Você está aqui:Home » Dicas » Professores » O que é dislexia infantil?

O que é dislexia infantil?

Olá, leitores!

A dislexia é uma só, ela atinge qualquer pessoa e não só crianças, mas esse é um problema que ainda não existe cura e que é descoberto na infância, por isso muitos confundem e pensam que existe apenas dislexia infantil. A verdade é que com o tempo e tratamento adequado o jovem e adulto que sofre com a dislexia vai conseguir viver normalmente e terá seus problemas minimizados.

E o que é dislexia? A dislexia é um distúrbio de aprendizagem, ele é descoberto geralmente quando a criança entra para a escola. As pessoas com dislexia apresentam problemas na área da leitura, escrita e soletração, é facilmente detectado em crianças na fase de alfabetização, mesmo assim muitos já dão alguns sinais antes da idade escolar.

Na escola os sintomas mais presentes e que chamam atenção dos professores e pais é a dificuldade de decodificar as letras do alfabeto, a criança com dislexia não consegue associar as letras ao som delas e muitas vezes confundem direita com esquerda, ou seja, o sentido espacial é invertido, você vai reparar que no lugar de escrever pato, eles escrevem “topa”, que no lugar no W usam o M e confundem muito o b com o p.

Se você é professor e tem notado que algum aluno está apresentando essas dificuldades, não deixe de conversar com os pais, a dislexia não tem cura, mas tem tratamento e muita coisa pode ser feita para ajudá-los na alfabetização. No geral as crianças com dislexia crescem e se tornam adultos normais, eles apenas aprendem a lidar com o problema e contornar a dislexia.  

A dislexia na primeira infância

letras-embaralhadas

 

O problema é fácil de ser detectado quando a criança começa a aprender o alfabeto e entra para a escola. Mas é possível descobrir ainda antes, os próprios pais podem observar as atitudes dos filhos e perceber se existe algo de diferente no aprendizado deles. Estudos já mostraram que o sintoma mais conclusivo para identificar ou deixar os pais atentos quanto a dislexia é o atraso na fala e a dificuldade de perceber a fonética. Esse é o sintoma mais comum em todas as crianças que apresentam dislexia.

Separamos aqui alguns sintomas que podem ser observados ainda na primeira infância, muitas vezes as crianças até 5 anos já vão para a escola, mas nessa fase elas não aprendem o alfabeto ainda e por isso fica mais difícil de identificar. Mas existem outras formas que você como pai ou professor pode ficar atento.

Os pais devem estar atentos ao desenvolvimento da criança ainda quando bebê, muitas crianças com dislexia atrasam na fase de sentar, engatinhar e andar. É claro que tudo deve ser observado e, se seu filho apresentou atraso, não quer dizer que ele é disléxico, esse é apenas um dos sintomas, confira outros:

  • Atraso ou deficiência na fala, desde o balbucio;
  • Muitas vezes a criança tem dificuldade de entender o que está ouvindo;
  • Eles apresentam distúrbios do sono e enurese noturna;
  • São crianças mais suscetíveis a infecções e alergias;
  • Chora muito, são inquietas e/ou agitadas;
  • Apresentam bastante dificuldade de adaptação nos primeiros anos escolares.

Esses são os principais sintomas de uma criança com dislexia, tudo isso pode ser observado ainda na primeira infância, por isso se você percebeu algum desses problemas procure um médico. O médico irá diagnosticar o problema por meio de testes e vocês já poderão começar o tratamento. Como foi dito a dislexia não tem cura, mas a criança consegue lidar muito bem com ela e viver normal como todas as outras.

Fique atento ao comportamento dos seus filhos e dos alunos, muitas vezes a criança não aprende uma coisa não é por falta de atenção, as vezes o problema é outro e você precisa estar atento aos detalhes. Não deixe de compartilhar esse artigo com outras pessoas, principalmente com professores, a fase da criança na escola é a mais fácil de identificar o problema.

Deixe também seu comentário caso tenha alguma dúvida, e claro, se houver alguma sugestão de outros temas deixe também, a sua interação é muito importante para nós. E lembre-se a dislexia tem tratamento.

Até logo!

comentários (2)

  • Conceição Maria

    Tenho uma aluna de 5 anos ela não demostra nenhum enterece na atividade,ela sempre diz eu não quero fazer e fica sempre muito quieta.As vezer quer ficar sempre do meu lado e sempre fazendo perguntas que como: Por que você esta aqui nesta sala,e sempre passando a mão na minha calça que é leg com alto relevo.Estou com esta turma a duas semana.

    Responder
  • Conceição Maria

    Tenho uma aluna de 5 anos ela não demostra nenhum enterece na atividade,ela sempre diz eu não quero fazer e fica sempre muito quieta.As vezer quer ficar sempre do meu lado e sempre fazendo perguntas que como: Por que você esta aqui nesta sala,e sempre oassando a mão na ninha calça que é leg com alto relevo.Estou com esta turma a duas semana.

    Responder

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo