Você está aqui:Home » Dicas » Professores » O que é e o que faz um professor adjunto?

O que é e o que faz um professor adjunto?

Olá, leitor!

Ser capaz de transmitir conhecimento é uma responsabilidade muito grande que requer potencial. Além disso, é necessário continuar os estudos e estar sempre em contato com o aprendizado após uma graduação. Ser professor é o sonho de muitas pessoas, porém, surgem dúvidas quanto a classificação, como o professor adjunto, por exemplo.

Para cada tipo de professor existe uma preparação exigida que vai adequar os conhecimentos e direcionar para alguma área específica. Sendo assim, você precisa estar preparado para incrementar sua graduação em pedagogia com um longo caminho de estudo.

Nesse artigo, iremos focar exatamente em como você deve trilhar seu caminho para se tornar um professor adjunto, além de solucionar todas as suas dúvidas. Afinal, todos precisam de direcionamentos, e para se tornar professor mais ainda.

Portanto, continue a leitura e saiba o que é e o que faz um professor adjunto!

O que é um professor adjunto?

professor_adjunto_

Para quem não faz parte dessa esfera da educação, determinar com precisão os diferentes tipos de professores, pode ser um pouco complexo e confuso. Mas saiba que existem diferenças nos tipos de professores e acima de tudo, a que classe de alunos cada um deve se direcionar.

O professor adjunto faz parte do grupo de professores efetivos, que por sua vez se caracteriza por diferentes níveis. Essa classificação de professores possui as mesmas atribuições do que um professor assistente, mas efetua atividades e a coordenação de projetos escolares.

É importante deixar claro, que a classificação de adjunto se difere bastante da classe de professores temporários.

Os professores temporários ou substitutos como são conhecidos, são contratados via de regra por meio de contratos com tempo determinado. Assim a duração média é de um ano, mas existe a chance de prorrogar esse prazo, caso haja a necessidade. Isso depende também do edital.

Fazem parte da classe de professores efetivos, as classes de auxiliar, assistente, adjunto e associado. O auxiliar possui apenas graduação; o assistente possui graduação e mestrado; o ajunto deve ter um doutorado; o associado também exige doutorado como extensão de ensino.

Dessa forma, o adjunto pode atuar como auxiliar, assistente e também como associado. No entanto, para que o auxiliar atue como assistente, adjunto ou mesmo associado, ele pode progredir de duas formas, por tempo ou por titulação.

A cada dois anos esses níveis podem ser elevados, ou seja, o auxiliar vira assistente e assim por diante. Nesse caso, a mudança de titulação acontece quando o auxiliar, por exemplo, consegue o título por meio de um doutorado ao nível de assistente.

Para atingir o próximo nível, que é o de Titular, o professor adjunto deve fazer um concurso que seja específico para esse cargo. Todavia, esse título normalmente é alcançado com experiência e tempo de serviço.

Resumindo, o professor adjunto, assim como outras classificações, está inserido para transmitir conhecimento em níveis mais altos da educação, podendo atuar também em níveis mais baixos.

Quais as obrigações do professor adjunto?

As obrigações pouco se diferem uma das outras, ou seja, existe essa divisão para que públicos diferentes como os do Ensino médio, Ensino Superior e Ensino Técnico, sejam atendidos de maneira específica com conteúdo adequado para aquela graduação.

Mas assim como para todos os professores as obrigações básicas são:

  • Atuar no processo educativo de maneira presente e direta;
  • Ser responsável pela evolução e eficácia no exercício da docência;
  • Aplicar um exercício pedagógico de excelência na disciplina em que atua;
  • Preparar e ministrar aulas das disciplinas designadas a ele;
  • Efetuar registros burocráticos e pedagógicos;
  • Participar do planejamento escolar anual;
  • Elaborar sugestões de atividades e desenvolvimento do seu conteúdo.

Vale ressaltar, que para conseguir atender essas exigências e obrigações, é necessário muito tempo de preparo, pois há muita demanda de responsabilidade. Se aplicar de maneira exemplar à tudo que for passado como forma de aprendizado para sua formação, é essencial.

Por sua vez, ao se tornar um professor adjunto, você pode coordenar projetos de pesquisa e atividades de alunos cursando pós-graduação. Além de estar capacitado para atender matérias de especialização como: Ciências, Geografia, História, Língua Portuguesa e matemática, por exemplo.

Com a formação apropriada o professor consegue desenvolver sua função com autoridade, ou seja, preparar as aulas e ministrá-las de forma positiva é fruto de um grande desempenho que visa auxiliar os alunos e transmitir o aprendizado que eles precisam.

Agora que você já consegue se posicionar melhor quanto ao que representa um professor adjunto, conheça algumas dicas que você pode usar para alcançar o sonho de passar todo o conhecimento que possui!

Dicas para quem busca se tornar um professor adjunto

Assim como em qualquer área do mercado de trabalho que dificilmente nos proporciona a oportunidade de começar onde desejamos, a esfera da educação segue o mesmo padrão.

Para trabalhar como professor efetivo e ser capaz de atender a classe de adjunto, você depende de uma oportunidade de vaga em um concurso específico. Entretanto, são poucas as vagas que aparecem para essa área. O que mais vemos é concurso para professor substituto, portanto, a concorrência pode ser grande.

Sendo assim, essa pode ser uma boa oportunidade para conseguir experiência e tempo de serviço. Começar com um cargo de professor substituto pode ser um passo para se tornar um professor de cargo efetivo dentro da Instituição em que você escolheu.

Assim, você tem ao alcance a oportunidade de conseguir refinar seu ensino e trabalhar com pesquisas em boas instituições de ensino. Já pensou em conseguir referências como professor adjunto ao trabalhar a lado de bancas de conclusões de cursos especializadas?

Mesmo que você tenha que lecionar matérias que não são o foco da sua graduação, sempre é uma oportunidade para agregar mais conhecimento em diversas outras áreas.

Uma boa dica para seguir, caso seja de interesse a área acadêmica e de pesquisa, é prestar concursos para professor ajunto em instituições públicas, pois esse é o primeiro passo para criar a sua carreira em instituições renomadas futuramente.

As principais características de um bom professor são justamente gostar de estudar, de pesquisar e principalmente transmitir conhecimento. Sendo assim, não importa se você não é concursado em uma Instituição Federal, sua estabilidade financeira virá por meio do seu empenho e crescimento pessoal.

Até logo!

-> Conheça o “Treinamento Porfessor Expert”, o mais completo treinamento online para professores.

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo