Você está aqui:Home » Dicas » Professores » O que é e como criar um Projeto Político Pedagógico?

O que é e como criar um Projeto Político Pedagógico?

Olá, leitor!

Quando apresentamos o tema do Plano Nacional de Educação ficou claro que alcançar as 20 metas que impactam no acesso à educação, na formação dos professores e na estrutura das escolas envolve agentes do governo, da sociedade e da gestão escolar.

Um dos instrumentos para colocar as metas do PNE em prática na comunidade escolar é o chamado Projeto Político Pedagógico ou PPP. Porém, muitos gestores escolares têm muitas dúvidas sobre o assunto e muitas escolas o utilizam apenas de forma burocrática como um documento obrigatório da instituição de ensino.

Mas, o Projeto Político Pedagógico vai muito além de ser um documento, é uma ferramenta de planejamento e acompanhamento das atividades e alcança a dimensão pedagógica, comunitária e administrativa da instituição de ensino.

Para esclarecer o tema preparamos esse artigo para você entender o que é e como criar um Projeto Político Pedagógico. Confira!

O que é o Projeto Político Pedagógico?

projeto-politico-pedagogico

Vamos entender o significo a partir da compreensão das palavras:

  • PROJETO – vem do latim projicere que significa lançar para frente;
  • POLÍTICA – vem do grego politiké que significa a arte de governar; conjunto dos princípios e dos objetivos que servem de guia a tomadas de decisão e que fornecem a base do planejamento de atividades em determinado domínio;
  • PEDAGÓGICO – relativo à pedagogia que é a teoria da arte, filosofia ou ciência da educação.

Ao juntar as 3 dimensões, o PPP ganha forma, visto que toda escola tem objetivos que deseja alcançar e metas a cumprir. O Projeto Político Pedagógico de uma escola reúne propostas de ações a serem executadas durante determinado período de tempo na formação de indivíduos que formam e participam de uma sociedade.

Define e administra quais serão as atividades educativas para colocar em prática o processo de ensino e aprendizagem.

Um bom Projeto Político Pedagógico dá segurança à escola, evita improviso e perda de dinheiro e recursos. Escolhem-se as melhores estratégias, o que facilita o trabalho de todos da unidade, pois o mesmo está fundamentado no Projeto que norteia toda Escola, indica a direção a seguir não apenas para gestores e professores, mas também funcionários, alunos e famílias.

Segundo especialistas, a sua elaboração precisa contemplar os seguintes tópicos para que esse documento se torne de fato uma ferramenta de administração eficiente, confira a estrutura do PPP:

  • Missão
  • Clientela
  • Dados sobre a aprendizagem
  • Relação com as famílias
  • Recursos
  • Diretrizes pedagógicas
  • Plano de ação

Quem são os responsáveis para criar o Projeto Político Pedagógico?

O papel principal é designado ao diretor, porém o processo de elaboração deve ser colaborativo e envolver toda a comunidade escolar.

Há instituições de ensino que elaboram o PPP por meio do Conselho Escolar — já que ele possui representantes dos diversos segmentos da comunidade escolar.

Como criar um Projeto Político Pedagógico?

O PPP não deve ser encarado apenas como um documento, como uma mera formalidade a ser cumprida por exigência legal – no caso, pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), de 1996, mas sim um processo de gestão educacional que é documentado e utilizado como ferramenta pela instituição de ensino.

Visto assim, é mais fácil compreender sua função, sua finalidade e também como elaborar um PPP dinâmico e eficiente. Para isso sugerimos que você pense a elaboração do documento na sua escola através de 4 etapas baseadas no ciclo PDCA (Plan, Do, Check e Act).

O Ciclo PDCA é uma ferramenta da administração que tem o objetivo de melhoria de processos. O ciclo PDCA tem início na etapa de planejamento (do inglês Plan), nessa etapa se faz o levantamento e análise de informações.

A segunda etapa ocorre a execução (do inglês Do) ou desenvolvimento das ações planejadas. Ao executar as atividades surge a necessidade de checagem (do inglês Check) para verificação se o que feito está sendo eficiente e alcançando os objetivos planejados na primeira etapa.

E na quarta etapa, após a análise, surge a necessidade de tomar decisões e ações (do inglês Act) para corrigir falhas e melhorar o processo.

Como elaborar o Projeto Político Pedagógico utilizando o Ciclo PDCA

Etapa 1 – Planejamento do PPP

Diagnóstico e levantamento de dados

Na elaboração do PPP devem ser levantadas todas as informações, números e estatísticas relativas àquela escola. A equipe responsável pelo projeto pode começar, por exemplo, contabilizando as informações das fichas dos alunos ou pesquisando estatísticas oficiais.

Levantamento de dados sobre aprendizagem com informações quantitativas sobre matrículas, aprovação, reprovação, evasão, distorção idade/série, transferências e resultados de avaliações.

Levantamento de dados sobre as famílias e a clientela da escola através de conversas, entrevistas e reuniões envolvendo coordenadores pedagógicos, professores e pais.

Pesquisa detalhada e levantamento dos recursos disponíveis e necessários, como estrutura física da escola (prédios, salas, equipamentos, mobiliários e espaços livres), dos recursos humanos (composição da equipe, qualificação e horas de trabalho) e financeiros (Programa Dinheiro Direto na Escola, via Secretaria de Educação etc.) e dos materiais pedagógicos.

Através desses dados, se terá o diagnóstico das condições da escola para desenvolver os projetos, a formação da equipe, necessidade de cursos e capacitação, necessidade de atualização, reformas e compra de materiais diversos.

Descrição e elaboração da Missão

Conjunto dos valores nos quais a comunidade escolar acredita e do que se espera em relação à aprendizagem dos alunos, que definem a identidade da escola.

Através de pesquisas e debates com a comunidade escolar deve-se procurar responder questões como:

  • Que tipo de sociedade nossa escola quer?
  • Que cidadão nossa escola deseja formar?
  • O que entendemos por educação?
  • Que escola pretendemos construir?
  • Que tipo de relação nossa escola quer manter com a comunidade local?
  • Que tipo de profissional temos e qual queremos? De que profissionais precisamos?

A partir disso, a gestão escolar terá características únicas que definem a instituição escolar e bem clara qual é a sua missão nesse contexto.

Descrição da Clientela

Através do levantamento de dados descreve-se um breve histórico da comunidade e da fundação da escola e um levantamento detalhado sobre as condições social, econômica e cultural das famílias. Podem ser preparados questionários específicos ou feitas entrevistas com os pais e ainda no ato da matrícula com o preenchimento de fichas.

Descrição e estabelecimento das Diretrizes Pedagógicas

Baseado nos dados de aprendizagem da escola, nos referenciais curriculares de Secretarias estaduais e municipais; nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs); nos indicadores de qualidade e no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) são descritos os conteúdos e os objetivos de ensino, as metas de aprendizagem e a forma de avaliação, por série ou ciclo e por disciplina.

Elaboração do Plano de Ação

Depois de descrever e ter bem claro a missão da escola, fazer o diagnóstico sobre a clientela, levantar dados sobre recursos e definir as diretrizes pedagógicas é o momento de debater com os profissionais de cada área as melhores ações para se atingir os objetivos desejados.

Nessa fase de elaboração do PPP, deve-se definir currículos das disciplinas e sugerir metas concretas, com prazos para execução, com indicadores que demonstrem sua evolução. É a partir desses indicadores que deve ser feito o acompanhamento periódico posteriormente na etapa de verificação do plano.

Ao final desta etapa a instituição terá uma lista completa com todas as ações e os projetos institucionais da escola para o ano letivo com as prioridades da escola e as pessoas que irão realizá-las.

Sugere-se aplicar a ferramenta da administração 5W2H na elaboração e organização do plano de ação:

  • O que (What) deve ser feito?
  • Por que (Why) deve ser implementado?
  • Quem (Who) é o responsável pela ação?
  • Onde (Where) deve ser executado?
  • Quando (When) deve ser implementado?
  • Como (How) deve ser conduzido?
  • Quanto (How much) vai custar a implementação?

Etapa 2 – Execução do PPP

Após elaborar o documento que descreve o Projeto Político Pedagógico recomenda-se disponibilizar para toda a comunidade escolar para que todos tomem conhecimento do conteúdo do documento. Uma cópia pode ficar na secretaria da escola, tanto para consulta como para atualizações ao longo do ano, e uma cópia pode ser entregue à Secretaria de Educação.

Nesta etapa serão conduzidas todas as atividades previstas no PPP para o ano letivo, considerando os prazos para execução das metas que foram propostas, são providenciados os recursos, compra de materiais, cursos de formação e capacitação da equipe pedagógica, execução das atividades pedagógicas, execução de reuniões e conselhos etc. Enfim, coloca-se em prática as ações do PPP!

Etapa 3 – Verificação do PPP

Para se ter um Projeto Político Pedagógico realmente vivo é necessário que a gestão da instituição esteja atenta a realização de suas ações, as quais foram propostas através das necessidades encontradas, e por isso não pode ficar esquecido dentro de gavetas.

E com a execução necessita-se da avaliação dos resultados alcançados, registros correto das atividades para quando necessário reajustar tais ações, elevando assim o índice de qualidade do processo ensino-aprendizagem da escola.

Etapa 4 – Ações de melhoria do PPP

A partir dos resultados levantados na verificação das metas para alcançar os objetivos propostos no PPP se analisa os resultados e toma-se decisões para melhoria das ações.

Nesta etapa considera-se quais foram os desafios superados, as dificuldades, os erros de planejamento, as falhas de execução e propõem-se ações para corrigir. E a partir da analise do que deu certo consolida-se em métodos e procedimentos, adotando-se para os próximos anos letivos aquela forma de trabalho, assim fortalece-se a identidade da escola e as lições aprendidas não ficam perdidas.

Esse artigo esclareceu suas dúvidas sobre o Projeto Político Pedagógico e como criá-lo? Comente aqui a sua opinião e compartilhe o texto com seus amigos!

Até breve!

Deixe um comentário

© 2012-2018 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo