, seja no âmbito pessoal ou empresarial.

8 dicas para desenvolver o pensamento crítico

A habilidade de pensar criticamente não é inata aos seres humanos, ou seja, pode ser desenvolvida e aprimorada ao longo da vida. Inclusive, várias instituições de ensino têm estimulado crianças e adolescentes a desenvolverem esse tipo de pensamento, a fim de fomentar a autonomia, a curiosidade e o raciocínio lógico nessas fases da educação.

Nós separamos 8 dicas para desenvolver o pensamento crítico e utilizá-lo em qualquer ambiente. Vamos apresentá-las a seguir:

8 dicas para desenvolver o pensamento crítico

Fonte: Reprodução

1. Fazer a gestão do tempo

A sociedade atual está em um ritmo muito intenso e acelerado de trabalho, especialmente devido às novas tecnologias. Durante a pandemia, por exemplo, era comum observar profissionais acumulando várias tarefas e utilizando diferentes tecnologias para resolvê-las.

Esse acúmulo pode comprometer a qualidade das entregas e diminuir a capacidade analítica do(a) profissional, já que ele(a) tem que dividir a atenção. Portanto, é necessário estabelecer limites e uma rotina para se dedicar, exclusivamente, a uma tarefa em determinado horário, sem se preocupar com distrações e outras demandas.

2. Definir prioridades

Essa dica está muito relacionada com a dica anterior. Durante a rotina de trabalho, há tarefas que exigem mais dedicação e tempo para serem resolvidas.

Por isso, é necessário elencar as prioridades para estabelecer níveis de dedicação e organização do trabalho. Isso também auxilia no aprimoramento do raciocínio lógico, pois, ao exercê-lo, as tarefas com maior urgência teriam prioridade para serem resolvidas.

3. Eliminar obstáculos

Durante a execução de uma tarefa, é normal aparecerem obstáculos e distrações. Em algumas situações, as distrações podem ser ocasionadas pelas tecnologias, como as redes sociais e os aplicativos.

Para eliminar esses obstáculos, a pessoa deve ter foco no objetivo e disciplina para cumpri-lo no prazo estabelecido. Pessoas críticas não deixam distrações atrapalharem suas análises e julgamentos.

4. Ter inteligência emocional

Aprender a controlar as emoções é um dos primeiros passos para desenvolver o pensamento crítico. Isso porque a inteligência emocional permite que se elabore argumentos baseados no raciocínio lógico e que os julgamentos não sejam distorcidos.

Além disso, saber lidar com as emoções é uma forma de superar preconceitos. Dessa maneira, a pessoa está mais aberta a escutar diversas opiniões e desenvolver empatia.

5. Ter equilíbrio racional e emocional

Complementando a dica anterior, é importante equilibrar a parte racional e a emocional durante as reflexões. Uma pessoa que utiliza apenas a racionalidade e a lógica acaba tendo um julgamento frio e robotizado.

Já as pessoas que não possuem controle sobre as emoções não conseguem desempenhar uma análise crítica e, consequentemente, formular argumentos racionais. Logo, ter equilíbrio entre esses lados fortalece a reflexão e constrói um julgamento mais assertivo.

6. Fazer questionamentos

O inconformismo e a curiosidade são características vitais para desenvolver o pensamento crítico. Buscar informações e conhecimento sobre um assunto é a melhor maneira de formular um argumento forte e eficiente.

Além disso, fazer questionamentos durante uma conversa ou debate é uma forma de ouvir outros pontos de vista e de construir um caminho para chegar em um objetivo. Portanto, procure fazer questionamentos sempre que possível.

7. Praticar a escrita

Segundo o filósofo e escritor Tom Chatfield, um dos especialistas em pensamento crítico, escrever é uma ótima forma de aprimorar o pensamento crítico. A escrita é uma boa maneira de organizar ideias e pensamentos de forma coerente e precisa.

Isso porque é necessário pensar na estrutura do texto, no público e no objetivo que deve ser alcançado. Dessa forma, a pessoa desenvolve a capacidade de organização e aprimora o pensamento lógico.

8. Observar debates

A última dica está ligada ao desenvolvimento da habilidade analítica. Cada pessoa possui maneiras de se expressar, fazer reflexões e emitir julgamentos, criando uma espécie de “gatilho” de fala e pensamento.

Ao observar debates, é possível identificar esses gatilhos e entender os motivos pelos quais a pessoa está utilizando aquela forma de expressão. Um(a) profissional com olhar crítico nota, rapidamente, esses gatilhos e faz uma análise do discurso com facilidade.

Conteúdo extra

Como dito anteriormente, o pensamento crítico é uma habilidade que pode ser aprimorada ao longo da vida e, devido à demanda do mercado, existem vários cursos que ensinam sobre o tema. Um deles está disponível de forma on-line e gratuita na plataforma de ensino Cursou, basta clicar aqui para acessá-lo.

Agora, para quem quiser ir além e investir em formação, há vários cursos sobre inteligência emocional, que mostram como controlar as emoções. Nós recomendamos o curso da Voitto, empresa especializada no desenvolvimento de profissionais para o mercado. Clique aqui para conhecer o curso.

Agora que você sabe como desenvolver o pensamento crítico, nos conte: qual dica você achou mais interessante? Deixe nos comentários!

No Canal do Ensino, leia também:

Até o próximo texto!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo