Você está aqui:Home » Dicas » Idiomas » O quê é francês instrumental e como usá-lo a seu favor

O quê é francês instrumental e como usá-lo a seu favor

Olá, leitor!

Saber mais que um idioma já é uma necessidade no mundo contemporâneo. Inglês, espanhol e francês lideram a lista de idiomas mais importantes para aprender no mercado de trabalho brasileiro.

A França mantém ótimas relações diplomáticas com o Brasil e cerca de 29 países falam francês como: Canadá, Suíça e Bélgica. Se você tem algum conhecimento em francês, quer desenvolver seu entendimento textual e se aprofundar na interpretação de textos franceses, esse artigo é pra você. Saiba o que é francês instrumental e como usá-lo a seu favor!

O que é Francês Instrumental?

o_que_e_frances_instrumental

O curso instrumental de Francês foi criado para quem tem conhecimento do idioma mas precisa ter uma maior compreensão dos textos. Voltado principalmente aos estudantes universitários, para provas de proficiência, pessoas que precisam entender um texto mais aprofundado, exercitando a interpretação, a leitura, reconhecendo os estilos dos textos, as palavras-chave e outras informações.

O curso de Francês Instrumental pode ainda capacitar para traduzir textos e saber responder perguntas relacionadas ao texto e estruturas gramaticais do francês e preparar o estudante de mestrado ou doutorado que fará provas de proficiência.

Assim como na leitura materna, você precisa ter uma constância na maneira de ler. Normalmente não se para a leitura para buscar o significado de uma palavra.

Assim também será na língua francesa, ao se deparar com uma palavra ou termo desconhecido, faz uma leitura ampla tentando entender o contexto.

Nessa abordagem de estudo é que você aprende que deverá tentar entender as palavras mais fáceis do texto, sublinhando as palavras desconhecidas, tentando responder: quem, o que, pra quê, e identificar o que é verbo e sujeito. Só depois irá buscar no dicionário as palavras desconhecidas e verificar se entendeu mesmo o texto.

Essas e outras sugestões de leitura são ensinadas no curso de idioma instrumental.

Cursos que ensinam Técnicas de Leitura

Certamente em sua cidade você encontrará uma instituição que auxilia o estudante a desenvolver sua habilidade de leitura e escrita em outro idioma, no caso, o francês. Para isso usa estratégias de leitura como Skimming, Scanning, selectivity, entre outras.

  • Skimming: a técnica consiste em “passar os olhos” no texto observando pistas tipográficas (números, datas, palavras-chaves) para que se tenha ideia do que seja o tema central do texto.
  • Scanning: Como o termo sugere, trata-se de um escaneamento do texto, uma varredura, em busca de termos específicos. Geralmente usado quando se procura uma palavra no dicionário, um nome em uma agenda, muito útil no dia a dia.
  • Selectivity: também chamado leitura seletiva, trata-se da técnica de procurar no texto trechos que tragam determinada informação. Observar termos relacionados, sinônimos além de palavras-chave.

O maior objetivo do curso de idiomas instrumental é que o leitor que precisa ou queira ler um texto em outro idioma, mesmo que não tenha domínio na língua estrangeira específica, consiga compreender o tema principal do texto e tirar informações dele, por meio do contexto.

Existem cursos que, mesmo sendo instrumentais, trabalham ramificações específicas, ou seja, de acordo com seus objetivos.

  • Se é para ter conhecimento mais amplo sobre determinado tema mas que só existe material de consulta em outra língua;
  • Se é para fazer prova de línguas para obter certificação de domínio do idioma;
  • Se é para se comunicar com profissionais de outros países.

Busque o curso que atenda seus interesses

Se seu interesse é conseguir entender um texto para apreender determinado conteúdo ou tomar conhecimento sobre determinado assunto que seja dominado pela França -no caso específico, o Curso Livre de Francês Instrumental da UFPA (Universidade Federal do Pará) é uma boa opção.

Na modalidade EaD (educação a distância) o curso é todo realizado pela plataforma Moodle. Até o momento em que escrevemos o artigo, o curso estava disponível para visitantes.

Na mesma categoria, você encontra na PUC-SP um curso de extensão de pós-graduação em  Francês Instrumental. Online, de 40 horas para graduados que não tem o conhecimento prévio da língua, mas existe o interesse ou a necessidade de se ler e compreender obras literárias no idioma francês. Existe uma lista de interesse para aguardar vaga e fazer sua inscrição.

Para obter Dalf ou Delf

A Aliança Francesa de Maceió possui o curso especial de Francês Instrumental para quem pretende adquirir o DALF – Diplôme Approfondi de Langue Française (Diploma Aprofundado de Língua Francesa) ou  DELF – Diplôme d’Études en Langue Française (Diploma de Estudos em Língua Francesa), certificação para alunos estrangeiros que querem estudar em universidades francesas.

Como existem em outros estados também, se preferir entre em contato com eles para saber se existe a possibilidade de fazer em seu estado.

Francês para Mestrado e doutorado

No Canal do Youtube Dila Soluções em Francês, existe uma playlist com aulas que se dedicam a auxiliar o aluno que pretende passar em prova de mestrado ou doutorado com a língua francesa, dando dicas sobre vocabulário, verbos e termos relacionados para maior entendimento aos textos.

Essas são nossas orientações para você que esteja estudando para passar em exames de francês, ou que queira ler um texto francês para ampliar seus conhecimentos em áreas específicas, ou mesmo para treinar seu entendimento nessa língua.

Até breve!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo