Você está aqui:Home » Dicas » Tecnologia » O que é o Movimento Maker?

O que é o Movimento Maker?

Olá,

Esse é um movimento moderno, Maker é uma palavra da língua inglesa que significa: fabricante, criador, construtor, autor. Isso quer dizer que é um movimento de pessoas que fazem algo, ela é uma extensão da cultura já muito conhecida, principalmente em tutoriais de decoração que é o DIY – Do-It-Yourself ou Faça-Você-Mesmo. Isso significa que pessoas comuns podem construir, consertar, fabricar e modificar diversos tipos de objetos e projetos com suas próprias mãos.

Se você é antenado já deve ter ouvido falar de algum desses eventos:

  • Arduino day;
  • Campus Party;
  • Flisol.

Esses eventos acontecem no Brasil, são encontros de grupos de pessoas que criam e fazem diversas coisas, são eventos do movimento Maker. Essa cultura já existe há décadas e ele foi responsável pela criação e evolução de diversas indústrias, como os computadores pessoais.

Hoje em dia, esses eventos estão mais populares por causa da impressão 3D e os microcontroladores, podemos até arriscar dizer que esse é o início de uma revolução industrial de grandes proporções.

A importância do movimento maker

O interessante é que qualquer pessoa pode fazer parte desse movimento, é claro que você precisa de uma boa ideia para criar algo e também conhecimento para não só ter a ideia como também executá-la. Mas você pode contar também com outros fazedores, essas pessoas estão o tempo todo criando coisas, algumas dão errado, outras precisam de melhorias e existem aquelas que vão revolucionar a forma que vivemos hoje.

Se você curte esse tipo de trabalho e é ligado nas inovações, não deixe de participar de eventos como os que citamos, além de conhecer muitas pessoas, lá você vai ter a oportunidade de apresentar sua ideia ou mostrar o que já criou. O movimento Maker mostra que qualquer pessoa pode fazer qualquer coisa, não precisa estar em uma empresa grande para criar algo diferente e inovador.

Um exemplo disso é a empresa Apple que surgiu em uma garagem, eles tinham uma boa ideia, sabiam como fazer e fizeram, simples assim, é claro que depois será necessário um financiamento. Mas se você criar algo que seja interessante, pode ter certeza que muitas empresas vão querer investir em seu negócio.

Uma dica legal para você que está começando é fazer parte de grupos do Movimento Maker, existem vários grupos de pessoas que participam desse movimento e eles podem te ajudar em diversas questões. 

E isso vale para todas as pessoas, não precisa ser algo completamente tecnológico, você pode criar e fazer alguma coisa na sua área de trabalho, é claro que o movimento Maker está mais ligado a tecnologia, programas de computador, aplicativos, máquinas e robôs, mas é possível produzir outras inovações.

Aproveite o que a tecnologia tem a oferecer, faça parte do movimento Maker e faça algo, estude para aprimorar seus conhecimentos e ser conhecido como a pessoa que revolucionou nossa forma de viver, já pensou nisso? Agora não deixe de compartilhar com outras pessoas sobre o movimento Maker.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2017 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo