Você está aqui:Home » Dicas » Idiomas » O que é espanhol instrumental?

O que é espanhol instrumental?

Olá, leitor!

Se você gosta de aprender novos idiomas, provavelmente já ouviu o termo “espanhol instrumental”. Mas você sabe o que é espanhol instrumental? Aprenda lendo esse artigo!

Aprender espanhol pode ser um degrau importante na sua carreira ou nos estudos. Mesmo para viajar, essa é uma língua importantíssima. No entanto, é comum ver brasileiros subestimando o estudo do espanhol.

Talvez por possuir grandes semelhanças com o português, é muito comum que as pessoas decidam não estudar a língua. No entanto, em determinados ambientes, como o profissional e o acadêmico, o famoso “portunhol” não será suficiente.

O espanhol possui regras gramaticais que diferem bastante do português, além de muitas palavras que podem ser consideradas falsos cognatos. Logo, palavras que parecem ter um significado por serem parecidas com outras da nossa língua, mas na verdade significam algo completamente diferente.

Quer mais dicas para aprender espanhol? Leia também esse outro post no Canal do Ensino.

Por isso, estudar espanhol é importante para aqueles que pretendem falar bem. Mas, em meio os trabalhos, estudos e inúmeros outros compromissos, poucas pessoas possuem tempo hábil para estudar espanhol tradicionalmente. É aí que entram os cursos instrumentais. Confira a seguir o que eles são e como funcionam!

O que é um curso instrumental?

espanhol instrumental

Fonte: Canal do Ensino

Um curso instrumental é um curso de curta duração, com no máximo 1 ou 2 semestres, no geral. A abordagem é voltada para rápida apreensão do conteúdo escrito e pronúncia, visando um aprendizado mais rápido.

Esse método facilita a aprendizagem por meio de estratégias que otimizam a compreensão e assimilação do conteúdo abordado.

Os cursos instrumentais possuem foco na prática, visando a preparação para os exames de proficiência. Como essas provas são pré-requisitos para muitos cursos de pós-graduação e stricto sensu (mestrado e doutorado), o método instrumental é muito procurado.

Como possuem curta duração, o objetivo desses cursos normalmente não é a fluência na língua estudada. O objetivo é que o aluno seja capaz de compreender rapidamente um texto ou conversa em outro idioma, mesmo que não o domine completamente.

Para quem é o curso de espanhol instrumental?

O espanhol instrumental é voltado para alunos que precisam alcançar um nível de compreensão satisfatório na língua de maneira rápida. Trata-se de uma metodologia ágil e pragmática. Por tanto, se o seu objetivo é se tornar fluente em espanhol, ou até mesmo estudar a língua mais a fundo, esse pode não ser o curso para você.

No entanto, esse tipo de aprendizado é extremamente valioso para aqueles que precisam da compreensão em espanhol com rapidez. Veja algumas das situações onde um curso de espanhol instrumental pode ser exatamente o que você precisa:

Antes de viajar ou fazer intercâmbio;

  • Para se preparar para provas de proficiência necessárias para formação ou empregos;
  • Para encaixar-se nos requisitos de uma vaga específica;
  • Para estudar para o Enem, vestibulares e outras provas que exigem uma segunda língua;

O espanhol instrumental é uma das modalidades de cursos mais requisitadas pelos estudantes que querem começar a falar essa língua. Por isso, é possível encontrar opções que se adequam perfeitamente às mais variadas rotinas. Existem desde cursos presenciais em universidades até aulas particulares a distância, que podem ser feitas de qualquer lugar e em qualquer horário. Descubra qual o método que mais combina com você e aprenda a falar espanhol super rápido!

Como funciona o curso de espanhol instrumental?

Depois de aprender tudo isso sobre esse método, você deve estar se perguntando como o curso de espanhol instrumental pode garantir melhor assimilação e aprendizado mais rápido da língua. Bem, a abordagem parte da premissa de que o conteúdo deverá ser incluído na rotina e no dia a dia do estudante.

Quando o material estudado passa a fazer parte das situações do cotidiano, é muito mais fácil assimilar conteúdos. Isso porque, além da prática, o aluno aciona conexões emocionais com a matéria – e essa é a forma mais fácil de se lembrar de algo.

Dessa forma, o espanhol instrumental prioriza a prática da língua. Como consequência, os estudos teóricos focados em gramática ficarão um pouco de lado na metodologia.

O objetivo é que o aluno passe a falar e compreender o idioma com rapidez, podendo esse se dedicar à gramática e expansão de vocabulário posteriormente. A agilidade é alcançada através da assimilação do idioma, que estará relacionado diretamente com a visão de mundo do aluno, além de estar alinhados com questões do seu âmbito profissional e cultural.

O método é bastante flexível, e pode ser abordado de diversas maneiras. O mais comum, no entanto, é a formação de turmas pequenas (de 3 a 7 alunos), para que o professor seja capaz de abordar as temáticas dentro da subjetividade de cada um com eficiência. Também são comuns as aulas particulares ou o ensino EaD para essa modalidade de curso.

Quais são os benefícios do espanhol instrumental?

Uma das vantagens mais claras de investir em um curso de espanhol instrumental é a agilidade do aprendizado. Para quem tem pressa de falar, ler e compreender, esse método é um aliado extremamente poderoso.

No entanto, as vantagens do espanhol instrumental vão além da economia de tempo.

Um curso instrumental bem estruturado oferece ao aluno ferramentas importantes para o desenvolvimento de habilidades mais afiadas de interpretação e escrita. Estudar espanhol instrumental te ajudará, por exemplo, a desenvolver uma leitura mais fluente, adquirir melhor pronúncia e compreensão da língua e, principalmente, a se comunicar de maneira eficiente.

Além disso, para quem está com pressa de aprender essa é a melhor opção disponível.

Quais são as desvantagens do espanhol instrumental?

Como todo método que preza a rapidez, o espanhol instrumental abre mão de algumas coisas. Para alcançar a eficiência que o curso instrumental possui em tão pouco tempo, o material deixado de lado pode acabar sendo extenso.

No geral, você não deve esperar estudar a fundo a gramática do espanhol em um curso instrumental. O método ajudará, sim, a entender a estrutura de formação das frases e conjugações, mas apenas do ponto de visto prático.

Para ter uma ideia melhor, pense na maneira que você aprendeu a falar português. Certamente, você estava formando frases completas e coesas muito antes de saber o que é um verbo, sujeito ou artigo. A abordagem instrumental parte desse mesmo princípio: o costume de falar a língua te ajudará a se comunicar de maneira eficiente. É possível estudar gramática, ortografia e sintaxe em um momento posterior.

Tendo isso em mente, o espanhol instrumental é um curso melhor aproveitado por pessoas que precisam ir do zero à compreensão rapidamente. Alunos mais avançados na língua podem preferir métodos mais detalhados para se aprofundar.

Onde aprender espanhol instrumental?

Existem diversos cursos de espanhol presenciais e online que utilizam o método instrumental. No entanto, se matricular em um curso formal não é a única forma de estudar.

Como essa se trata de uma maneira prática e rápida de aprender, é possível encontrar muito material para estudo. Por exemplo, você encontra desde apostilas gratuitas até livros virtuais que saem bastante em conta.

Outra forma de estudar é através do YouTube. Confira alguns canais onde você pode encontrar material de espanhol instrumental:

Conclusão

Aprender espanhol não precisa ser um processo demorado. Muitas pessoas se deparam com a necessidade de aprender essa língua rapidamente, seja para fazer uma viagem, para ingressar em uma pós-graduação ou mestrado ou para fazer alguma prova ou adquirir uma certificação.

Seja qual for o motivo a urgência, o espanhol instrumental pode ser um poderoso aliado. O método, focado em atividades práticas e na inserção do idioma no dia a dia, é capaz de levar o aluno do nível zero até a compreensão eficiente do idioma. Embora não aborde temáticas mais teóricas como gramática e sintaxe, esse tipo de curso é ideal para pessoas que têm pressa de aprender e se comunicar de maneira eficiente em espanhol.

A metodologia parte do princípio de que é mais fácil aprender conteúdos que estão diretamente ligados com o nosso cotidiano, conceito que pode ser relacionado com o método construtivista de ensino. O espanhol instrumental empresta conceitos também de Piaget, que teoriza sobre as formas de assimilação de conteúdo e como elas são mais duradouras quando relacionamos novas ideias com o sistema mental já presente em nossa memória.

Os cursos de espanhol instrumental, em geral, duram de três meses até dois semestres. A duração depende muito do objetivo do aluno e da instituição escolhida. É possível encontrar cursos de espanhol instrumental em universidades, escolas livres e até mesmo em canais do YouTube e nas modalidades de aulas particulares ou EaD. Trata-se de uma metodologia flexível, porém normalmente destinada a um grupo pequeno de alunos.

Se você quer mais dicas sobre como aprender novos idiomas com rapidez e eficiência, leia também esses outros artigos do Canal do Ensino:

E você? O que acha sobre o método instrumental para aprender espanhol? Se você já teve alguma experiência com esse tipo de curso, divida conosco nos comentários! Não esqueça de deixar sua pergunta se ficou com alguma dúvida sobre o assunto!

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2018 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo