Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Empregos » O que é e como definir seu objetivo profissional a curto e longo prazo?

O que é e como definir seu objetivo profissional a curto e longo prazo?

Olá leitor,

Você está começando ou já está em uma estrada profissional, mas tem com a impressão de que as coisas não evoluem? Esse é um pensamento mais frequente do que se pode imaginar.

No início de nossas práticas profissionais é certo saber que a capacidade técnica é mais importante que o dinheiro. Até porque nesse momento a maioria das pessoas, que se encontram perdidas não dispões de tanto recurso financeiro para investir.

Mas, quando já alavancou até determinado ponto e de repente ocorre estagnação o crescimento? O que fazer?

Sabemos que além de ter bom reconhecimento como profissional é necessário acompanhar o movimento do mercado em sua área de atuação. A estabilidade nem sempre representa segurança.

O fato é que enquanto se pensa que está “estável” em determinado ponto de carreira, várias ideias de negócios surgem e se movimentam na sua mesma área de atuação. É quando a concorrência avança porque se atualizou como devia, e você acaba por ser sentir perdido quando na realidade está a um passo de sua atualização.

Para não ficar atrás da concorrência, e menos ainda dos negócios inovadores que surgem a todo momento, é necessário aprender a utilizar e renovar os recursos intelectuais e tecnológicos periodicamente.

Neste artigo apresentaremos ideias para que sua carreira se movimente pelos caminhos da inovação através do treinamento da mente. Também daremos algumas dicas para que você possa acelerar o processo. Acompanhe!

Você sabe quais são os primeiros passos para alcançar um objetivo profissional?

futuro-profissional

Para iniciar o comportamento correto diante de sua carreira profissional, pode se começar com R$ 0,00. Isso mesmo, gratuitamente. A primeira coisa que deve ser levada em consideração quando se almeja alcançar objetivos profissionais é começar a fazer as coisas da maneira certa. Isso lhe poupará muito tempo, dinheiro e ainda lhe dará ampla visão de carreira.

Para exemplificar melhor, vamos elencar os benefícios mais evidentes a curto prazo, são os efeitos imediatos que ocorrerão depois que você começar a mudança de hábitos e pensar em sua saúde profissional:

  • Reconhecimento profissional;
  • Mais eficiência nos processos de produção;
  • Redução significativa das margens de erros;
  • Criação holística;
  • Senso de liderança;
  • Agilidade em atividades e atendimentos;
  • Rede de contatos;
  • Familiarizado com a profissão desejada;
  • Marketing pessoal

Imagem

Parece clichê, mas a sua imagem é o seu cartão de visita. Sua imagem chega primeiro que suas palavras e intensifica a sua presença. Busque cuidar de seu aspecto físico. Não é necessário usar roupas de marca, ou gastar dinheiro para mudar o seu guarda roupa. Analise a imagem profissional que você deseja para a sua vida e torne-se ela.  Preste atenção na lista a seguir e a partir dela repense sobre o seu visual.

  • Doe todas as roupas que estão estacionadas no seu guarda roupa, fazendo volume improdutivo;
  • Adote um estilo de acordo com o que você gostaria de transmitir através de sua imagem. Mas, não esqueça que o ambiente de trabalhe requer seriedade.
  • Escolha um estilo, isso facilitará suas idas às compras e o fará economizar dinheiro.
  • Roupas bem cuidadas, passadas e limpas são mais eficazes que apenas marcas.
  • Demonstre cuidado com higiene, é uma regra básica, mas existem pessoas que pecam nisso (descuido com os dentes, odores corporais, cabelos descuidados…). Lembramos, não se trata de gastar dinheiro em cabeleireiros e produtos, mas de cuidado com o corpo e amor a si próprio.

Para facilitar sua vida, separe roupas básicas para ter certeza que sempre estará em equilíbrio com o ambiente de trabalho, conforto e segurança em si. Aquelas peças-chave que todos temos em comum, independente de sermos ricos, pobres, altos, magros, negros… Enfim, calça jeans, calça preta, camisa branca e todas aquelas roupas que você considera viável para o ambiente de trabalho.

Para poupar tempo, separe 7 combinações e as deixe prontas, dessa forma, quando acordar para ir ao trabalho sempre terá uma roupa à disposição e não perderá tempo com composições de roupas em cima da hora.

Acordar e tomar um banho além de ser bom para a higiene, garante também o despertar do corpo e da mente, é a primeira etapa do dia que será rapidamente concluída e te dará mais confiança para iniciar bem o dia. É importante também ter pensamentos organizadores antes de dormir. Crie boas expectativas sobre suas tarefas do dia seguinte.

Postura

A postura tem a ver com educação emocional, e controle de reações. Manter o equilíbrio diante dos acontecimentos significa agir com prudência diante de situações positivas ou negativas, nada de exageros, guarde as suas energias para a execução de seus afazeres profissionais e não com demonstração emocional. Se acontecer algo que você queira rir, dependendo do que for, ria, mas não precisa mostrar a todo o quarteirão que você achou algo engraçado. Não estamos falando de robotizar as emoções, mas adequá-las as situações vigentes. No caso do ambiente de trabalho a discrição nunca erra.

Além disso, sorrir, cumprimentar, agradecer, ouvir, prestar atenção, ser pontual, demonstrar compromisso são atitudes básicas, que infelizmente, estão entrando em extinção, mas, são pontos fortíssimos para chamar atenção positivamente para si, como profissional e principalmente, como ser humano.

Linguagem

A linguagem que estamos falando não se trata apenas da linguagem falada, mas também da linguagem corporal. Nos comunicamos também através dos nossos movimentos, eles podem transmitir segurança ou desleixo, liderança ou aspectos de servidão, cansaço ou disposição. Sua linguagem corporal será decisiva sobre a sua apresentação profissional. Pense nisso!

Educação Profissional

Falta de dinheiro em um mundo completamente informatizado por meio da internet, não é mais desculpas. Na internet existem cursos gratuitos online sobre quase tudo. Além dos vídeos no YouTube e outros meios para alcançar educação profissional.Se você não tem dinheiro para investir em educação, faça um bom planejamento e busque materiais na rede mundial de computadores. Temos certeza que encontrará materiais de qualidade nos mais diversificados formatos.

O Canal do Ensino oferece diariamente conteúdos sobre diversas áreas do conhecimento, e essa é uma super dica. Dispomos de muitos guias completos sobre: idiomas, como fazer currículos, como planejar a carreira e muito mais.

Rede de Contatos

Sabe aqueles amigos de escola, que você acabou perdendo contato mas gosta muito dele? Que tal convidá-lo para um café. Dizem que amigo é melhor do que dinheiro, e é verdade. Você pode expandir suas oportunidades com ajuda de seus amigos. Gente que conhece gente, que conhece gente e dessa forma quem sabe em um dia comum você dá de cara com a oportunidade?

Método

Depois de estudar sobre o que você quer se tornar profissionalmente, não esqueça de criar o seu método único de trabalho. Isso fará com que você se transforme em um profissional indispensável e insubstituível. Tenha os seus segredos profissionais.

Não sabe como criar um método de trabalho? Te daremos uma dica, pesquise as biografias de pessoas que alcançaram o posto que você deseja alcançar, veja como eles fizeram em suas práticas trabalhistas. Não imite, as adeque ao seus modo de trabalho.

Comportamento Humanitário

Saber lidar com as pessoas sempre será um diferencial na sua carreira profissional. Todas as pessoas são capazes de oferecer oportunidades e elevar uns aos outros. Ser conhecido como uma pessoa educada, prestativa e responsável significa muito no mercado de trabalho. Nunca permita que as correrias do cotidiano atrapalhem a sua interação humana. Afinal de contas, nosso trabalho, não importa sobre o que se trata é basicamente sobre humanos, para humanos ou indiretamente com envolvimento humano.

Antes de criar um objetivo profissional a ser alcançado repense em sua atitude como ser humano e para com outros humanos. Pense mesmo que dinheiro é importante e todos merecemos ter uma vida confortável, mas satisfação pessoal alcançada por aquilo que se produz tem um valor imprecificável. Por vezes, o seu sucesso pode estar naquela pequena atitude de uma pessoa que responde ao seu sorriso e simpatia diariamente. Não subestime o valor de ninguém, nem o seu.

Como avançar na carreira profissional?

O maior erro do profissional é achar que vai gastar muito com treinamento e que vai perder tempo. Mas, na realidade não se trata de gasto e sim, de investimento. Quando um profissional se permite a atualizar seus conhecimentos dispões a sua mente para ser treinada. Juntar-se com outras pessoas com o mesmo propósito é o mesmo que reunir  várias mentalidades com grande capacidade criativa, produzindo e criando resultados que vão de encontro ao seu objetivo profissional.

Entenda a importância de investir em treinamento

É muito comum vermos empresários investindo em robotização, pensando que desta forma trazem economia para seus negócios. Sim, a tecnologia é de imensa importância para o complemento de tarefas e resultados de alta performance. Mas, nada se compara a capacidade do intelecto humano. Por esse motivo, é importante estar por dentro das novidades tecnológicas, porém se faz de extrema importância a educação técnica e outros aperfeiçoamentos pessoais.

Quando se investe em treinamento, você está se preparando para atuar de forma personalizada, tanto nas tomada de decisões quanto na criação e expansão de seu setor.

+ Conheça o “Curso Emprego pela Internet” e aumente em 70% suas chances de ser contratado. Neste curso, você vai aprender como usar a internet para conquistar um emprego.

Aprenda a treinar o pensamento holístico

Todas as pessoas possuem características pessoais, que se utilizada de maneira certa pode render resultados eficientes e diminuir o tempo e desgaste nos afazeres. Essas características pessoais também são conhecidas como dom, talento, habilidade pessoal, e frequentemente quem as possui não sente fadiga em exerce-las, pelo contrário, sente prazer em fazê-las.

Se você prestar atenção nas habilidades de seus parceiros de trabalho e aprender a usar as habilidades deles para auxílio mutuo, com certeza a sua vida profissional será mais valorizada e também facilitará a atuação de seus parceiros. Cada um atuando com inteligência em suas respectivas área, e em conjunto, ainda contando com o auxílio das tecnologias os resultados e retornos serão amplificados não só financeiramente mas, também como marketing, produtividade, engajamento, atendimento e etc. Estamos falando da famosa rede de contatos.

Discipline os seus pensamentos

O passo consecutivo do pensamento é a ação, uma pessoa que coloca em mente um objetivo profissional, claro automaticamente, organiza seus pensamentos em prol desse objetivo. E por consequência, age de maneira a realizar seus pensamentos.

A organização dos pensamentos se dá primeiramente pela ciência de um objetivo claro e a vontade de alcança-lo.  O gestor de si mesmo entende que investir em capital intelectual é retorno garantido. Faça uma lista de 3 ações que darão poder as suas ações e siga em frente. O desenvolvimento dessas ações resultará em uma mente treinada e diferenciada sobre tomadas de decisões profissionais.

A primeira coisa a ser levada em consideração é: O que você quer que cresça agora em sua carreira?

A partir deste questionamento é que pode ser possível planejar com estratégia a maneira de treinar a mente para ser proativa, inteligente e satisfatória aos seus anseios profissionais.

Se você se interessa por assuntos que diz respeito a treinamento e objetivos profissionais, deixe em nossos comentários o que gostaria de saber.

Até breve!

Deixe um comentário

© 2012-2018 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo