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O que é e como se aplica a curva ABC

Muito utilizada para gerenciar estoques, a curva ABC pode ser uma ferramenta essencial para o seu negócio

Olá, pessoal!

A organização e o planejamento são fundamentais para que um empreendedor consiga atingir o sucesso e levar o negócio adiante. Mas, muito além do controle do fluxo de caixa, é preciso que eles saibam, também, quais são os produtos mais estratégicos para a sua loja e qual é a melhor forma de montar um estoque de qualidade. Afinal, de nada adianta deixar os produtos encalhados, já que isso só traz prejuízo.

Neste contexto, uma das técnicas que mais se destacam é a curva ABC, que permite analisar e categorizar itens. Nos negócios, a ferramenta é utilizada para controlar os produtos vendidos por ordem de importância, permitindo que o empreendedor consiga visualizar facilmente o que precisa de uma atenção especial.

Também conhecida como curva 80 – 20, a análise consiste em dividir os itens de estoque por três grupos de acordo com o valor de demanda ou de consumo. Geralmente, os valores são determinados pela multiplicação do preço ou custo unitário de cada item pelo seu consumo ou sua demanda. Dessa forma, os grupos são divididos em:

  • Classe A : Itens de maior importância e com alto valor de demanda ou consumo.
  • Classe B : Itens com uma importância e valor de demanda ou consumo intermediário.
  • Classe C: Itens com importância e valor de demanda ou consumo baixo.letras-a-b-c

Essa classificação ABC é a mais comum, no entanto, o método utilizado pode variar de acordo com a empresa. Para montar a análise e chegar aos resultados é preciso montar uma tabela com cada item vendido e a sua participação na receita total da empresa.

Em geral, segundo especialistas em negócios, 20% dos itens são considerados A, com 65% do valor de demanda ou consumo. Já os itens B representam 30% do total de número de itens e 25% do valor de demanda ou consumo, enquanto os outros 50%, classificados como C, correspondem a 10% do valor de consumo.

Com os itens separados, é possível entender e visualizar o impacto de cada um sobre os custos e a rentabilidade da empresa. Além disso, a metodologia revela informações estratégicas para a administração, com detalhes importantes que influenciam a compra de mercadorias, exclusão de itens e, claro, redução de despesas.

Apesar de ser utilizada para controlar estoque de produtos, a curva ABC pode ser utilizada em outros setores. Por exemplo, é possível que uma empresa prestadora de serviços faça uso da metodologia a fim de classificar os seus serviços e clientes. Afinal, a maioria das empresas tem clientes com perfis distintos entre si, o que faz com que o relacionamento e a oferta de produtos seja dificultada.

0Nesse caso, para definir melhor as estratégias, a curva ABC pode ser aplicada levando em consideração itens como faturamento, comportamento, características sócio-demográficas (idade, sexo, renda), entre outros.

Se você já usa a curva ABC no seu negócio, conte para nós!

Até a próxima!

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