Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » O que é e como funciona o vestibular agendado?

O que é e como funciona o vestibular agendado?

Olá, leitor!

Se você é um estudante, certamente já ouviu falar sobre o vestibular agendado. Mas você sabe do que se trata, e como utilizar esse recurso?

O vestibular agendado pode ser uma opção perfeita para estudantes que possuem dificuldade de flexibilizar os horários, seja por motivo de emprego ou por distância do local da prova.

Para as faculdades públicas, não há muito o que fazer: é preciso realizar a prova do Enem. Essa é uma avaliação padronizada nacionalmente, que precisa ser realizada no mesmo dia e horário em todo o país.

Já no caso das universidades privadas, a grande maioria possui um sistema de seleção próprio para admissão de estudantes. Nesse caso, é possível agendar um dia específico para a prova.

Quer saber como conseguir bolsas de estudo em universidades particulares? Leia esse outro post aqui no Canal do Ensino!

A seguir, você encontra todas as informações que precisa para esclarecer como funciona o vestibular agendado, e descobrir se essa é a modalidade de prova ideal para você! Confira!

vestibular_agendado

O que é o vestibular agendado?

Organizar-se para participar de processos seletivos pode ser uma tarefa complexa e desgastante. Entre taxas, matérias para estudar, datas e horários diferentes para as provas, conciliar tudo pode se tornar um enorme desafio.

Isso é especialmente verdade para estudantes que também estão trabalhando ou que possuem outros compromissos que os impeçam de flexibilizar o horário.

Muitas vezes, até mesmo os horários de dois processos seletivos podem ser conflitantes. Nesse tipo de situação, o vestibular agendado pode ser muito útil.

O vestibular agendado é muito parecido com o tradicional: trata-se de uma prova onde serão cobrados os mesmo assuntos que no tradicional. Normalmente, o número de perguntas e estrutura da prova também é a mesma.

A principal diferença é que, como sugere o nome, a prova pode ser marcada para o dia e horário que forem mais convenientes ao estudante.

Isso permite que os horários sejam melhor organizados, eliminando a necessidade de faltar no trabalho ou desmarcar outros compromissos.

Esse pode ser um recurso muito importante também para estudantes de outras cidades ou estados, que fazem o vestibular. Agendar a prova pode eliminar imprevistos para garantir que o aluno chegue no horário e despreocupado para a prova.

Vestibular agendado online

Algumas instituições já oferecem, inclusive, a opção de fazer a prova completamente online. Nesse caso, tudo que o candidato precisa é de um computador com acesso à internet.

Algumas instituições também exigem acesso a uma webcam para que um monitor acompanhe a realização da prova.

Com o aumento da popularidade dos cursos EaD (Ensino à Distância), os vestibulares online também crescem em número.

É importante, no entanto, estar ciente de que nem todos os cursos permitem a prova online para seleção. É o caso, por exemplo, da maioria dos cursos na área da saúde.

Vantagens do vestibular agendado

Agendar uma data pode ser um facilitador para muitos alunos. Confira algumas das principais vantagens dessa modalidade de prova:

  • Flexibilidade para alunos que trabalham ou possuem outros compromissos;
  • Maior adequação do horário para as necessidades do estudante;
  • Maior facilidade de organização no caso de múltiplos processos seletivos;
  • Mais tempo para se preparar, já que as provas agendadas acontecem normalmente, depois do vestibular tradicional;
  • Menor pressão para estudantes que se sentem intimidados pela quantidade de alunos.

Desvantagens do vestibular agendado

O vestibular agendado, também possui suas desvantagens.

Talvez a mais notável de todas seja a menor disponibilidade de vagas. Isso mesmo, pois a grande maioria das universidades preenche as classes inicialmente com o vestibular tradicional. Depois, os estudantes que fizerem a prova agendada preenchem as vagas restantes.

Isso não costuma ser um problema frequente: no geral, as faculdades privadas conseguem formar turmas o suficiente para acomodar os candidatos que fizeram a prova depois.

No entanto, em cursos mais concorridos e universidades, onde é normal que as vagas não sejam suficientes, talvez o vestibular agendado não seja a melhor opção.

Onde encontrar informações sobre o vestibular agendado?

Normalmente a possibilidade de realizar o vestibular é amplamente divulgada no site das instituições de ensino. Se não encontrar nada sobre isso na página de inscrição do processo seletivo, vale à pena verificar o edital.

Lá, você normalmente encontrará todas as informações referente ao processo e à prova, incluindo:

  • Se as vagas são reduzidas para o vestibular agendado ou não;
  • Qual é o período no qual você pode agendar a prova;
  • Como realizar o agendamento;
  • O que esperar da estrutura da prova e matérias cobradas;
  • Quanto tempo você terá para fazer a prova.

É muito importante ficar atento a essas informações no edital, mesmo se a inscrição para o vestibular agendado for extremamente simples.

Por exemplo, a grande maioria das instituições possuem um processo de inscrição online. No formulário, é possível indicar se você pretende fazer a prova tradicional ou agendar um horário.

Por mais simples que seja apenas marcar a opção de agendamento, é preciso ler o edital e estar por dentro do regulamento daquela instituição em específico. dessa forma, você evita problemas e imprevistos!

Normalmente, a prova não pode ser agendada em qualquer horário. As instituições costumam estipular algumas opções para que o candidato escolha uma delas. Dessa forma, é preciso verificar também se as datas disponíveis estão de acordo com a sua disponibilidade.

Alunos que pretendem concorrer a bolsas de estudo podem fazer o vestibular agendado?

Normalmente, os processos de bolsas e descontos acontecem separadamente aos do vestibular. Existem também instituições que oferecem descontos para os primeiros colocados da prova.

Nesse caso, é preciso verificar no edital se as provas feitas por meio do vestibular agendado fazem parte do programa de descontos.

O vestibular agendado, no entanto, não interfere nos processos do Prouni e nem nos financiamentos realizados por meio do FIES. Isso porque a prova relevante para essas duas opções é o Enem, que já deve ter sido realizado pelo candidato antes de prestar o vestibular para a instituição privada.

Não há nenhum impedimento para que os alunos que optam por fazer vestibular agendado fiquem de fora dos programas de bolsa.

Pelo contrário: a maioria das instituições faz esforços para que não existam benefícios específicos oferecidos em nenhum dos tipos de modalidade de prova.

O conteúdo é o mesmo do vestibular tradicional?

A fim de evitar que alunos se sintam prejudicados pela modalidade de prova escolhida, as matérias e conteúdos exigidos são compatíveis em ambas as provas. Muitas vezes, as questões se modificam, no entanto, para evitar vazamentos e fraude.

Essa é uma dúvida muito comum. O candidato que precisa optar pela prova agendada acaba sentindo medo de ser prejudicado. Mas você pode ficar tranquilo: a prova agendada ou online não cobra conteúdo mais complexo do que a tradicional.

Geralmente ela também tem o mesmo número e nível de dificuldade em suas questões.

Conclusão

A forma como estudamos está gradativamente mudando. Com a modernização – tanto dos métodos de aula quanto da nossa rotina – as instituições passam a se preocupar em adequar as maneiras de selecionar e avaliar alunos.

O vestibular agendado é um ótimo exemplo dessa modernização. Ele possibilita que alunos que normalmente não poderiam participar do processo seletivo tenham uma oportunidade de ingressar no ensino superior.

Essa modalidade de prova também acomoda melhor candidatos que possuem deficiências, já que é mais flexível e se adequam melhor ao ritmo exigido pelo aluno.

Além disso, a possibilidade de agendar a prova e realizá-la em um ambiente que oferece menos pressão social pode beneficiar alunos com distúrbios de ansiedade ou que fazem parte do espectro autista.

De maneira geral, o vestibular agendado pode ser considerado um passo à frente na inclusão e acomodação de necessidades específicas.

Ele também possibilita maior organização e torna o processo seletivo mais fácil de ser encaixado na rotina do estudante que precisa trabalhar desde cedo.

Sua variação online, embora ainda pouco comum, torna tudo ainda mais prático. Com o crescimento das matrículas em cursos de Ensino à Distância, é apenas natural que sejam desenvolvidos novos métodos de avaliação e seleção, cada vez mais modernos e convenientes.

Nesse artigo, você encontrou tudo o que precisa saber sobre o vestibular agendado. Desde como a prova funciona até como escolher essa modalidade de avaliação na sua inscrição!

Não esqueça: é importantíssimo ler o edital com atenção para entender todas as regras de funcionamento do vestibular agendado na instituição de ensino que você escolheu.

Essa é a única maneira de prevenir-se completamente contra imprevistos e problemas burocráticos.

Quer mais dicas para se dar bem no vestibular? Leia também esses outros artigos que preparamos para você:

Não esqueça de ficar sempre atento às novidades do Canal do Ensino para não perder nenhuma oportunidade!

E você, já fez alguma prova agendada em processos seletivos? Como foi sua experiência? Conte para a gente nos comentários e não esqueça de perguntar se ainda ficou alguma dúvida!

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2018 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo