Você está aqui:Home » Dicas » Professores » O que é e como funciona o programa PARFOR

O que é e como funciona o programa PARFOR

O programa busca capacitar profissionais de educação para garantir um ensino de qualidade para os brasileiros

Olá, leitores!

O mundo está em constante evolução e, por isso, precisamos nos manter atualizados, tanto no que se refere a conhecimentos pessoais, quanto profissionais. Neste sentido, para promover a capacitação dos professores de todo a país e, consequentemente, melhorar o nível da educação brasileira, o Governo Federal implantou o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor).

Conduzido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em parceria com os estados e municípios, o programa é destinado aos professores da Rede Pública da Educação Básica que, apesar de atuarem na área, não tem uma formação adequada à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

O objetivo é capacitar cada vez mais profissionais para atenderem a demanda de ensino brasileira e, com isso, assegurar uma educação de qualidade para os alunos de todos os níveis da educação básica.

Só em 2015, os cursos capacitaram mais de 60 mil professores da educação básica. Ao todo, o Parfor conta três modalidades de cursos, divididas em:

  • Licenciatura: Voltado para professores ou tradutores intérpretes de Libras que não tenham formação superior ou que desejam realizar o curso de licenciatura especificamente para disciplina em que atua em sala de aula;
  • Segunda licenciatura: O curso é disponibilizado para professores licenciados que atuam há três anos na rede pública de educação básica. Nesse caso, são elegíveis profissionais que atuam em áreas diferentes da sua formação inicial ou que atuam como tradutor intérprete de Libras na rede pública de Educação Básica;
  • Formação pedagógica: Com foco em docentes e tradutores intérpretes de Libras graduados não licenciados que atuam na rede pública da educação básica;

Inscrições

Todos os anos, a Capes divulga o Calendário de Atividades do Programa, com os cursos disponibilizados, bem como fóruns e outros eventos. As inscrições são realizadas em períodos determinados durante o ano todo, mas variam de acordo com as oportunidades oferecidas pelas Secretarias de Educação estaduais e municipais, bem como pelas Instituições de Ensino Superior.

Em geral, os profissionais interessados podem acompanhar informações sobre as vagas por meio da Plataforma Freire. É na plataforma, também, que os professores podem se candidatar nos cursos. A inscrição só é confirmada após validação da Secretaria de educação.

Vale ressaltar que, por ser uma iniciativa do Governo, os cursos são gratuitos para todos os professores. A Capes é responsável por repassar os recursos financeiros às instituições de ensino responsáveis pela formação. No entanto, fica sob responsabilidade das secretarias de Educação o fornecimento de material escolar, transporte, hospedagem e alimentação durante o processo de formação.

Até mais!

comentários (1)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo