Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » O que comer e beber às vésperas do Enem

O que comer e beber às vésperas do Enem

Olá leitores do Canal do Ensino!

Como garantir que a sua alimentação não prejudique você na hora de realizar as provas do Enem 2012, que acontecem nos dias 3 e 4 de novembro. Para resolver isso, a Universia Brasil conversou com especialistas para entender os pontos fundamentais de alimentação capaz de ajudar na revisão dos estudos e, mais que isso, nos dias das provas.

De acordo com a nutricionista Liliam Teixeira, o principal objetivo com uma boa alimentação é aumentar a concentração do estudante. Artifícios como balinhas e chocolates podem até ser uma opção na hora do exame, porém, como o carboidrato é de alta absorção, acaba sendo consumido rapidamente. “O ideal é investir em uma alimentação balanceada para que a energia dure”, comentou.



Confira abaixo todas as dicas de alimentação antes das provas do Enem 2012:

1. Café da manhã
Essa refeição é fundamental. Frutas e cereais integrais fornecem energia de absorção lenta, que não deixará você com sono momentos depois. “Também é bom apostar em iogurte com frutas, castanhas ou mesmo um omelete com tomate, queijo e suco”, comentou a nutricionista.

2. Regularidade durante o dia
A nutricionista afirma que passar mais de 3 horas sem comer é um “veneno” para o corpo. “É preciso manter as concentrações de glicose plasmática constantes. Nosso cérebro funciona a base deste nutriente. Frutas, iogurte e torrada integral são boas opções para aguentar até a hora do almoço”, sugeriu. Mas atenção: é bom não abusar nas quantidades. Quantidades muito grandes ou alimentos de difícil digestão podem deixar o estudante sonolento.

3. Água
Não se esqueça da água. A água é fundamental para que todas as reações químicas ocorram da maneira correta. “Além disso, também reduz a fadiga e ajuda o cérebro a trabalhar. Leve uma garrafinha com você para a prova”, aconselhou a nutricionista.

4. Cafeína limitada
Embora a cafeína seja estimulante, a nutricionista ressalta que o excesso dela pode surtir o efeito contrário deixando o candidato ansioso. “Cafeína em excesso pode deixar o estudante agitado, irrequieto e nervoso. Também vai atrapalhar o sono dele”, ressaltou.

E no dia da prova do Enem? O que comer? A regra é simples: esqueça as novidades, não invente moda. Esse não será o momento para você comer em locais diferentes do habitual ou até comprar a última novidade da indústria alimentícia. Atenha-se ao que já está acostumado e ao que funciona para você. Não vá correr o risco de passar mal bem no dia da prova.

Além de uma alimentação balanceada, a nutricionista também recomenda a prática de atividades físicas às vésperas do Enem. Embora pareça um gasto de tempo desnecessário, praticar exercícios de forma moderada ajuda na hora de reduzir o estresse. “Você dorme melhor e leva mais sangue e nutrientes a todos os lugares, inclusive o cérebro.”

Até logo!

Fonte: Universia Brasil

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo