Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Empregos » O que é emprego informal e quais suas vantagens e desvantagens

O que é emprego informal e quais suas vantagens e desvantagens

Olá, leitor!

Apesar de muitos especialistas em economia afirmarem que a crise político-econômica está deixando de existir no Brasil, o fato é que isso pode até estar acontecendo, entretanto, os seus reflexos ainda são sentidos pela população, e a maior prova disso é o desemprego.

Outro fator que tem influenciado no aumento do desemprego, e o aumento no número de emprego informal é a substituição dos trabalhadores da indústria e do campo por máquinas e sistemas mecanizados.

Além disso, o aumento da carga tributária cobrada das empresas, fez com que muitos empresários deixassem suas empresas que faziam parte do setor formal, para entrar no setor informal, pois, essa é uma alternativa para não se pagar impostos para o governo.

Dados do IBGE de janeiro de 2018, mostrou que nos últimos 6 meses a média de desempregados no país é de 12%, ou seja, para cada 100 pessoas, 12 estão desempregadas. Para alguns, esse valor pode parecer insignificante, mas se pensarmos que essas 12 pessoas precisam manter suas famílias, e muitas vezes eles são os únicos provedores da família, percebemos que os números são assustadores.

Essas pessoas não podem passar muito tempo sem trabalhar e, por não conseguirem um novo emprego, elas tendem a optar pelo emprego informal, como uma forma temporária de obter o sustento de sua família.

Devido aos aspectos citados, o setor de emprego informal tem crescido nos últimos anos. Uma outra pesquisa também realizada pelo IBGE, mostrou que do total de vagas de empregos disponibilizadas em 2017, 75% delas é voltada para o setor informal.

O que é o trabalho informal?

o que é emprego informal

Fonte: Reprodução

O emprego informal é aquele em que o trabalhador não possui vínculo empregatício com a empresa ou contratante. Ou seja, não possui registro em carteira, por isso, não tem direito a todos benefícios. Teoricamente deveria ter, como FGTS, direito à licença maternidade, auxílio do governo em caso de desemprego. Essa categoria de trabalho também é chamada de subemprego.

Os cargos mais comuns de pessoas que tem um emprego informal são:

  • Trabalhadores do setor de construção civil, como por exemplo, os pedreiros, encanadores e eletricistas;
  • Trabalhadores do setor comercial, como por exemplo, os vendedores ambulantes;
  • Trabalhadores domésticos, como por exemplo, as empregadas domésticas e jardineiros;
  • Trabalhadores do setor de reciclagem, como por exemplo, os catadores de papelão;
  • Os lavadores de carros e manobristas;
  • Trabalhadores do setor de criação, como por exemplo, os músicos, redatores e programadores;
  • Personal trainer e coach também podem ser considerados trabalhadores informais.

Apesar de muitas pessoas não acreditarem, e considerarem como um subemprego, o fato é que o emprego informal é um setor fundamental para a economia no país. Sem esses profissionais, simplesmente o país não “iria para frente”.

O empreendedorismo informal

Devido à crise financeira, muitas pessoas ainda optam por se tornarem empreendedores informais, e existem até cursos para prepararem esses profissionais, como por exemplo o programa de Empreendedor Individual do Sebrae.

Um empreendedor informal, é aquele trabalhador informal que possui um empresa, mas não a legaliza de acordo com os moldes da lei, mas mesmo assim, ajuda na economia.

Um empreendedor informal pode ser um prestador de serviço, como por exemplo, um eletricista ou uma empregada doméstica. Uma pessoa que faz bolos por encomenda, também pode ser um exemplo de empreendedor informal.

Vendo esse crescimento no empreendedorismo informal o governo resolveu desenvolver o MEI, ou Microempreendedor Individual, para que assim, ele possa ter maior controle das empresas, mesmo as micro que existem no país. O maior benefício (para o governo) da existência das MEIs é que eles recebem tributos – são valores bem mais acessíveis, mas ainda assim é mais vantajoso do que não receber nada.

Quais as vantagens do emprego informal?

Com certeza, a maior vantagem de ter um emprego informal é a ter liberdade para organizar o horário de trabalho, sem que haja a necessidade de bater ponto, ou dar satisfação para seu patrão caso não possa ir trabalhar, por motivo de força maior.

Essa flexibilidade no horário de trabalho permite que o trabalhador informal tenha maior qualidade de vida, já que não existe a pressão diária que, inevitavelmente, muitas empresas colocam sobre o seu funcionário.

O trabalhador informal também consegue controlar o quanto deseja ganhar em determinado mês, pois, como não tem um salário fixo, ele pode determinar se trabalha mais ou menos, para receber mais ou menos do que precisa para pagar suas contas e ter uma reserva financeira.

A empresa informal que contrata um trabalhador informal, também tem suas vantagens, pois, ela pode negociar com o seu prestador de serviços os salários, sem que uma tabela de pagamentos tenha que ser cumprida. Além disso, ele não tem a obrigação de pagar os tributos exigidos por lei. Claro que isso é ilegal, mas de certa forma não deixa de ser um benefício.

Com relação ao empreendedor individual formal, o seu principal benefício e poder emitir nota fiscal. Apesar de muitas pessoas não darem importância, algumas empresas só contratam prestadores de serviço mediante emissão de nota fiscal.

Desvantagens do emprego informal

Como em tudo na vida, o emprego informal também tem suas desvantagens, e a principal delas é a de não ter um salário fixo. Sem um salário fixo o trabalhador informal não consegue ter um controle de seus ganhos e, consequentemente, do pagamento de suas dívidas em dia.

Além disso, o trabalhador informal não tem acesso aos benefícios da previdência social, uma vez que não contribui no período que trabalhou em um emprego informal. No futuro esse pode ser um fator que irá prejudicar no processo de aposentadoria, talvez até impedindo-o de se aposentar, caso não tenha contribuído durante o período mínimo exigido por lei.

O trabalhador informal ainda perde o direito a benefícios como auxílio-doença, auxílio-reclusão, salário-maternidade, bem como pensão por morte do segurado, uma vez que todos esses benefícios são oferecidos apenas para trabalhadores formais.

O trabalhador informal também não tem direitos como férias, décimo terceiro salário, hora extra remunerada, folga semanal remunerada, FGTS, licença paternidade-maternidade e seguro desemprego, além de auxílio transporte e vale alimentação.

Se o trabalhador informal, como por exemplo, um pedreiro sofrer um acidente de trabalho, além de não receber os benefícios que tem direito, como continuar recebendo o salário enquanto estiver afastado, ele ainda vai ter que arcar com as despesas com medicamentos, mesmo estando sem trabalhar, o que pode prejudicar suas finanças pessoais.

No caso do empreendedor informal, a grande desvantagem é que ele perde alguns benefícios como conseguir crédito no mercado. O próprio governo disponibiliza linhas de crédito para microempreendedores, mas ele precisa estar formalizado legalmente no mercado para conseguir esse benefício.

Quando você é um empreendedor formal, você ainda consegue  auxílio técnico prestado pelo Sebrae, como cursos de profissionalização, de planejamento empresarial, de gestão de negócios e diversos outros cursos técnicos. Se você é um empreendedor informal, não terá direito a esses benefícios.

O governo também sofre com o emprego informal, pois, com o não pagamento de tributos, há uma menor arrecadação de impostos, e como consequência, os investimentos em saúde, segurança e educação são diminuídos, e quem sofre com isso é a população mais carente.

Como conseguir um emprego informal?

Para começar a trabalhar como um trabalhador informal, o primeiro passo é determinar qual a sua área de atuação. É importante que você foque em uma especialidade de prestação de serviço, pois, isso faz com que seu cliente sinta mais confiança em você.

Não tenha vergonha. Divulgue seu trabalho em redes sociais, fale para seus amigos, familiares e vizinhos. Se você não falar do seu trabalho as pessoas não vão te contratar, afinal elas nem sabem o que você faz!

Seja educado e cordial com seu cliente desde o primeiro momento. As pessoas gostam de ser bem tratadas em todos os momentos, se você a trata com respeito e educação elas tendem a considerar isso na contratação, mesmo que o seu preço seja um pouco mais caro.

Se especialize. Não venha com aquela desculpa que não tem dinheiro para fazer um curso, isso é preguiça! Na internet o que mais encontramos são cursos gratuitos, por mais básicos que esses cursos possam ser, você pode muito bem dar o primeiro passo para melhorar o seu trabalho. Com o tempo você pode fazer um curso pago, comprar livros e revista e assim, ser o melhor na sua área.

Peça recomendação de seus clientes. Ao finalizar um serviço peça para que o cliente faça recomendações do seu trabalho, que o avalie e o indique para seus amigos. Lembre-se, porém, que para conseguir essas recomendações e avaliações é preciso que você siga as dicas anteriores: ser educado com o cliente e se especializar é uma delas.

Mantenha contato com seu cliente. Após finalizar e entregar o trabalho ao cliente, não suma do mapa. Lembre a ele que você existe, para isso envie mensagens de datas comemorativas, como Natal e Páscoa. Faça um cadastro desses clientes e envie mensagens de aniversário. Essa atitude faz o cliente se sentir especial e ele vai lembrar de você quando precisar.

Você trabalha ou conhece alguém que tem um emprego informal? Fale de sua experiência.

Até a próxima!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo