Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » O que é, e qual a importância da formação continuada?

O que é, e qual a importância da formação continuada?

Olá,

O mercado de trabalho está a todo vapor. Os profissionais estão cada vez mais se especializando e se atualizando para garantir um bom posicionamento. Neste cenário, a formação continuada é uma das principais ferramentas de sucesso.

Antigamente, somente com um diploma de graduação era possível conseguir excelentes cargos. Hoje, a exigência é maior, devido à grande concorrência de mercado. As empresas buscam desesperadamente os melhores profissionais para os cargos de maior impacto.

Se você ainda não ouviu falar da formação continuada para alunos e professores, vamos explanar mais este assunto. Você saberá exatamente o conceito e a importância. Confira!

O que é formação continuada?

Com o surgimento de novas tecnologias, novos conceitos e novas experiências, a formação continuada nada mais é do que uma formação complementar. É necessário atualizar seus conhecimentos para que você possa desempenhar melhor suas competências.

A aceleração de mudanças no mundo social e empresarial geram desafios que antes não existiam. E para superar estas barreiras, seus conhecimentos, habilidades e competências devem seguir as mudanças deste cenário de novas demandas.

O conceito de formação continuada entrou em vigor em 1996, quando foi implementada a lei de Diretrizes e Bases da Educação. Esta lei visa valorizar e orientar a formação do profissional da educação.

A formação continuada é considerada um direito para os profissionais que lecionam em qualquer estabelecimento de ensino. De maneira que é extremamente importante para o professor, quanto para o aluno estar pronto para atuar no mercado de trabalho.

As universidades estão colaborando muito com este conceito de formação continuada. Cursos a distância e cursos de formação inicial e continuada são disponibilizados em várias Instituições de Ensino. Os cursos são de curta ou média duração, são práticos, e estão sempre atualizados nas necessidades do mercado. Desta maneira, trazem uma grande taxa de empregabilidade.

A importância da formação continuada na carreira profissional

formacao-continuada

Os cursos de formação continuada estão conectados a demanda do mercado. Sendo assim, são responsáveis por desenvolver as competências e habilidades essenciais para os alunos garantirem um posicionamento rápido.

Os cursos não se limitam para quem quer se destacar no mercado de trabalho, e sim é também crucial para quem já possui uma ocupação e quer ser bem-sucedido.

Para os alunos, uma das principais vantagens em dar prosseguimento aos estudos, através da formação continuada, é garantir a especialização em uma determinada área, que esteja de acordo com seu perfil.

A formação continuada é responsável por abrir muitas portas aos alunos, quando falamos no futuro da carreira profissional. As atualizações contínuas no aprendizado são imprescindíveis para alcançar qualquer objetivo, além de proporcionar uma carreira profissional tranquila e com ótimos salários.

A atualização de conhecimentos deve ser encarada como uma ferramenta e estratégia de crescimento profissional e pessoal. Por isso, é extremamente importante se manter atualizado, acompanhar a volatilidade do mercado e mudanças tecnológicas.

A importância da formação continuada para professores

A educação de qualidade é o caminho certo para o futuro do país. Sendo assim, a formação pedagógica do corpo docente é fundamental para a preparação e desenvolvimento social.

O modo de aprender também está em constante evolução. E atualmente, mais do que nunca, a tecnologia está fazendo parte do aprendizado. Desta maneira, os profissionais educadores também precisam se atualizar cada vez mais.

As necessidades e demandas das escolas do futuro, exigem um processo de melhoria contínua, conhecimentos avançados e metodologias específicas para entregar um trabalho de qualidade que exige o cenário.

Veja abaixo mais alguns benefícios da educação continuada para o corpo docente e como isso pode impactar na educação:

Benefícios da formação continuada para os professores

  • Planejar e organizar novas metodologias de ensino
  • Analisar e identificar os principais obstáculos no ensino de qualidade
  • Ampliar o processo de gestão de classe
  • Aderir a novas ferramentas de ensino, a exemplo das tecnologias e outras mídias
  • Participar da gestão da escola, visando a melhoria na qualidade de ensino
  • Criar um processo de ensino mais atrativo e envolvente para os alunos, garantindo maior engajamento das aulas
  • Ampliação de conhecimentos em várias áreas e disciplinas

Antes de mais nada, é importante que o educador realize uma auto avaliação, listando suas maiores competências, habilidades e nível de conhecimento. Em paralelo, listar seus maiores objetivos como educador. Isso ajudará na evolução do professor tanto no meio profissional quanto pessoal.

Como se inscrever em cursos de formação continuada?

Existem várias Instituições de Ensino renomadas do país que oferecem cursos de educação continuada tanto para alunos que querem ingressar no mercado de trabalho, quanto para complementar os conhecimentos de uma graduação.

Os canais mais conhecidos para realizar um curso de especialização são o Senac, Senai e o próprio programa do Governo Pronatec.

1 – SENAI

O SENAI disponibiliza inúmeros cursos de educação continuada. Alguns deles são presenciais, mas também existem vários cursos na modalidade a distância. Dentre os cursos, os mais procurados são: Desenho técnico mecânico; Educação ambiental; Operador de logística; Analista de recursos humanos; Assistente administrativo; Robótica industrial.

2 – SENAC

O SENAC está no mercado de trabalho desde 1946 fazendo a diferença na educação profissional dos brasileiros. Traz vários tipos de cursos presenciais e a distância. Contempla várias áreas de conhecimento que vão desde a formação inicial e continuada até pós-graduação.

3 – PRONATEC

O programa PRONATEC deu início em 2011 e foi uma das maiores reformas na educação profissional e tecnológica. São mais de 60 cursos atualizados ano a ano conforme a demanda do mercado. As áreas de maior busca são: Ambiente saúde e segurança; Gestão de negócios; Informação e comunicação; Produção alimentícia; Produção industrial; Apoio educacional.

Cursos de formação continuada para professores

1 – MEC

O MEC traz um programa especial para contribuir com a formação superior dos professores. O PROCAMPO é um programa de apoio à licenciatura em educação do campo. Um projeto que visa oferecer recursos para melhorar a qualidade de ensino fundamental e médio nas escolas públicas rurais.

2 – PARFOR

Professores da rede pública que ainda não possuem especialização superior, podem agora ter a chance de cursar gratuitamente ensino superior em licenciatura, segunda licenciatura e formação pedagógica.

O portal MEC criou uma plataforma específica para os educadores. A plataforma Freire é um espaço exclusivo para os professores e lá são atualizadas as vagas para os cursos de educação continuada.

3 – UAB

A UAB e o MEC criaram um programa para ampliar a oferta de cursos gratuitos e a distância para a formação inicial de professores que ainda não tiveram a oportunidade de cursar um ensino superior.  Porém quem já é graduado, também terá formação continuada.

O maior objetivo da UAB é formar professores e outros profissionais da educação que sejam capazes de criar novas e eficazes metodologias de ensino para contribuir com uma educação de qualidade no Brasil.

Educação continuada para um Brasil melhor

Pudemos perceber que a educação continuada vai além de somente atualização. Quando falamos em educação continuada, temos 4 aspectos que chamam a atenção: A formação de qualidade; O futuro consistente de uma profissão; O auto desenvolvimento; A Ampliação de competências.

Diante de um mercado com cenário cada vez mais veloz, o educador precisa sempre buscar uma formação continuada para evoluir e contribuir cada vez mais no seu campo de trabalho.

Da mesma forma os alunos precisam se atualizar e desenvolver habilidades que o mercado procura. Se lhe restou alguma dúvida, deixe abaixo nos comentários que em breve lhe retornaremos e não esqueça de compartilhar estas informações super importantes.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2017 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo