Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » O que é estágio extracurricular e como fazer o seu

O que é estágio extracurricular e como fazer o seu

Olá, leitor!

Se você está no processo de conquistar sua formação, já deve ter ouvido falar sobre o estágio extracurricular. Essa atividade pode trazer muitos benefícios para você, sendo uma experiência importante para absorver e fixar os conteúdos vistos em sala de aula.

No entanto, é comum que apareçam muitas dúvidas na hora de encontrar ou planejar-se para um estágio extracurricular. Nas instituições de ensino, normalmente encontramos poucas informações referentes a essa modalidade de estágio.

O que é o estágio extracurricular? Qual é a diferença dessa modalidade para o estágio obrigatório? Por que você deveria procurar por um estágio extracurricular, e como fazer isso?

Você sabia que alunos de direito agora têm a oportunidade de realizar um estágio online, com certificado? Leia esse outro post para saber mais sobre isso!

Se você precisa esclarecer algumas informações sobre o assunto, está no lugar certo! Esse artigo explicará tudo o que você precisa saber para entender o que é o estágio extracurricular e quais os benefícios que ele pode trazer para você, para seus estudos e para sua carreira. Basta continuar lendo para descobrir. Confira!

O que é estágio extracurricular?

estagio_extracurricular

O estágio extracurricular tem como objetivo aprimorar a experiência profissional do aluno. Ele proporciona uma visão mais completa e realista dos conteúdos revisados em sala de aula, preparando o estagiário para o mercado de trabalho e refinando suas habilidades práticas.

Porque o estágio extracurricular é importante?

Contar com experiência extra, atualmente, é mais do que fundamental. Com um mercado de trabalho extremamente competitivo na grande maioria dos setores, novos profissionais encontram sérias dificuldades de inserção.

Sabemos que, normalmente, as empresas preferem contratar colaboradores que já possuem experiência na área. Por isso a conquista do emprego na área de formação, mesmo à nível de entrada, normalmente é um grande desafio.

Essa dificuldade, no entanto, pode ser mitigada por meio dos estágios extracurriculares. Como trata-se de uma modalidade de estágio não-obrigatório, essa experiência é um grande diferencial para o seu currículo quando comparado com os outros recém-formados.

Isso porque, todo aluno que se forma na sua área, cumpre necessariamente, algumas horas de estágio supervisionado. O extracurricular, além de mostrar iniciativa e proatividade, também significa que você possui experiência extra.

Em outras palavras, essa experiência torna seu currículo mais atrativo para empresas. Mas ela também é valiosa para você: tendo feito o estágio extracurricular, você sabe o que esperar do mercado e da sua rotina. É mais fácil ingressar em um novo trabalho quando você já sabe o que vai fazer, e como!

Qual é a diferença entre o estágio extracurricular e o obrigatório?

A principal diferença entre o estágio extracurricular e o obrigatório, também chamado de supervisionado, é que as horas não serão contabilizadas para sua formação. Ou seja, é uma atividade realizada além das exigências da sua universidade.

No estágio supervisionado, além de ganhar as horas obrigatórias para conclusão do curso, você também terá um professor orientador para te acompanhar.

É interessante lembrar que, ao realizar estágio extracurricular, você acaba tendo uma percepção mais realista da sua futura rotina de trabalho, visto que está realizando a atividade por conta própria.

Em geral, existem responsáveis nas empresas pelos estagiários, então você não precisa se preocupar com ficar completamente sem orientação. A maior diferença acaba sendo, no final, que um dos estágios contará horas para sua formação, enquanto o outro serve para adquirir experiência e incrementar seu currículo.

Lembre-se: com o atual cenário de mercado no país, é essencial que você crie diferenciais para sua vida profissional. O estágio extracurricular é uma forma de mostrar que você tem mais experiência e muita iniciativa, características extremamente valorizadas pelas empresas em qualquer setor.

Como conseguir meu estágio extracurricular?

Agora que você sabe o quão importante é fazer um estágio extracurricular durante sua formação, é hora de encontrar o seu! Esse é outro ponto onde muitas dúvidas podem surgir, mas não se preocupe: vamos explicar tudo o que você precisa saber

O primeiro passo para conquistar seu estágio extracurricular é verificar se você se encaixa em todos os requisitos. Em geral, é preciso estar matriculado no curso na área escolhida e cursando pelo menos o segundo semestre para dar início em um estágio extracurricular.

Também é interessante lembrar que muitas universidades restringem as permissões para estágios no caso de alunos que possuam dependências anteriores ao semestre recomendado. Cada universidade, no entanto, possui suas regras.

Além disso, é preciso verificar com a empresa contratante se você atinge os requisitos. É comum encontrar vagas que exigem que os alunos estejam cursando os últimos semestres ou que possuam determinadas habilidades.

Confira agora algumas dicas para conseguir o seu primeiro estágio:

1 – Prepare o currículo com cuidado

O currículo é como sua carta de apresentação. É preciso pensar bem em como você vai formatar esse documento e o que irá escrever nele. E não precisa se desesperar por não ter muito o que colocar no campo de experiências profissionais. O recrutador sabe que está lidando com uma vaga para estudantes, e não vai esperar uma longa trajetória.

A dica é focar o documento nas suas habilidades mais relevantes, além de falar um pouco sobre como você tem trabalhado para se desenvolver.

Alguns exemplos são projetos desenvolvidos na universidade, cursos extracurriculares, atividades voluntárias, intercâmbios, cursos de idiomas e outros profissionalizantes.

E lembre-se: suas conquistas na vida acadêmica, como médias e participação em projetos também contam muito.

2 – Postura e imagem

Não é por que você é novo no mercado de trabalho que não deve parecer profissional. Considere com cuidado os seguintes fatores durante a entrevista e outras comunicações com a empresa:

Pode parecer óbvio, mas é muito comum que candidatos sejam eliminados por erros bobos, como se vestir de forma inadequada ou falar sobre temáticas inapropriadas.

A dica é: leia bastante sobre como se portar, o que perguntar e como agir se tiver dúvidas.

3 – De olho na época do ano

Sabia que existem épocas do ano que são muito melhores para procurar empregos e estágios? Informe-se sobre sua área e procure saber qual é o melhor momento de começar a estagiar.

De maneira geral, o começo do semestre é um período muito movimentado. Por isso, pode valer a pena começar a enviar currículos um pouco antes para se destacar.

4 – Destaque seus diferenciais

Você pode não ter experiência, mas certamente possui muitos diferenciais! Existem habilidades que são muito valorizadas no meio corporativo, e a grande maioria delas não está ligada à experiência ou ao ensino formal.

Confira algumas características importantes para desenvolver e ressaltar:

5 – Pesquise muito!

É essencial estar sempre se atualizando. E pesquisar não diz respeito apenas às matérias ou métodos de trabalho:

  • Pesquise sobre novas oportunidades e vagas;
  • Pesquise sobre a dinâmica de mercado;
  • Pesquise sobre as empresas onde fará a entrevista;
  • Pesquise sobre a rotina dos profissionais da sua área.

Lembre-se: você está aprendendo. Portanto, deverá se informar sempre, não ter medo de perguntar e procurar estar sempre em aprimoramento. Essas são habilidades essenciais para estudantes que pretendem realizar estágios extracurriculares.

Conclusão

Conquistar o seu primeiro estágio extracurricular não precisa ser uma tarefa tão complicada. Agora, você já deve ter tirado todas as suas dúvidas sobre o que é o estágio extracurricular e por que é tão importante realizá-lo.

O país encontra-se em um momento delicado para quem está ingressando no mercado profissional, é verdade. No entanto, munido de informação, boa vontade e iniciativa, é possível sair na frente.

O estágio extracurricular pode ser uma ferramenta importante para te ajudar a agregar diferenciais ao seu currículo e tropeçar bem menos no seu ingresso no mundo corporativo.

O estágio extracurricular será, provavelmente, sua primeira experiência profissional desvinculada da instituição de ensino onde você estará se formando.

É interessante lembrar que, mesmo assim, podem haver requisitos de estágio do curso ou cumprimento de determinadas matérias para que você possa estagiar. Esses fatores dependem muito de que área você estuda, e por isso devem ser verificados junto à universidade e ao local que oferece a vaga de estágio.

Estagiar sem uma supervisão na universidade pode parecer bastante assustador. No entanto, é preciso ter em mente que as vagas de estágio extracurricular servem, justamente, para que novos profissionais possam aprender.

Dessa forma, não se preocupe com não ter uma trajetória profissional para apresentar no currículo, e não se acanhe em fazer perguntas! De maneira geral, as empresas que oferecem esse tipo de oportunidade contam com responsáveis pela equipe de estagiários.

Dito isso, só resta preparar o seu currículo destacando suas melhores qualidades, se preparar para a entrevista de emprego e sair em busca do seu primeiro estágio extracurricular!

Quer saber mais sobre estágios? Leia também esses outros artigos aqui no Canal do Ensino:

E aí, está animado para começar seu estágio extracurricular? Conte como você conquistou essa oportunidade nos comentários e não esqueça de deixar sua pergunta se ficou com alguma dúvida!

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo