Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » O que as vivências tecnológicas proporcionam aos estudantes

O que as vivências tecnológicas proporcionam aos estudantes

Olá, leitores!

A evolução tecnológica começou há algum tempo e vem mudando e transformando tudo o que conhecíamos antes. A forma de se comunicar mudou, de trabalhar, brincar e até estudar, vivências tecnológicas estão trazendo experiências novas, experiências nunca vividas antes, isso é muito bom. O pequeno problema é que muitas vezes não sabemos lidar ao certo com isso, como praticar as vivências tecnológicas? Como ela pode ajudar na nossa vida cotidiana?

O que é vivências tecnológicas?

Antes de começar vamos entender o que seriam essas vivências tecnológicas, esse é um assunto que pode gerar muitas dúvidas. Mas na verdade é mais simples do que imagina, a vivência tecnológica é exatamente o que diz, é a o aprendizado, a experiência, o conhecimento e a prática relacionados com a tecnologia. Isso quer dizer que o fato de usar o computador no seu dia a dia, seja para fazer um trabalho ou entrar na internet é uma forma de vivência tecnológica.

Nós estamos vivendo a tecnologia há muito tempo e o tempo todo, os celulares estão cada vez mais tecnológicos, é possível ficar por dentro de todos os acontecimentos com um aparelho que cabe na palma da mão. A televisão, vídeo game, geladeira, telefone, tablet, entre muitas outras tecnologias, proporcionam essas vivências. Deu para entender o que é a vivência tecnológica?

As vantagens das vivências tecnológicas

meninas-usando-o-computador

Agora que sabe o que pode proporcionar essas vivências é importante saber praticar, elas podem proporcionar aos estudantes, por exemplo, experimentos únicos que vão transformar a forma de pensar e agir dos alunos. Para praticar essas vivências não será complicado, até porque a tecnologia já faz parte das nossas vidas, você só precisa pensar em como aplicá-la na escola e em outras situações da sua vida.

A forma de obter conhecimento está diferente, você pode aprender muito mais e até em menos tempo, pois não será necessário fazer grandes pesquisas. Com apenas algumas palavras você pode encontrar na internet tudo o que precisa saber sobre um determinado assunto. Essa é uma das oportunidades que a vivência tecnológica pode proporcionar aos alunos.

Isso também pode ajudar na escola, a tecnologia proporciona ao professor novas formas de dar aula e até de chamar a atenção dos alunos para determinados assuntos. A televisão, os filmes, documentários, e até apresentação de slide são tecnologias que podem proporcionar experiências interessantes, o aprendizado será diferente.

Mas não para por aí, as crianças de hoje estão convivendo com a tecnologia desde o nascimento, elas tem vivências tecnológicas com os brinquedos, depois na escola, faculdade e também no trabalho. Você sabia que essa experiência também pode ajudar no mercado de trabalho? É claro que você deve saber aproveitar o que aprende com a tecnologia.

O mercado de trabalho está cada vez mais exigente, é importante saber usar a tecnologia a seu favor, saber usar programas de computador é interessante e vai te ajudar em qualquer tipo de profissão. Além disso, você pode aprender muito com a tecnologia, você pode fazer cursos pela internet, estudar novos idiomas e tudo isso vai ajudar no mercado de trabalho. Sem contar que é possível também conseguir emprego usando os meios tecnológicos.

Fique atento e aproveite tudo o que a tecnologia tem a oferecer, sua vivência com ela pode proporcionar experiências únicas, é só saber usar. Mas tome muito cuidado, não dê toda a sua atenção para a tecnologia e esqueça de conviver com as pessoas, a convivência e a troca de experiências também é necessário e extremamente importante.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo