Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Empregos » O que é educação executiva e quais os benefícios para sua carreira

O que é educação executiva e quais os benefícios para sua carreira

Olá, leitor!

Certamente, você já ouviu falar sobre educação executiva. Mas você conhece o significado desse termo e entende por que é importante?

A educação executiva é uma preocupação relativamente nova, que ainda tem muito a ser trabalhada no cenário corporativo nacional. Cada vez mais, a falta de conhecimentos práticos e direcionados para a área de atuação criam déficits na produtividade e qualidade de gestão nas empresas.

A procura pela educação executiva, por esse motivo, cresce de maneira exponencial no Brasil. Ela pode ajudar a ampliar os níveis de eficiência do trabalho, desenvolver perfis de liderança mais qualificados e adequados e transformar o cotidiano organizacional de maneira ampla.

Quer mais dicas de como você pode avançar na sua carreira? Leia também esse outro post sobre como adequar sua linguagem corporal nas entrevistas!

Entender o que é a educação executiva é o primeiro passo para ter acesso a todos os seus benefícios. Nesse artigo, você encontra todas as informações que precisa para dar mais esse passo importantíssimo para o seu desenvolvimento profissional. Continue lendo e confira!

O que é educação executiva?

educacao_executiva_o_que_e_

A educação executiva pode ser definida como um processo educacional voltado majoritariamente para profissionais que almejam alcançar cargos de liderança. Seu objetivo é desenvolver habilidades importantes para garantir uma boa gestão.

Os diversos programas de educação executiva, no entanto, podem apresentar bastante variações. Tudo depende do objetivo do profissional.

De maneira geral, podemos dizer que a educação executiva visa desenvolver habilidades práticas essenciais para o dia a dia no ambiente corporativo. Em especial, aquelas que são negligenciadas durante o processo de formação acadêmica do profissional.

Os cursos em educação executiva normalmente são muito rápidos e pontuais. Alguns chegam a ter duração de apenas dois dias. Isso porque, o foco do método é desenvolver habilidades rapidamente para suprir um possível déficit na empresa.

Por que a educação executiva é importante para você?

Atualmente, as empresas têm encontrado problemas diversos quando se trata das habilidades de gestão e liderança de seus colaboradores. Embora seja comum encontrar profissionais capacitados por excelentes formações acadêmicas, algumas características e habilidades essenciais para essas posições são frequentemente esquecidas nos cursos formais.

A educação executiva é uma maneira rápida de suprir as necessidades não atendidas no ambiente corporativo. Principalmente no cenário atual, se fazem necessárias diversas modificações nos estilos de liderança, estratégias mais dinâmicas de tomada de decisão e uma série de habilidades específicas para garantir a produtividade.

Dessa maneira, investir na educação executiva pode ser um enorme diferencial para sua carreira. Lembre-se: em um mercado competitivo como o atual, é essencial apresentar diferenciais no currículo.

A grande maioria dos profissionais possui formação acadêmica e fala outro idioma. Então, suas habilidades, características e conhecimentos específicos, são os fatores que podem fazer com que você saia na frente.

Veja algumas características procuradas pelas empresas para seus cargos de liderança:

  • Comunicação assertiva;
  • Conhecimento técnico na área;
  • Conhecimento prático na área;
  • Tomada de decisão estratégica;
  • Proatividade e reações rápidas;
  • Empatia e capacidade de motivar equipes;
  • Boas habilidades sociais;
  • Valores compatíveis com os da empresa.

Quais são os benefícios da educação executiva?

A educação executiva oferece inúmeros benefícios para as empresas e para o desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores que aderem a esse treinamento. Claro, esse método de ensino é bastante orientado por resultados.

Dessa forma, podem ser observadas melhorias palpáveis no ambiente corporativo. Confira alguns exemplos:

Maior produtividade na empresa

A melhoria da produtividade é sempre uma das principais metas da educação executiva. Por isso, um centro de educação executiva comprometido fará com que os colaboradores treinados se tornem mais eficientes, envolvidos e comprometidos com o crescimento da empresa.

Além disso, líderes que passaram pela educação executiva, desenvolvem habilidades essenciais para a otimização dos processos. Por exemplo:

  • Motivação das equipes;
  • Comunicação clara e assertiva;
  • Empatia;
  • Capacidade de oferecer feedbacks mais eficientes;
  • Inovação e criatividade;
  • Decisões rápidas e estratégicas;
  • Manejo e resolução de conflitos;
  • Flexibilidade e adaptabilidade.

Dessa maneira, a educação executiva assume um efeito auto replicador no ambiente de trabalho. Quando um colaborador realiza o treinamento, a tendência é que suas atitudes se espalhem e reflitam em toda a equipe.

Desenvolvimento e aprimoramento de competências de gestão

Como toda modalidade de ensino, a educação executiva visa o desenvolvimento de novas habilidades. Dependendo do programa escolhido, os colaboradores podem aprender como:

  • Trabalhar sob pressão;
  • Praticar e incentivar a inovação e proatividade;
  • Gerir prazos e distribuir melhor seu tempo;
  • Melhorar suas habilidades de comunicação e interação com equipes;
  • Permanecer motivado e inspirar motivação nas equipes;
  • Oferecer feedback;
  • Praticar autoavaliação e autogestão.

É importante destacar que o curso de educação executiva deverá sempre ser selecionado com as necessidades da empresa em pauta.

No entanto, colaboradores que buscam o aprimoramento de suas habilidades de maneira geral, podem procurar programas mais genéricos. Isso possibilita o enriquecimento do currículo, demonstra proatividade e faz com que você se destaque no mercado.

Fortalecimento de perfis de liderança

Os padrões no mundo corporativo estão mudando rapidamente. Estilos de liderança que antes eram considerados eficazes, atualmente afastam talentos da empresa e muitas vezes prejudicam a produtividade.

É preciso que gestores e líderes estejam em constante atualização. Uma liderança eficiente, empática e organizada é capaz de transformar o clima organizacional, motivar equipes e potencializar a produtividade.

Como buscar essa qualificação?

O primeiro passo para aproveitar todos os benefícios da educação executiva é encontrar a instituição de ensino correta para você. Para ajudar nesse processo, montamos uma lista com alguns fatores essenciais que você precisa verificar antes de fazer sua escolha. Confira:

  • Reputação da instituição de ensino: por se tratar de uma modalidade de ensino relativamente nova, pouco regulamentada e muito flexível, é comum encontrar escolas que não são tão boas quanto parecem. A dica é sempre fazer pesquisas online sobre a reputação da instituição escolhida para ter certeza de que você está optando por um curso de qualidade;
  • Duração do curso: sempre cheque a duração do curso. Como nessa modalidade, ela pode ser extremamente variável, é preciso checar qual será o investimento de tempo necessário para conclusão. Nossa recomendação é definir primeiro qual seria a duração ideal para você e encontrar um programa que se enquadre nisso;
  • Conteúdo programático: como mencionamos anteriormente, o conteúdo de cada programa pode variar muito. Sempre verifique o conteúdo programático da instituição escolhida, e tire todas as suas dúvidas sobre o conteúdo antes de fazer sua escolha. Uma ótima forma de garantir que você não vai optar pelo curso errado é definir anteriormente que tipo de habilidade você pretende trabalhar e por que.

Se você quer saber mais sobre como avaliar que tipo de capacidades você precisa desenvolver, recomendamos a leitura desses outros artigos aqui no Canal do Ensino:

Eles te ajudarão a ter um panorama mais completo sobre o que as empresas procuram no profissional moderno e como entender melhor sua situação atual. Dessa maneira, ficará mais simples entender que tipo de habilidade você precisa desenvolver para continuar avançando na sua carreira.

Conclusão

A educação executiva é uma modalidade relativamente nova de ensino. Ela visa ajudar profissionais a adquirir habilidades práticas essenciais para o avanço de suas carreiras. Essas habilidades são, muitas vezes, negligenciadas durante a formação acadêmica.

Muitos profissionais e empresas sentem uma deficiência em suas formações, em especial, quando falamos de habilidades sociais, de gestão e liderança. Embora essas sejam questões pouco trabalhadas nas salas de aula tradicionais, elas têm sido cada vez mais exigidas no ambiente corporativo.

Os estilos de liderança, em especial, passaram por modificações drásticas nos últimos anos. A liderança autoritária gradualmente deixa de ser eficiente para se tornar aversiva para os colaboradores, exigindo que gestores se adaptem ao novo cenário para não perder em produtividade.

A educação executiva é rápida e focada em resultados. Portanto, é capaz de oferecer melhorias visíveis para o clima organizacional e para a otimização dos processos na empresa em um período muito curto de tempo.

Inúmeras empresas têm investido na educação executiva para seus líderes. Isso garante melhoria nos sistemas de comunicação internos, na motivação geral da equipe e, consequentemente, na produtividade.

No entanto, colaboradores que procuram essa capacitação por iniciativa própria são considerados proativos e melhor capacitados para promoções e contratações.

Em um mercado cada vez mais competitivo, oferecer diferenciais se torna cada vez mais essencial para sua carreira. E como a formação acadêmica acaba sendo um requisito, é difícil para as empresas selecionar colaboradores com base apenas na educação formal.

A educação executiva pode ser uma ótima estratégia para se destacar, demonstrar iniciativa e demonstrar conhecimento sobre as dinâmicas mais atuais da sua área de atuação.

Quer mais dicas para continuar sempre crescendo e avançando na sua carreira? Confira esses outros artigos aqui no Canal do Ensino:

E você, tem alguma experiência com educação executiva? Divida sua opinião conosco através dos comentários, e não esqueça de deixar sua pergunta se ficou com alguma dúvida!

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo