Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » O que é negócio social?

O que é negócio social?

Olá, leitores do Canal do Ensino!

Você que é investidor ou empreendedor, já pensou em associar seu negócio a causas sociais, ambientais ou a algum objetivo que beneficie o coletivo? Pois esse tipo de investimento é chamado de negócio social. Conheça aqui tudo sobre esse assunto.

Os chamados negócios de impacto social visam causar impacto positivo em uma comunidade, ampliando as perspectivas de pessoas marginalizadas pela sociedade, aliada à possibilidade de gerar renda compartilhada e autonomia financeira para os indivíduos de classe baixa.

O mundo corporativo e o social

Um negócio deste tipo existe para buscar solução a uma questão social, ambiental ou pela ampliação de um impacto social ambiental já produzido. A novidade é que esta solução é desenvolvida considerando a viabilidade econômica da intervenção, com base em estratégias e modelos de negócios. Significa dizer que são soluções de negócios para problemas sócio ambientais.

Nesse tipo de empreendimento, a atividade principal deve beneficiar diretamente pessoas com faixa de renda mais baixas, as chamadas classes C, D e E, portanto, viabilidade econômica e preocupação social e ambiental, possuem a mesma importância e fazem parte do mesmo plano de negócios. Então, se o investimento financeiro é sua preocupação, é importante saber que, mesmo sendo uma causa visando beneficiar sociedade e meio ambiente, também é corporativa.

Como funciona o negócio social

Como um negócio tradicional, ele deve gerar suas próprias receitas a partir da venda de produtos e/ou de serviços como de educação, saúde, nutrição, tecnologia, etc. E sua motivação de existir é primordialmente ou exclusivamente por uma causa sócio ambiental. Os negócios de impacto social mostram que não há conflito entre ambição social e econômica.

Segundo o Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor da Universidade de São Paulo (CEATS), a intencionalidade é um fator importante e diferencial nos negócios de impacto social. Bem como sua relação com a realidade local e compromisso com o desenvolvimento do território. A análise da realidade social e seu contexto são fundamentais para determinar o negócio de impacto social.

Exemplo: um serviço que fornece eletricidade solar para uma comunidade rural isolada no Pará, por exemplo, poder ser considerado um negócio de impacto social pelas condições da realidade local e relevância para demanda. No entanto, esse mesmo negócio de impacto social gerido pelos mesmos empreendedores não teria a mesma relevância, por exemplo, em Campinas (SP) onde toda a população está conectada à rede elétrica regional. E, por isso, não seria considerado um negócio de impacto social.

Além disso, outra importante diferença dos negócios de impacto social para os tradicionais é que esta iniciativa não é desenvolvida para um ganho pessoal e sim para benefício de um grupo de pessoas.

Características do negócio de impacto social

  • Trabalho em rede, fazendo parcerias de forma a fortalecer e ampliar o impacto da atuação do negócio
  • Combate ao trabalho escravo, forçado ou infantil
  • Cuidado com a cadeia produtiva (seleção e avaliação dos fornecedores)
  • Gerenciamento do impacto ambiental
  • Articulação com as políticas públicas
  • Vende um produto ou serviço que contribui para melhorar a qualidade de vida da população de baixa renda
  • Esse produto ou serviço principal é capaz de sustentar financeiramente a empresa, de forma que ela não dependa de doações ou captação de recursos para as suas operações
  • Apresenta inovação no modelo de negócio
  • Tem potencial de alcançar escala e opera de maneira eficiente
  • Há comprometimento do empreendedor e de sua equipe em melhorar a qualidade de vida da população de baixa renda

Por que investir no negócio social

O investimento de impacto sócio ambiental inclui grupos de baixa renda na cadeia produtiva de valor; oferta produtos e serviços, de qualidade e com preços acessíveis, que contribuem diretamente para aumentar o acesso desses grupos de baixa renda a oportunidades e atendimento de necessidades básicas em saneamento, alimentação, energia, saúde e habitação.

Ainda possibilita a disponibilidade de produtos e serviços que melhoram a produtividade dos mais excluídos, contribuindo indiretamente para o aumento de suas rendas como, por exemplo, equipamentos de custo mais baixo, venda de tecnologias e acesso a crédito produtivo.

Interessou? Saiba mais sobre o negócio social no vídeo abaixo ou acesse o site do Sebrae:

Invista no seu lado empreendedor e ajude a sociedade e o meio ambiente para um mundo cada vez melhor com o negócio social.

Até a próxima!

comentários (1)

Deixe um comentário para Helio Aragão

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo