Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » O que é linguagem? Conceito e origem

O que é linguagem? Conceito e origem

Olá,

Estamos tão acostumados a usar a linguagem em nosso dia a dia que muitas vezes esquecemos de nos perguntar: o que é linguagem? e qual a sua origem?

Você já se perguntou como surgiu a linguagem? Como nós seres humanos desenvolvemos essa capacidade de nos comunicar? Neste artigo, você aprenderá o que é linguagem e o que se sabe sobre sua origem.

Linguagem

Quando falamos em linguagem, geralmente nos referimos a duas coisas:

  • à capacidade que o homem tem de se expressar por meio de um sistema complexo de signos; e
  • ao uso que se faz dessa capacidade.

Nós seres humanos já nascemos capacitados a desenvolver o uso da linguagem. Ou seja, é inerente ao ser humano o ato de se comunicar com outros seres humanos. É através da linguagem que transmitimos informações ou expressamos nossos sentimentos. Contudo, o ser humano só desenvolve a linguagem em contato com outras pessoas. E, como a finalidade da linguagem é a comunicação, ela só passa a existir quando se tem mais de uma pessoa. Pode-se afirmar diante disso que a finalidade da linguagem é a interação, daí seu caráter sociocomunicativo.

A ciência que estuda a linguagem é denominada linguística. Em linguística usamos o conceito de signo linguístico para estudar a linguagem. O signo linguístico é a soma de um significante e um significado. Quando alguém escreve ou fala a palavra “carro”, essa pessoa está usando um significante, que são os sons ou as letras que compõem essa palavra. Por outro lado, quando ouvimos ou lemos a palavra carro, para entender do que se trata, atribuímos a essa palavra um significado (veículo de quatro rodas…).

É importante não confundir língua com linguagem. Língua é um sistema complexo de signos através do qual se processa em um povo ou cultura o uso da linguagem. Por exemplo, qual é a língua mais falada no Brasil? E qual é a língua falada na França? A língua é apenas um dos variados tipos de linguagem.

Tipos de linguagem

Linguagem

Fonte: Reprodução

Apesar de alguns linguistas considerarem que apenas a manifestação do pensamento por meio de uma língua seja linguagem, há outros tipos de manifestações que também são chamados de linguagem. Por exemplo, a dança, a música, a pintura, os gestos, todas essas coisas são consideradas linguagem pois nos comunicamos através delas.

Já quando se trata da linguagem restrita ao uso de uma língua, temos diversas variações, que chamamos de variações linguísticas:

  • linguagem oral ou escrita;
  • linguagem formal ou informal;
  • linguagem verbal ou não verbal;
  • linguagem regional;
  • gírias;
  • jargões; etc.

Perceba que essas variações ocorrem conforme o contexto, a classe social ou mesmo a idade do indivíduo. Um jovem está mais propenso ao uso de gírias que um idoso. Por outro lado, uma pessoa que domina a língua culta, pode fazer uso da linguagem informal dependendo do contexto em que ela se encontra. Porém, independentemente da variação ou tipo de linguagem utilizados, sua finalidade sempre será a comunicação entre os indivíduos.

Origem da linguagem

Não se sabe exatamente ainda como surgiu a linguagem, pois seu surgimento deu-se na pré-história e, ao que parece, não deixou vestígios. O que sabemos sobre a origem da linguagem são teorias que tentam explicar seu surgimento.

Alguns estudiosos da área, acreditam que a linguagem surgiu através de adaptações de gestos rudimentares que os primeiros seres humanos usavam para se comunicar. A capacidade do ser humano de se adaptar ao meio e as necessidades de comunicação e transmissão de conhecimento foram, provavelmente, os elementos que mais influenciarem no desenvolvimento da linguagem.

Dentre várias teorias, existem a da continuidade e a da descontinuidade. Os teóricos que defendem a teoria da continuidade acreditam que a linguagem é uma evolução de sistemas pré-linguísticos, que eram usados por nossos ancestrais. Já os teóricos que defendem a teoria da descontinuidade acreditam que a linguagem é uma característica única do ser humano e diferente de qualquer traço encontrado em outros animais.

O que se sabe é que se não fosse a linguagem, talvez estaríamos hoje todos vivendo em cavernas e agindo como seres não humanos. Pois é através dela que transmitimos todo o conhecimento que foi gerado durante milênios.

Até logo!

comentários (1)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo