Você está aqui:Home » Dicas » Pais e Filhos » O que é déficit de atenção?

O que é déficit de atenção?

Olá, leitores!

É um transtorno neurobiológico que aparece ainda na infância, tem causas genéticas e, geralmente, acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Como o nome já diz, o indivíduo apresenta sintomas de desatenção, muitas vezes ele fica impulsivo e inquieto. É chamado também de TDAHTranstorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade. Vamos tratar um pouco sobre esse assunto, falar como você pode descobrir o problema na criança, quais os sintomas e sobre o tratamento.

Para começar você precisa saber que uma pessoa com déficit de atenção tem uma enorme dificuldade para conseguir se concentrar, por isso pedir para que ela se aplique é quase impossível. Nesses casos é necessário ter muita paciência com o indivíduo e saber lidar com essas situações.

Porque acontece?

O Déficit de Atenção é uma condição física de causa genética, se caracteriza pelo mau funcionamento de algumas partes do cérebro como o corpo caloso, os lobos frontais, o cerebelo, os gânglios da base, o sistema dopaminérgico e o sistema Noradrenérgico. Mas não é apenas por deficiências nessas áreas, também pode ocorrer por falta de atividade elétrica ou uma menor atividade. Também tem relação com a menor circulação sanguínea e a má gestão da glicose.

Por causa desses problemas, a pessoa tem uma comunicação ruim entre os neurônios e outras partes do cérebro. O déficit de atenção é o transtorno mais comum, ele ocorre em cerca de 5% das crianças e, em mais da metade dos casos, o transtorno acompanha até a vida adulta, mas é claro que os sintomas diminuem com o acompanhamento médico.

Uma coisa que você precisa saber é que, quanto mais a pessoa com déficit de atenção tenta se concentrar, mais dificuldade ela tem no entendimento. Estudos já comprovaram que a atividade no córtex pré-frontal, se desliga no lugar de ligar. Por isso se você conhece alguém com déficit de atenção, o indicado é não exigir que a pessoa tente se concentrar, principalmente as crianças. Esse é um problema que deve ser tratado com os médicos e ter acompanhamento, a criança não vai conseguir sozinha.

Os sintomas do Déficit de Atenção

professora-e-alunas

No geral existem três sintomas que aparecem mais e são eles os responsáveis pelo primeiro diagnóstico: o primeiro sintoma é a distração ou desatenção, o segundo é o déficit de atenção e o terceiro é a impulsividade. Ele acontece pela desordem mental do indivíduo e é muito comum diagnosticar em crianças, principalmente na fase escolar.

A boa notícia é que cerca de 40% das crianças que apresentam o problema na infância deixam de ter os sintomas na adolescência. Isso mostra que o cérebro encontra uma forma de se organizar e desenvolver, mas é claro que desses 40%, ainda existem 60% de crianças que vão crescer e continuar com os sintomas durante a vida adulta. Mesmo assim, os adultos já convivem com o problema a tanto tempo, que conseguiram encontrar meios para administrar o déficit de atenção.

Assim que você reparar que seu filho ou aluno tem dificuldade em se concentrar e por isso começa a ter problema na escola, a dica é procurar um médico para fazer alguns exames e diagnosticar o problema. É necessário fazer o diagnóstico, pois dessa forma você vai saber como lidar melhor com seu filho ou aluno.

O tratamento geralmente é feito com o psicólogo, eles não fazem atividades para forçar a criança ou adolescente a se concentrar, mas tem atividades especiais para eles que ajudam a contornar o problema e aprender a lidar com ele da melhor forma possível. Vamos deixar agora uma lista com alguns sintomas que podem aparecer e você precisa ficar atento:

  • Incapacidade de prestar atenção a detalhes;
  • Dificuldade em ouvir;
  • Dificuldade de terminar coisas;
  • Distração;
  • Dificuldade em expressar os sentimentos;
  • Apatia ou falta de motivação;
  • Dificuldade de permanecer sentado;
  • Dificuldade em esperar sua vez.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo