Você está aqui:Home » Dicas » Idiomas » O que é e como funciona o TOEFL?

O que é e como funciona o TOEFL?

Olá,

Quem pretende concorrer a uma vaga de emprego ou estudar em uma universidade estrangeira, provavelmente já se deparou com essa sigla. Para que o aluno seja aceito em qualquer universidade estrangeira é preciso passar por um teste, com a finalidade de comprovar seu domínio no idioma inglês. 

Como sabemos, é imprescindível passar por um processo preparatório antes de seguir qualquer área de estudo ou trabalho fora do Brasil.  

Para que serve o TOEFL e como funciona? 

como funciona o TOEFL

Fonte: Canal do Ensino

TOEFL (Test of English as a Foreign Language) é um exame de proficiência de língua inglesa. Essa é uma forma de atestar se o candidato é capaz de se expressar e compreender totalmente o idioma em que pretende estudar ou trabalhar.   

De modo geral, o TOEFL analisa a capacidade de leitura, escrita, expressão oral e auditiva. O exame é de caráter intensivo e tanto as questões focadas no speaking quanto no listening visam analisar a capacidade de entendimento do inglês. 

No entanto, existem 5 modalidades do exame que são aplicadas em situações específicas, veja: 

  • TOEFL primary e o TOEFL júnior: voltados para o público infantil. 
  • TOEFL IBT (Internet Based Test): avalia as quatro habilidades primordiais do inglês: listening, reading, speaking e writing. Geralmente requisitado para vagas em universidades ou cursos de longa duração. Versão do teste online. 
  • TOEFL PBT (Paper Based Test): Versão do teste feita no papel e presencial. Atualmente não é mais utilizado em diversos países, com exceção de países onde o uso da internet é restrito.  
  • TOEFL ITP (Institutional Testing Program): Também é uma versão do teste realizada no papel e presencial, porém, seu diferencial é o sistema de aplicação que consiste em 140 questões de múltipla escolha. O teste foca apenas o listening, writing e o reading. Geralmente aplicado em escolas de idiomas como certificado de conclusão.  

Em todas as modalidades de avaliação é aplicado ao aluno questões que envolvem a análise de texto, redação, criação e compreensão auditiva. A duração das provas varia muito e depende da modalidade, mas em geral, tem duração aproximada de 4 horas, sendo cerca de 80 minutos dedicados exclusivamente para leitura, 90 minutos para práticas de audição e 50 minutos para criação de texto. 

Quanto à pontuação do teste, a análise é feita de acordo com o nível de conhecimento do aluno. Dessa forma, o nível de acerto é avaliado em uma escala de 0 a 120 pontos. Vale ressaltar que a nota mínima de cada seção é 0 ponto e a máxima de 30 pontos, visto que a prova é constituída por 4 seções, com exceção da TOEFL ITP, que possui apenas 3 seções. 

O exame TOEFL é reconhecido em mais de 130 países e é o exame de inglês com maior nível de reconhecimento mundial.   

Para que serve o TOEIC? 

TOEIC (Test of English for International Communication) é um exame de proficiência aplicado a candidatos a uma vaga de emprego no exterior, principalmente em multinacionais da Ásia.  

Essa avaliação é menos rigorosa do que o TOEFL, já que aceita candidatos com nível de conhecimento e fluência intermediários. Há dois tipos de provas, a primeira avalia o listening e o reading, enquanto a segunda avalia o speaking e o writing.  

A duração das provas é, relativamente, menor do que a aplicação TOEFL. A primeira modalidade do teste possui 200 questões de múltipla escolha e duração aproximada de 2 horas. 

Já a segunda modalidade possui ao todo 19 questões dissertativas com duração aproximada de 80 minutos.  

Os exames de proficiência são fundamentais para comprovar a capacidade do aluno para ingressar em uma universidade ou corporação no exterior. Para isso, o aluno deve estar muito bem preparado e se dedicar ao aprendizado do inglês. 

Para mais informações sobre a prova como local de aplicação, valores e simulados para o teste acesse o site do TOEFL

E você, está preparado para o teste TOEFL?

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo