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O desafio de ensinar Língua Portuguesa a alunos com deficência auditiva

Olá amigos!!!!

Quando o professor tem um aluno com deficiência auditiva em sala de aula ele deve promover em primeiro lugar a socialização desse aluno ajudando o mesmo a interagir com os demais e auxiliar em seu aprendizado para que o aluno consiga se desenvolver como os outros colegas, o grande desafio é ensinar a língua portuguesa para um aluno que ignora a oralidade. O professor deve apresentar atividades diferenciadas para que o aluno com deficiência auditiva se desenvolva como os alunos ouvintes e consiga fazer todas atividades propostas, o trabalho do professor deve ser em conjunto com o Atendimento Educacional Especializado (AEE).

Na educação infantil o professor pode utilizar vários recursos visuais como fazer cartazes escrevendo com cores diferentes para que o aluno consiga distinguir palavras e frases escritas em português e libras, outro recurso a ser utilizado são as letras móveis, utilizar DVDs com brincadeiras e suas regras interpretadas em libras unidas as imagens, DVDs com histórias contadas em libras por outras crianças isso faz com que a criança vá se familiarizando com a língua portuguesa, a utilização das imagens é muito importante para que ela faça a associação das palavras com as coisas.

Sugerir que a criança sente na frente e sempre olhe para professora para perceber seus gestos e expressões assim ela vai adquirindo habilidades de fazer leitura orofacial o que vai auxiliar em sua interação com os colegas de sala e em seu aprendizado futuro.

A partir do fundamental I, as atividades devem continuar sendo aplicadas com o uso dos recursos visuais, atividades de leitura com interpretação de texto, as palavras devem estar sempre relacionadas com o significado em libras, a utilização de crachá com nome do aluno e como se fala em libras auxiliará a interação das crianças.

No ensino fundamental II o aluno já consegue escrever textos com coêrencia, nessa etapa o trabalho com o aluno deve ser feito para que os alunos consigam reconhecer os diferentes gêneros textuais, atividades de leitura em libras feitas pelo professor ou interprete, criar situações onde o aluno deva organizar os conteúdos, ler os textos 2 ou 3 vezes durante as aulas diminuindo assim os erros de concordância e de sinais de pontuação comum entre os alunos com deficiência auditiva, aumentar o tempo para que o mesmo faça todas as atividades propostas.

Para vencer esse desafio o professor deve se capacitar e trabalhar sempre em parceria com o responsável do AEE, trabalhando em conjunto e com determinação seus alunos com deficiência auditiva terão os mesmos resultados que os alunos ouvintes.

Ate!!

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