Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Empregos » O que é e como elaborar um plano de carreira para seu futuro?

O que é e como elaborar um plano de carreira para seu futuro?

Olá,

Toda e qualquer decisão de sua vida, impacta diretamente no seu futuro, isso é fato. A escolha de um bom plano de carreira, por exemplo, pode ser um dos passos mais importantes e benéficos para seu futuro.

Como você já deve ter percebido, o mercado de trabalho anda super competitivo. E quem tem mais qualificações e destaca suas aptidões, certamente tem mais vantagens.

E esta é uma das razões para você começar a construir seu plano de carreira agora mesmo. Se quiser aprender mais sobre esse assunto, confira mais dicas a seguir!

O que é um plano de carreira?

Para sermos mais específicos aqui, você precisa saber que existem 2 tipos de plano de carreira. O primeiro deles é o plano de carreira executivo, ou seja, é essencial para empresas que desejam ingressar ou se destacar no mercado.

O segundo é o plano de carreira pessoal. Este é essencial para um profissional ou estudante que queira ser bem-sucedido e encontrar maiores oportunidades no mercado de trabalho.

Nestes dois casos, podemos dizer que um bom planejamento pode ser crucial para a concretização de objetivos e metas. Quer um cargo maior? Quer alavancar vendas na sua empresa? Quer garantir uma posição de liderança? Quer ter maior estabilidade financeira?

O plano de carreira serve para traçar um futuro mais concreto e tangível. Porém, precisa de muito empenho e dedicação, além de um bom planejamento para fazer tudo acontecer.

4 Vantagens de fazer um plano de carreira

plano-carreira

Para te mostrar a eficiência do plano de carreira, preste atenção nas maiores vantagens que este método pode trazer para suas realizações futuras:

1 – Menor taxa de erro

Quando falamos em um futuro consistente, não queremos que nele contenha um grande histórico de fracassos, não é mesmo?

Então neste cenário, criar um plano de carreira pode diminuir significativamente as chances de erros. Além disso, você estará projetando um cenário desejável para você e aí só basta seguir os passos para chegar até lá.

2 – Traçar planos e métodos para atingir objetivos

O plano de carreira requer um planejamento completo para ter início. Portanto, é neste planejamento que constará também suas maiores estratégias para alcançar seus objetivos. Você irá determinar também metas a curto, médio e longo prazo.

Desta maneira, a partir deste planejamento de estratégias, você poderá ter escolhas mais assertivas que irão contribuir com o sucesso do seu futuro.

3 – Autoconhecimento

Uma das maiores vantagens do plano de carreira é trazer um autoconhecimento para o profissional ou empreendedor. Nesta fase de autoconhecimento, você poderá descobrir suas maiores competências e habilidades.

Além disso, poderá também descobrir quais aptidões serão necessárias adquirir e chegar onde deseja ou também para concretizar objetivos.

4 – Vantagem competitiva

Sem dúvidas essa é também uma das maiores vantagens tanto para empresas como para profissionais que estão em ascensão. O maior objetivo de um plano de carreira é justamente aumentar sua vantagem competitiva no mercado de trabalho.

Todo este planejamento e definição de estratégias, te colocarão na frente de muita gente. Sem contar que você terá muito mais motivação para alcançar estes resultados positivos em seu futuro. E tenha certeza que isso tem um grande impacto.

O fato de ter em vista uma chance, possibilidade de crescimento, e ainda meios para chegar lá, te trará aquele impulso que falta para começar a sair do lugar.

6 Passos para criar seu plano de carreira

Agora que você já conhece quais são as vantagens e benefícios de construir um plano de carreira, você precisa de mais uma coisa, ação. A partir de agora é com você, siga estes passos para dar um novo significado para seu futuro:

1° passo – Análise pessoal

A primeira coisa que você precisa fazer é uma longa análise pessoal. É neste momento que você irá compreender mais sobre sua personalidade e preferências. Saber o que quer no futuro não basta, é preciso saber o que você tem em mãos para começar.

Nesta etapa, você irá listar todas as suas preferências, ambições, dúvidas, o cenário profissional que te agrada e o que não te agrada. Se você ainda não tem um nível superior, essa fase pode até te ajudar a descobrir sua vocação.

E para deixar esta etapa bem clara, faça uma planilha de planejamento respondendo as seguintes questões:

  • Quais são os seus pontos fracos?
  • Quais são suas maiores qualidades?
  • Quais características podem te atrapalhar a alcançar seus objetivos?
  • Qual hábito você precisa adquirir para aumentar o seu desempenho?
  • O que preciso para aumentar minha rede de contatos?
  • Qual o seu maior objetivo?
  • Como você enxerga seu futuro dos sonhos?
  • Você precisará de ajuda no meio do caminho?
  • Já possui uma pesquisa de mercado? O que você precisa para começar?

No caso de estudantes que querem descobrir sua vocação:

  • Prefiro gerir um negócio ou desempenhar funções importantes?
  • Em qual ambiente gostaria de trabalhar?
  • Quais as áreas você tem mais afinidade?

Nesta fase você começará a fazer um estudo aprofundado sobre você, se conhecer melhor e planejar melhorias de desempenho.

2° passo – Preencha as lacunas

Este passo é onde você começará a preencher as qualidades e aptidões que lhe faltam para alcançar objetivos. Precisa fazer um curso de especialização? Precisa procurar maiores informações sobre um nicho de mercado de interesse? Precisa assistir palestras relevantes para adquirir conhecimentos?

Como você já traçou no primeiro passo suas habilidades e pontos fracos, agora é o momento de consertar o que precisa ser mudado. Se precisa de maiores investimentos, é hora de planejar e desenvolver estratégias para isso também.

3° passo – Tirando do papel

Não adianta somente planejar, é preciso tirar tudo do papel e começar a agir. O seu plano de carreira precisa de metas de curto, médio e longo prazo, e é nesta etapa que elas serão definidas.

Vale ressaltar ainda que o plano de carreira pode ter a duração que for relevante para você. Suponhamos que seu objetivo é ter uma empresa de sucesso em 5 anos.

Para isso você precisará criar metas para daqui 6 meses, 1 ano e 5 anos. O seu plano de carreira precisa começar a funcionar agora. Portanto, definir ações e prazos é essencial para você não cair na famosa armadilha do “deixe para amanhã”.

4° passo – Trace um plano de fuga

O seu plano de carreira serve também para evitar erros, correto? Sendo assim, trace sempre um plano B seja qual for a etapa do seu plano. Ter em mente um plano B, evita além de desgastes emocionais e desmotivações. Além disso, te ajuda a contornar obstáculos que inevitavelmente possam surgir em seu caminho.

O que não pode é desistir. Você precisa ter essa ciência, de que o plano de carreira não é uma ferramenta milagrosa que irá te fazer bem-sucedido. É um meio para alcançar suas maiores ambições, porém, você precisa saber lidar com as dificuldades com maestria.

5° passo – Métricas

O plano de carreira precisa também de uma outra ferramenta, a métrica. A métrica é uma maneira de avaliar todas as ações que você já fez. Qual meta deu certo? Qual não deu e o porquê?

Não adianta bater na mesma tecla se você está vendo que não está chegando a resultado algum. Por isso é sempre bom analisar e documentar todas suas ações. É fundamental estabelecer metas, mas acompanhar o desempenho delas é imprescindível.

6° passo – Saindo da zona de conforto

Certamente você deve estar cansado dessa expressão de que para alcançar seus objetivos, você precisa sair da zona de conforto. E esta é a melhor definição de um plano de carreira de sucesso.

Você precisa aceitar que mudanças deverão ser feitas em sua trajetória, e você está preparado para isso? Se você ainda não desenvolveu esta qualidade de ter maior flexibilidade a mudanças, este é o melhor momento para trabalhar essa questão.

Seu futuro só depende de você!

É claro que um plano de sucesso com um planejamento conciso e bem elaborado pode te dar aquele empurrãozinho para o caminho do sucesso. Mas a concretização dele só depende de você.

É você quem irá determinar quando e como seus objetivos acontecerão. Seu empenho é a chave para que todo este trabalho gere resultados satisfatórios. Então agora, munido destas informações importantes, é hora de arregaçar as mangas e começar a elaborar seu plano de carreira.

E então, estas informações foram úteis para você? Ainda tem alguma dúvida? Se sim, é só deixar nos comentários que em breve lhe retornaremos. E que tal compartilhar este artigo para auxiliar mais profissionais e estudantes a terem um futuro melhor?

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2017 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo