Você está aqui:Home » Dicas » Idiomas » O guia completo para você aprender japonês pela internet

O guia completo para você aprender japonês pela internet

Olá,

Aprender japonês é como aprender qualquer outra língua, você vai precisar se dedicar bastante e se esforçar. É claro que existem alguns agravantes, a escrita em japonês é algo que não temos ideia de como funciona, bem diferente do inglês e espanhol, por exemplo. Mas se você deseja aprender japonês veja nosso guia completo.

Aqui você vai descobrir o que precisa para aprender esse idioma, ele é bem diferente e por isso algumas estratégias também devem ser diferentes. 

O primeiro passo para começar a aprender japonês é tomar a decisão, vale lembrar que essa não é uma língua qualquer, ela possui suas dificuldades. Por isso será muito fácil desistir. Você precisa saber que vai ter dificuldade até começar a entender algumas coisas, até porque é uma linguagem que não temos contato nenhum. Seja persistente!

Separamos algumas dicas importantes e que vão ajudar bastante, veja!

Sem tempo de ler? Ouça o artigo, basta clicar no player abaixo!

(Este site deixou de exibir o conteúdo. Atualizado em 09/12/2019)

Dicas para aprender japonês e dominar a língua

aprender-japones

Nosso guia para aprender inglês vai contar com dicas, mostrar lugares que você pode aprender japonês e cursos interessantes.

Escute músicas em japonês

Por mais que você não entenda nada do que está sendo cantado, você precisa começar a introduzir o idioma em sua vida. Escolha alguns cantores, músicas de que você gosta e comece a escutar, depois veja a tradução e comece a identificar algumas palavras. Você vai demorar um pouco para entender uma frase, mas após algumas repetições, heverão palavras que você já vai escutar e saber o que significa.

Leia mangás em japonês

Essa pode ser uma tarefa um pouco complicada, mas escolha um mangá e leia ele diversas vezes. Nossa dica é que você aprenda a ler o hiragana e o katakana antes de começar o mangá, vai ajudar muito. A grande maioria dos mangás traz o auxílio da leitura das palavras em kanji (furigana). O ponto positivo da leitura no mangá é que a linguagem utilizada neles é semelhante ao japonês falado no cotidiano.

Troque seu navegador

Comece a usar o Rikaichan (plugin para Firefox) ou o Rikaikun (plugin para Google Chrome). Assim vai poder ler facilmente páginas em japonês. Além disso, o contato com a língua vai aumentar ainda mais e isso é importante para aprender japonês. O inglês é mais fácil compreender porque vemos diversas palavras em inglês no nosso cotidiano e você precisa fazer isso com o japonês também.

Assine canais japoneses no Youtube

Escolha canais que lhe interessa, se você tem costume de ver canais que falam sobre jogos de vídeo game brasileiros, comece a ver também os japoneses. Se vê de maquiagem, veja os canais japoneses. Vale também assinar os canais que ensinam japonês, mas é importante tomar muito cuidado nessa hora, pois muita gente pode ensinar errado.

Leia algumas notícias em japonês

O vocabulário dos jornais vão ser bem diferente dos mangás, mas você também precisa ter esse contato. Leia o News Web Easy, um site da NHK com notícias simplificadas e com furigana.

Faça amigos japoneses

Esse é um passo importante para aprender japonês, esse idioma não é simples e você precisa realmente mergulhar de cabeça para aprender. Nesse caso fazer amigos e conversar com eles é um ponto importante. É possível fazer amizade em websites como o Lang-8 e o SharedTalk.

Troque o idioma de tudo para o japonês

Seu celular precisa estar em japonês, seu computador, TV ou qualquer outro eletrônico. Vale lembrar que seu e-mail, Facebook e outras redes sociais também podem estar em japonês.

Comece a usar o Anki

Esse é um aplicativo de memorização, o melhor aplicativo já criado para auxiliar no aprendizado de japonês. Comece a usar e praticar, desenvolva seu baralho e faça revisões todos os dias. Isso mesmo, você precisa praticar todos os dias.

Com essas 8 dicas você já está começando a aprender japonês, mas precisa seguir todas elas a risca. Sua inserção no idioma deve ser grande, o contato deve ser diário e quanto antes começar melhor. Se decidiu aprender japonês hoje, já coloque seu celular no idioma, você terá um pouco de dificuldade, mas já conhece bem o celular e sabe onde está tudo, isso vai ajudar muito.

É bom lembrar que sempre que tiver dúvida você pode recorrer ao tradutor, por isso não fique com medo em trocar tudo para o japonês. É assim que vai começar a aprender.

Aprender japonês de graça

É claro que todos querem algo gratuito, vamos mostrar aqui alguns sites que podem te ajudar. Mas todas as dicas que demos anteriormente precisam ser aplicadas, pois elas vão ajudar muito na hora de começar a estudar pra valer. Separamos 5 sites bem interessantes, confira:

  • LINGQ.com – Um dos melhores sites para aprender Japonês, ele tem uma biblioteca com centenas de textos, todos com áudio em mp3, um sistema de aprendizado de vocabulário, entre outras coisas.
  • LINGUAJAPONESA.COM.BR – É um grande blog na linguagem japonesa, ele é ótimo para aprender o idioma japonês no Brasil.
  • TAE KIM’S JAPANESE GUIDE – Esse é bem legal, é um guia de gramática japonesa, ele é completamente gratuito e parte dele foi traduzido para o português.  
  • Livemocha.com – É uma espécie de Orkut das línguas, o site é uma comunidade para aprendizes de idiomas, além de trazer cursos online.
  • Reviewing the Kanji– Este é um site do livro Remembering the Kanji. O livro propõe um método alternativo para o aprendizado dos ideogramas japoneses, no qual é possível aprender a escrita e o significado dos ideogramas de modo muito mais rápido.

Existem outros sites que ensinam o idioma de forma gratuita, esses são só alguns. Mas antes de começar a estudar por qualquer site é importante saber se ele é realmente confiável.

Converse com pessoas que já aprenderam o idioma ou estão aprendendo para trocar experiências e saber quais sites você pode realmente usar. Além dos sites, existem também os aplicativos que ajudam muito. Com eles você pode praticar em qualquer momento, pois terá tudo em suas mãos. Veja alguns aplicativos interessantes para aprender inglês e comece a praticar.

As aulas também são importantes

Você pode fazer tudo o que mostramos aqui, mas é importante também fazer aulas. Com esse guia você vai aprender japonês com facilidade, você terá um grande conteúdo para estudar. Seus amigos japoneses também podem te ajudar. Mas nem sempre isso será suficiente.

Nosso guia ficaria incompleto se não fosse citado as aulas com professores. Por isso contrate um professor para te ajudar, pelo menos algumas vezes, você pode estudar sozinho, anotar as dúvidas e fazer uma aula com um professor para tirar todas as dúvidas.

Nem sempre é necessário entrar em um cursinho para aprender japonês, mas fazer algumas aulas é interessante. Por isso não deixe essa etapa de lado também. Para finalizar nossa última dica é, vivenciar por completo o japonês, então se puder marque sua viagem e vá visitar o Japão.

Conheça os costumes, converse com as pessoas, se insira nessa cultura, esse será um dos maiores aprendizados para você e pode ter certeza que assim você vai ficar com o japonês na ponta da língua.

Gostou das dicas? Compartilhe, temos certeza que você tem amigos que gostariam de aprender o idioma.

Bons estudos!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo