O que é e quais os tipos de avaliação da aprendizagem?
Olá, leitores!
Hoje preparamos um artigo com um tema que faz parte do universo dos professores e alunos: a avaliação da aprendizagem.
Atualmente a avaliação vem sendo um tema muito discutido e polêmico entre educadores, e muitas vezes esquecido o seu real significado.
Quando discutimos o termo “avaliar”, logo associamos com a realização de provas, atribuição de notas e até mesmo reprovar ou aprovar um aluno, mas o conceito de avaliação de aprendizagem é bem mais amplo. Confira os conceitos e seu real significado.
O que é avaliação da aprendizagem de acordo com autores da pedagogia
- Luckesi, (1978): a avaliação é definida como um julgamento de valor sobre manifestações relevantes da realidade, tendo em vista uma tomada de decisão.
- Sarrabbi, 1971: a avaliação educativa é um processo complexo, que começa com a formulação de objetivos e requer a elaboração de meios para obter evidência de resultados, interpretação dos resultados para saber em que medida foram os objetivos alcançados e formulação de um juÃzo de valor.
- Juracy C. Marques, 1956: é um processo contÃnuo, sistemático, compreensivo, comparativo, cumulativo, informativo e global, que permite avaliar o conhecimento do aluno.
- Bradfield e Moredock, 1963: a avaliação significa a uma dimensão mensurável do comportamento em relação a um padrão de natureza social ou cientÃfica.
A partir do exposto verifica-se que os autores consideram a avaliação de aprendizagem como um processo.
Qual modelo de avaliação de aprendizagem deve ser adotado?
De acordo com a lei de diretrizes e bases da educação (Lei 9394/96) com destaque para os artigos 1º e artigo 24- inciso V, a avaliação da aprendizagem consiste em medir o aproveitamento e também a apuração da assiduidade do aluno. A avaliação de aprendizagem deve ser diagnóstica, processual e formativa.
E o que isso significa na prática da avaliação educacional?
Entenda a aplicação dos princÃpios de acordo com a lei de diretrizes e bases da educação:
- O princÃpio de diagnóstico da avaliação de aprendizagem é saber o nÃvel atual de desempenho do aluno;
- O princÃpio da qualificação da avaliação de aprendizagem é a etapa de reflexão e comparação com aquilo que é necessário ensinar no processo educacional;
- O princÃpio processual e formativo da avaliação de aprendizagem na prática são as etapas de planejar atividades, sequências didáticas, projetos de ensino e aplicar os instrumentos avaliativos em cada uma destas etapas. E direcionar ações que possibilitem atingir os resultados de ensino-aprendizagem.
O que muitos professores confundem é o uso dos instrumentos de avaliação como a aplicação de provas e exames com o processo e gestão da aprendizagem dos alunos.
A prova é somente uma formalidade do sistema escolar, uma ferramenta, ela sozinha não deve ser usada como avaliação, mas como uma parte do processo, que tem inÃcio, meio e fim.
O educador não pode simplesmente usar os instrumentos para avaliar e se esquecer de realizar o acompanhamento do aluno para verificar se está ou não aprendendo.
É bastante comum os professores usarem os instrumentos de forma pontual, por exemplo, ao final de um bimestre e no fechamento do semestre sem realizar o acompanhamento do inÃcio ao fim.
O que pode implicar no erro de aplicar o exame de nota para classificar o aluno e rotular os que aprenderam e os que não aprenderam de acordo com um critério e patamar. O que não significa que o aluno que foi classificado com uma nota abaixo de um patamar não tenha aprendido os conceitos e práticas daquela disciplina. Para não cometer esse erro é importante entender os tipos de avaliação e como aplicá-los no processo de ensino-aprendizagem.
Tipos de avaliação da aprendizagem
De acordo com os estudos de Bloom (1993) a avaliação do processo ensino-aprendizagem, apresenta três tipos de funções: diagnóstica (analÃtica), formativa (controladora) e somativa (classificatória). Entenda cada tipo:
1.     Diagnóstica
Auxilia o professor a detectar ou fazer uma verificação dos conteúdos e conhecimento do aluno. E a partir dos dados desse diagnóstico realizar o planejamento de ações que supram as necessidades e atinja os objetivos propostos. Com isso se utiliza a avaliação de aprendizagem como suporte para o planejamento de ensino. Recomenda-se aplicar este tipo de avaliação no inÃcio do processo de ensino-aprendizagem.
Como aplicar a avaliação diagnóstica:
- Entrevistas com alunos, ex-professores, orientadores, pais e familiares;
- ExercÃcios ou simulações para identificar colegas com quem o aluno se relaciona;
- Consulta ao histórico escolar/ficha de anotações da vida escolar do aluno;
- Observações dos alunos, particularmente durante os primeiros dias de aula;
- Questionários, perguntas e conversa com alunos.
2.     Formativa
Tem como objetivo verificar se tudo aquilo que foi proposto pelo professor no seu planejamento em relação aos conteúdos estão sendo atingidos durante todo o processo de ensino aprendizagem do aluno passo a passo. Com isso é possÃvel aplicar a recuperação paralela, onde os alunos resgatam os conceitos revisando-os ao longo do caminho e evoluindo cada um no seu ritmo.
Essa intervenção e postura do professor como mediador tira de cena aquela prática de classificar o aluno com uma nota. Não se tem mais a visão da avaliação no resultado do teste e sim no potencial de desenvolvimento do aluno. O professor como mediador refletirá sobre o processo e tomar decisões para re-planejar suas ações para intervir e adequar suas práticas em sala de aula com o objetivo do aluno aprender e não simplesmente melhorar sua nota.
Como aplicar a avaliação formativa:
- Diariamente: ao rever os cadernos, o dever de casa, fazer e receber perguntas, observar o desempenho dos alunos, nas diversas atividades de classe;
- Ocasionalmente: por meio de provas ou outros instrumentos, mais ou menos formais;
- Periodicamente: utilizando testes ao final de cada sub-unidade, unidade, projeto, para aferir a aprendizagem e outros desempenhos dos alunos.
3.     Somativa
Tem o objetivo de atribuir notas e conceitos para o aluno ser promovido ou não de uma classe para outra, ou de um curso para outro, normalmente realizada durante o bimestre ou semestre.
Como aplicar a avaliação somativa:
- uma prova ou trabalho final;
- uma avaliação baseada nos resultados cumulativos obtidos ao longo do ano letivo;
- uma mistura das duas formas acima.
É necessário que o professor tenha clareza destas etapas para que possa realizar a avaliação de forma integrada.
A prática da avaliação escolar que tem o foco a classificação, no processo de obtenção de médias de aprovação ou médias de reprovação está ultrapassado. Para um verdadeiro e atual processo de avaliação, não interessa a aprovação ou reprovação de um aluno, mas sim sua aprendizagem e, consequentemente, o seu crescimento.
Ao avaliar, o professor estará constatando as condições de aprendizagem dos alunos, para, a partir daÃ, prover meios para sua recuperação, e não para sua exclusão, como uma punição, se considerar a avaliação um processo e não um fim.
Professor, confira esse outro artigo aqui do Canal do Ensino com 3 planilhas que irão facilitar seu trabalho.
Até breve!
Paula
Bom dia Alexandre
Para usarmos o teu artigo em trabalhos acadêmicos, precisamos dos seguintes dados:
TÃtulo:
Autor: Alexandre Pereira
Data de Publicação:
Endereço da publicação
Obrigada
Ariovania Silva
Olá, Paula.
Tudo bem?
Seguem dados para mencionar no TCC:
Autora: Maria Angélica
Data de publicação: 22 de setembro de 2017
Endereço da publicação: https://canaldoensino.com.br/blog/o-que-e-e-quais-os-tipos-de-avaliacao-da-aprendizagem
Um forte abraço,
Canal do Ensino.
Samuel Maria Raimundo
valeu, pois este artigo reflecte a súmula de tudo que tem nada a ver com avaliação , mas para mais capricho poderia exemplificar os tipos de avaliações com o seu quadro mural
José Luis Paulo
é saber sobre a avaliaçao isso ajudará a ter uma ideia basico do que foi ensinado e aprendido
José Luis Paulo
a avaliçao é boa para saber até que ponto os conhecimentos foram apreendidos
junior
muito bom o artigo bastante sucinto e explicativos só faltou colocar as referencias bibliográficas dos autores que foram citados.
Jaiane Correa Fernandes
Olá………
Adorei seu artigo. Gostaria de usá-lo como referência em meu plano de ação, para isso preciso da data de publicação do do seu artigo!
Poderia me informar?
Alexandre Pereira
Olá Jaiane,
O artigo é de 22/09/17.