Você está aqui:Home » Dicas » Professores » O que é e como funciona uma sala de aula invertida?

O que é e como funciona uma sala de aula invertida?

Olá,

Também conhecida como flipped classroom, a sala de aula invertida é um método que vem fazendo a cabeça dos professores. Esta metodologia consiste em transformar os meios tecnológicos mais usados pelos estudantes em favor das aulas.

Em síntese, o professor propõe um tema previsto na ementa de plano de ensino, aos estudantes. Esses por sua vez trazem todo o conteúdo obtido sobre o tema proposta e o apresenta em sala de aula. Dúvidas e outras questões são sanadas pelo professor.

O ponto mais alto desta técnica, é sem dúvidas o trabalho colaborativo, onde a informação compartilhada entre os alunos, somadas ao conhecimento do professor. Desse modo a soma de informação disseminada durante a aula tem como resultado o um fechamento de conhecimento sobre o tema exposto para contemplação.

Contudo, é necessário fixar algumas regras para que a causa não saia dos eixos. Delimitar o tempo de apresentação é muito importante, bem como mediar conflitos de convergência de ideias.

Hoje, vamos versar com profundidade sobre esta técnica de ensino e aprendizagem e exemplificar a aplicação, ao finalizar esta leitura você estará pronto para experimentar a metodologia com os seus aprendizes.

Benefícios da sala de aula invertida

sala-de-aula-invertida

Além de tirar a turma da rotina, a metodologia de sala de aula invertida também auxilia na integração, dinamismo, autoestima, facilita a aprendizagem e usa a tecnologia a favor da concentração e proatividade em sala de aula. Mas, nem tudo são flores, o professor deve orientar, mediar e planejar muito bem as aulas que receberão este método, caso contrário corre o risco de transformar, o que seria um potencial, em uma bagunça generalizada.

Em alguns depoimentos sobre os resultados desta metodologia apontam sucesso, porém muitos professores aconselham que seja definida as refêrencias e os pais (caso os alunos sejam crianças ou adolescentes) sejam avisados. Dessa maneira, a chance de obter bons resultados serão elevadas.

Aguça o interesse dos estudantes

O sistema de ensino vem modificando certas coisas, mas ainda não ouvimos falar em novidades notáveis em relação ao aumento de interesse do estudante para os estudos.

Vários são os motivos para o desinteresse dos alunos sobre os estudos: desmotivação, rotina monótona em sala de aula… A sala de aula invertida é uma ótima opção para mudar a rotina dos estudantes.

Quando eles se deparam com a oportunidade de demonstrar sua expressão sobre algo, a motivação é aguçada e a atividade desses alunos (em especial os que gostam de chamar atenção para si) é canalizada positivamente.

A interação ajuda também os mais tímidos, quando o professor orienta a aula em um senso de colaboração e união, todos se ajudam, todos se conhecem melhor. A participação do professor, como mediador e para manter o controle das aulas, é muito importante.

Gerenciamento da atenção

Quando um professor manda que o aluno estude algo, realize uma leitura, faça alguns exercícios; e na hora de revisar o conteúdo o aluno não fez absolutamente nada. Você sabe que aquelas informações negligenciadas por ele o fará ir mal na prova. Desesperador, não?

Um bom professor sente-se triste quando vê seus alunos tirando notas baixas, ficar em recuperação, ter que apelar para prova final e o pior de tudo, reprovar. O sentimento de culpa é inevitável. Como chamar atenção de alguns alunos para a melhoria de rendimento? A resposta é apenas uma: usando o gerenciamento da atenção.

O professor tem uma missão de super herói, sua missão não é apenas transmitir conhecimento, mas compreender que cada um de seus alunos é uma pessoa única com talentos e limitações. Encaixar conhecimento em várias mentes tendo como base o nosso sistema educacional, é coisa de herói.

A gestão de atenção é uma das soluções para todos os alunos e pode ser testado no método de sala de aula invertida.

Por exemplo, desafiar os alunos a fazerem um vídeo curto onde em poucas palavras eles digam o que aprenderam sobre o tema que será abordado na sala de aula invertida. Esse é um dos modos de gerir a atenção da turma.

 

Uso da tecnologia em favor do plano de ensino

A principal característica da sala de aula invertida é o apoio das tecnologias. Esse recurso pode ser usado com  criatividade, pode ser inserido na dinâmica desde redes sociais até sites especializados na temática de interesse, ou até mesmo, games e quizzes.

Os desafios em redes sociais, voltados à promoção da educação e ensino é uma técnica transformadora que se traduz em união, cooperatividade, motivação e criatividade.

Mas, não esqueça do plano de aula para que não aconteça imprevistos.

Colaboração em sala de aula

O assunto referenciado e disponibilizado aos estudantes serão pesquisados e em seguida apresentados em sala de aula. Para alguns isso é muito fácil de ser feito, mas para os mais tímidos pode ser uma missão impossível expor suas ideias em público. Em casos especiais, os alunos podem se ajudar entre eles.

Quando não se determina grupos, ou seja, o único grupo é a sala de aula; se torna muito mais fácil a compreensão e ajuda mútua. A separação de grupos pode ser uma boa ideia quando formado pelo professor e modificado sempre que acontecerem as dinâmicas em classe.

Maior possibilidade de captação de informação

A maior capacidade de captação e transferência de informação está ligada ao fato de um único tema ser analisado e discutido a partir de vários pontos de vista.

A apresentação da temática gera argumentação ativa e multifocal.

Trabalho com criatividade

A criatividade é peça fundamental dessa metodologia de ensino e aprendizagem. Primeiramente, porque se desfaz aquele velho paradigma de autoritarismo, esse que é trocado por maestria, amizade e respeito. E isso é um dos efeitos da criatividade que paira sobre a modificação da rotina em sala de aula.

Ainda lembramos que é muito importante que o professor oriente as atividades e faça transparecer o seu espaço como líder.

Exemplificação para aplicação do método da sala de aula invertida

Agora vamos descrever em linhas simples os passos para aplicar este método em suas aulas:

  1. Determine o tema;
  2. Decida pelas referencias;
  3. Planeje a aula e os recursos a serem utilizados;
  4. Decida quais redes sociais serão utilizadas;
  5. Informe os alunos sobre a aula dinâmica;
  6. Dependendo da idade de seus alunos, comunicar aos pais pode ajudar;
  7. Lance um desafia nas redes sociais, para eles se comunicarem, sobre seus estudos preparatórios, em casa;
  8. Faça-os apresentarem suas ideias sobre a temática, em sala de aula;
  9. Determine o tempo que casa um tem para se expressar;
  10. Medie,  oriente, observe, anote toda a evolução da aula.

Recapitulando

No conteúdo de hoje abordamos a importância da colaboração rotatória em sala de aula para melhoria no aprendizado, através da sala de aula invertida. Também mencionamos os principais benefícios da aplicação desta metodologia e o seu reflexo nos resultados positivos que rede aos alunos.

Por fim , exemplificamos como pode ser aplicado.

Agora que você já sabe como render mais dinâmica e interação em suas aulas, aplique a técnica dom os seus alunos. Não esqueça de compartilhar conosco os seus objetivos alcançados. É muito importante para nós que saibamos até onde nosso conteúdo muda a realidade na Educação.

Se você gosta de se informar sobre as práticas mais modernas de educação, ensino e aprendizagem, cuta nossa página no Facebook e receba mais conteúdos como esse.

Até a próxima!

comentários (4)

Deixe um comentário

© 2012-2017 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo